Autor Tópico: O poder da lente invertida  (Lida 4226 vezes)

Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Novembro de 2012, 23:17:04
O poder da lente invertida.
Nikon D5100 + Nikon 18-55mm invertida em 18mm.

Tamanho: 2mm





Equipamento:
Nikon D5200


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2012, 09:33:42
:clap::clap::clap::clap::clap:


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2012, 01:33:46
Demais DOUGLAS !

Consigo encontrar Inversores para qualquer lente ??

Por exemplo: Eu possuo uma EF 100mm MACRO. Se eu inverter ela eu vou ter praticamente um Microscópico então ?

Ou só consigo fazer isso com lentes mais curtas ?

Abraços.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 01:38:02 por chicao77 »


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2012, 01:49:05
Demais DOUGLAS !

Consigo encontrar Inversores para qualquer lente ??

Por exemplo: Eu possuo uma EF 100mm MACRO. Se eu inverter ela eu vou ter praticamente um Microscópico então ?

Ou só consigo fazer isso com lentes mais curtas ?

Abraços.

Chicão, procura no ebay por reverse lens 58mm

Mas, sua lente não tem regulagem manual de abertura, né? não rola, eu acho. Exceto se der para ficar regulando só o obeturadoe, mas aí só quem usa pode falar.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 02:06:25 por Carcarah »


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2012, 02:06:56
Valeu Carcarah !  Eu estava fazendo exatamente isso !


Fiquei um pouco confuso apenas sobre a diferença entre usar Extension TUBES ou Anéis Inversores ...

As vantagens entre um e outro...


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2012, 02:07:47
eu modifiquei meu post para falar sobre abertura, olha lá


AlexandreM

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 361
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2012, 02:55:31
Muito boa!  :clap: Já tentei uma vez com o anel num corpo antigo, dá uns resultados muito legais!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2012, 11:32:38
Pra mudar a abertura, é só colocar a lente normalmente, escolher a abertura desejada, e segurar o botão do DOF preview, e tirar a lente segurando o botão, assim a lente saí na abertura desejada. Pelo menos na Canon é assim.

Também existe aquela adaptação que fazem refazendo com esse anel inversor que possui os contatos, ou usando a baioneta de outra lente, ou até mesmo, da mesma lente, e fazem a ligação com um flatcable. Pra quem gosta de macro, vale apena comprar uma lente de kit só pra isso, é bem divertido, mesmo sem o anel inversor eu faço isso segurando a lente na mão mesmo....
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2012, 12:27:47
Pra mudar a abertura, é só colocar a lente normalmente, escolher a abertura desejada, e segurar o botão do DOF preview, e tirar a lente segurando o botão, assim a lente saí na abertura desejada. Pelo menos na Canon é assim.

Também existe aquela adaptação que fazem refazendo com esse anel inversor que possui os contatos, ou usando a baioneta de outra lente, ou até mesmo, da mesma lente, e fazem a ligação com um flatcable. Pra quem gosta de macro, vale apena comprar uma lente de kit só pra isso, é bem divertido, mesmo sem o anel inversor eu faço isso segurando a lente na mão mesmo....

Não acredito... dá certo isso!!!???  :shock:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2012, 13:19:42
Douglas, muito boa a imagem, com boa nitidez!

Quanto às possibilidades técnicas...
Ou... compra uma lente macro que sempre é melhor, mas mais cara.
Ou... usa anel inversor para inverter a lente que, ao contrário do que pensa o chicão, quanto menor a distância focal da lente, maior o aumento. O problema é arranhar a parte interna da lente ou prejudicar os contatos eletrônicos que ficam expostos. E, falando no chicão... você já tem uma lente macro... pra que inverter ela e correr o risco de arranhar a lente interna da objetiva? Faz isso não, rapaz!
Ou... tubo extensor. Se for com os contatos elétricos é bem mais caro, mas terá controle de foco automático e abertura de diafragma. Os mecânicos são muito baratos, mas perde-se o automatismo da objetiva. Com muita luz em cima dá para focar de boa. Sei porque é como eu faço.
Ou... usa filtro close-up, que prejudica um pouco a qualidade óptica da imagem, dependendo da qualidade do filtro. Já ouvi falar bem do Rainox.
Ou... usa teleconversor acoplado à lente...

