Autor Tópico: Lightroom trabalha com 256 cores? É verdade?  (Lida 3728 vezes)

Carcarah

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Resposta #15 Online: 04 de Dezembro de 2012, 16:57:56
Ok, então a qualidade depende de como eu escolho para finalizar, ou seja, sRGB, Adobe RGB ou prophoto e não propriamente o programa, certo?
Essa é uma pergunta difícil de responder. O modelo de profundidade de cor que você escolhe não vai influir na qualidade do seu trabalho.
A diferença estará onde você for mostrar seu trabalho, qual a impressão.
a cor emitida é diferente da cor refletida, ou seja, a cor que você vê no monitor não será exatamente a cor que será impressa. Existe uma tabela do tipo DE - PARA que diz que a cor X será representada pela soma dos pigmentos Y. O que esses modelos de cor fazem é guiar o seu dispositivo de impressão para tentarem ser fiéis a cor que você quer mostrar. Isso é bem complexo e exige entre outras coisas uma calibração do seu monitor e do seu software.
Assim, é mais importante ter seu monitor calibrado primeiro que se preocupar com o modelo de cor usado.
E calibrar significa calibrar em relação a em que você imprimirá.
Dessa forma se seu monitor mostrar as mais lindas cores do mundo ele não será bom, ele deve mostrar o que realmente será impresso.


Willian Lima

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Resposta #16 Online: 05 de Dezembro de 2012, 02:59:18
Depende o perfil de cor final e aplicação. Se for pra web: srgb é 8 bit , caso precise imprimir fine art (exemplo) prophoto exporta em .TIFF pro photoshop em 16bits.

Olá Carlos,

Essa dica é excelente, mas não sei se vc sabia ou ja fez teste. Não é necessario exportar em TIFF para o photoshop. É possível imprimir em 16 bits diretamente do LR. Fica espetacular, principalmente que agora no LR 4 é possivel aplicar perfil de impressão. Faça o teste, vai gostar.

Abraços!
Willian Lima
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C. Ferrari

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Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2012, 11:44:54
Olá Carlos,

Essa dica é excelente, mas não sei se vc sabia ou ja fez teste. Não é necessario exportar em TIFF para o photoshop. É possível imprimir em 16 bits diretamente do LR. Fica espetacular, principalmente que agora no LR 4 é possivel aplicar perfil de impressão. Faça o teste, vai gostar.

Abraços!

Obrigado William, na verdade eu já sabia dessa opção, tanto que eu faço o color prof no próprio LR4. Agora a questão é que eu me expressei mal, e me confundi na questão. Me esqueci que há a opção nativa do LR4 pra exportar somente em TIFF, já com o perfil ProPhoto... não havendo mais a necessidade de ir para o PS.


E eu exporto as fotos pro PS porque eu faço a maioria dos ajustes de pele, distorção e tal lá... nas fotos mais elaboradas..


E sobre imprimir direto do LR4, acho que poucos (ou ninguém) tem uma impressora que imprima em um perfil de cor desses.... eu mando as minhas para o minilab... por isso coloquei essa questão. No minilab tu só entrega os arquivos prontos....
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 11:46:14 por Carlos Ferrari »


Karl Junior

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Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2012, 13:49:41
Citar
Assim, é mais importante ter seu monitor calibrado primeiro que se preocupar com o modelo de cor usado.
E calibrar significa calibrar em relação a em que você imprimirá.

Não tenho o calibrador automático, ou seja, aquele que se coloca na tela e ele analisa o monitor. Tem jeito de calibrar no olhômetro? Como?
Eu tenho aqueles arquivos de teste de impressão que mandei imprimir na loja onde imprimo meus trabalhos. E agora? Coloco ao lado do monitor e comparo no olho?
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 13:50:12 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
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Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2012, 14:05:24
Não tenho o calibrador automático, ou seja, aquele que se coloca na tela e ele analisa o monitor. Tem jeito de calibrar no olhômetro? Como?
Eu tenho aqueles arquivos de teste de impressão que mandei imprimir na loja onde imprimo meus trabalhos. E agora? Coloco ao lado do monitor e comparo no olho?
Nesse caso tem que ser no olhômetro mesmo, procure ajustar o monitor para mostrar o que você vê na foto impressa do mesmo arquivo com ele aberto no seu programa de tratamento favorito. Não se preocupe se com esse ajste você deixou de ver alguma coisa que antes você via, na foto você também está vendo? não? então não é pra ver no monitor mesmo.
Um bom colorímetro ajuda muito, mas já dá pra quebrar um galho no olhômetro.


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Resposta #20 Online: 06 de Dezembro de 2012, 00:07:04
Não tenho o calibrador automático, ou seja, aquele que se coloca na tela e ele analisa o monitor. Tem jeito de calibrar no olhômetro? Como?
Eu tenho aqueles arquivos de teste de impressão que mandei imprimir na loja onde imprimo meus trabalhos. E agora? Coloco ao lado do monitor e comparo no olho?

Nesse caso tem que ser no olhômetro mesmo, procure ajustar o monitor para mostrar o que você vê na foto impressa do mesmo arquivo com ele aberto no seu programa de tratamento favorito. Não se preocupe se com esse ajste você deixou de ver alguma coisa que antes você via, na foto você também está vendo? não? então não é pra ver no monitor mesmo.
Um bom colorímetro ajuda muito, mas já dá pra quebrar um galho no olhômetro.


Não é necessário. O método 'olhômetro' engana demais.
O IDEAL é um Spyder3 Express.
Mas com esses aqui já ajuda bastante...
Para calibração 'Tabajara': http://quickgamma.de/indexen.html
Para calibração 'Capivara': http://www.calibrize.com/index.html

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Resposta #21 Online: 06 de Dezembro de 2012, 14:47:31
Na impossibilidade ansoluta de investir em um calibrador:

http://www.normankoren.com/makingfineprints1A.html

http://www.normankoren.com/makingfineprints1A.html#QuickGamma

São quebra galhos. Nenhum método visual funciona bem


Karl Junior

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Resposta #22 Online: 10 de Dezembro de 2012, 13:19:58
Esses métodos variam de pessoa para pessoa e a luz ambiente tb deve influenciar.

Vou abrir um outro tópico sobre calibradores e monitores. Já vi que vai ser difícil fugir da compra....
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
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Resposta #23 Online: 10 de Dezembro de 2012, 16:04:43
Procure no fórum porque isso já foi muito falado por aqui.


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Resposta #24 Online: 10 de Dezembro de 2012, 17:29:53
Esses métodos variam de pessoa para pessoa e a luz ambiente tb deve influenciar.

Vou abrir um outro tópico sobre calibradores e monitores. Já vi que vai ser difícil fugir da compra....


leva tua maquina em um minilab. Geralmente eles cobram 100 reais pra calibrar. (verifica o equipamento deles)

E o spyder não é uma boa opção. Em monitores Wide Gamut ele não vai calibrar....


Um razoável é o colormunki photo, e custa na casa dos 1,100..


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Resposta #25 Online: 11 de Dezembro de 2012, 00:29:07

leva tua maquina em um minilab. Geralmente eles cobram 100 reais pra calibrar. (verifica o equipamento deles)

E o spyder não é uma boa opção. Em monitores Wide Gamut ele não vai calibrar....


Um razoável é o colormunki photo, e custa na casa dos 1,100..

Utilizo o Colormunki Photo e gosto bastante, além