 :) :ok:


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2012, 13:27:54
Na canon eu sei que dá, eu faço isso na minha lente de kit...

Isso é muito válido de fazer, porque com a lente invertida, o DOF fica EXTREMAMENTE curto, precisando MESMO de uma abertura menor, sendo necessário o uso de flash também, porém a camera fica sem fotometria por estar com a lente desconectada, mas pra quem já está acostumado é tranquilo, e também com o flash, é só deixar em velocidade 1/15 se segurar na mão, se usar tripé da pra usar velocidade menor...
É válido fazer testes com assuntos estáticos...

Vendo o post da Pris, me lembrou uma coisa que eu PRECISO comprar, um adaptador para lente yashica no mount EOS, meu pai tem uma 50/1.7, só ela já iria pra 80mm, e ainda meu pai tem um Teleconversor de 2x, jogando a lente para 160mm com abertura f1.7... pra que mais que isso.. Sem falar na qualidade óptica da bixinha... O foco manual da para usar tranquilo, a minha 350D avisa quando está em foco...
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 13:31:13 por vrsilva »
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Fernando_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2012, 19:04:03
Muito legal,parabéns!
Onde consigo encontrar esse anel inversor?


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2012, 19:23:12
Demais DOUGLAS !

Consigo encontrar Inversores para qualquer lente ??

Por exemplo: Eu possuo uma EF 100mm MACRO. Se eu inverter ela eu vou ter praticamente um Microscópico então ?

Ou só consigo fazer isso com lentes mais curtas ?

Abraços.

chicao77

A Pris WerSo disse tudo! quanto menor a distância focal da lente, maior o aumento. Não daria certo o uso invertido da sua lente.
Pra ter uma boa aproximação o que eu aconselharia é usar um tubo extensor e uma lente RAYNOX DCR-250 que vc terá uma aproximação muito boa.
Somente as Canon muda a abertura da lente para permanecer do jeito que vc quer. Nikon não faz! :no:
Tenho uma Sigma 105mm f/2.8 macro mas pra conseguir resultados assim, tenho que colocar tubo extensor e uma lente Raynox na frete da lente. Mas com a 18-55mm invertida a foto fia mais nítida do que com a Sigma 105mm + tubo + Raynox.
Quanto ao foco automático, esta foto que eu fiz do inseto, nessa aproximação, o foco seria a pior dor de cabeça que eu iria ter.
Não estou dizendo que é melhor a lente invertida do que a lente macro, seria uma troca um tanto boba. :ponder:
Muita gente me questiona o porque de eu optar por lente invertida com uma luminosidade fraca, ao invés de f/2.8 da Sigma. É simplesmente pra fazer fotos de insetos bem pequenos. Pra fotos de insetos maiores e flores é Sigma na certa....
Outro ponto que foi comentado pelo vrsilva, é que a câmera fica sem fotometria por estar com a lente desconectada.

Abraço!
Nikon D5200


chicao77

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 320
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é a arte de eternizar Momentos únicos !
Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2012, 22:09:20
Douglas,

Então, pelo que andei estudando por aqui, eu poderia colocar a minha Cinquentinha de forma invertida na minha EF Macro 100mm certo ?

Assim eu conseguiria manter o AUTO-FOCO da 100mm funcionando, sendo que a cinquentinha somente agiria como se fosse uma RAYNOX ?

Ou eu perderia o AUTOFOCO devido às informações enviadas pela lente não baterem com o que está sendo "visto" por ela ?

Nunca utilizei nenhum desses procedimentos de INVERSÃO ou Tubos Extensores em lentes automáticas. (Meu pai tem uma ASAHI PENTAX -PHOTOMATIX Analógica de FILME que possui um kit de Tubos e tripé para MACRO e FOTOS de LIVRO (SLIDES)). Fiz alguns testes sem filme e até conseguia um FOCO, ao menos no visor,  com aproximação manual da lente ao objeto-modelo. Mas a lente tinha controle manual de abertura. Mas como tenho CANON acho que isso não seria problema.

PRISWERSO
Douglas, muito boa a imagem, com boa nitidez!

... pra que inverter ela e correr o risco de arranhar a lente interna da objetiva? Faz isso não, rapaz!
Ou... tubo extensor. Se for com os contatos elétricos é bem mais caro, mas terá controle de foco automático e abertura de diafragma. Os mecânicos são muito baratos, mas perde-se o automatismo da objetiva. Com muita luz em cima dá para focar de boa. Sei porque é como eu faço.
Ou... usa filtro close-up, que prejudica um pouco a qualidade óptica da imagem, dependendo da qualidade do filtro. Já ouvi falar bem do Rainox.
Ou... usa teleconversor acoplado à lente...

 :) :ok:


Obrigado pela resposta PRIS Wer So.

Só continuo na dúvida mesmo de qual seria a melhor saída para o meu conjunto, visto que somente com a 100mm não consigo pegar MACROS de insetos muito pequenos. ou mesmo MACROS-CLOSE da cabeça de insetos maiores também.

Se eu colocasse a cinquentinha invertida na frente da MACRO 100mm quanto de aumento real eu conseguiria ter ?

Seria um aumento bem maior do que o uso dos 3 anéis inversores juntos ? Como consigo fazer um cálculo desse ?



Muitas perguntas galera, me desculpem. Mas não quero comprar esses acessórios e não conseguir o objetivo almejado. E muito obrigado pela atenção de vocês MESMO !

Abraços a todos.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 22:10:58 por chicao77 »


Dougllas Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:13:51
Douglas,

Então, pelo que andei estudando por aqui, eu poderia colocar a minha Cinquentinha de forma invertida na minha EF Macro 100mm certo ?

Assim eu conseguiria manter o AUTO-FOCO da 100mm funcionando, sendo que a cinquentinha somente agiria como se fosse uma RAYNOX ?

Ou eu perderia o AUTOFOCO devido às informações enviadas pela lente não baterem com o que está sendo "visto" por ela ?

Nunca utilizei nenhum desses procedimentos de INVERSÃO ou Tubos Extensores em lentes automáticas. (Meu pai tem uma ASAHI PENTAX -PHOTOMATIX Analógica de FILME que possui um kit de Tubos e tripé para MACRO e FOTOS de LIVRO (SLIDES)). Fiz alguns testes sem filme e até conseguia um FOCO, ao menos no visor,  com aproximação manual da lente ao objeto-modelo. Mas a lente tinha controle manual de abertura. Mas como tenho CANON acho que isso não seria problema.

PRISWERSO
Obrigado pela resposta PRIS Wer So.

Só continuo na dúvida mesmo de qual seria a melhor saída para o meu conjunto, visto que somente com a 100mm não consigo pegar MACROS de insetos muito pequenos. ou mesmo MACROS-CLOSE da cabeça de insetos maiores também.

Se eu colocasse a cinquentinha invertida na frente da MACRO 100mm quanto de aumento real eu conseguiria ter ?

Seria um aumento bem maior do que o uso dos 3 anéis inversores juntos ? Como consigo fazer um cálculo desse ?



Muitas perguntas galera, me desculpem. Mas não quero comprar esses acessórios e não conseguir o objetivo almejado. E muito obrigado pela atenção de vocês MESMO !

Abraços a todos.

chicao77,
Vc tocou no ponto certo, a 50tinha na frente da sua 100mm na verdade é melhor que a Raynox, além de vc ainda ter autofoco.
Quanto ao aumento não sei o cálculo, mas pelos testes que eu já fiz é EXATAMENTE a mesma aproximação da 18-55mm invertida em 24mm, e com um tubo extensor vc consegue fazer uma foto de um inseto bem pequeno igual esse que eu fotografei em 18mm.
O autofoco vc não perde pelo fato da lente 50tinha estar na frente da sua sua 100mm macro.
Compre um anel adaptador macho-macho 52mm-58mm, vai permitir vc usar a 50tinha na frente da sua 100mm macro, pra não precisar de ficar segurando na mão.

Abraço!
Nikon D5200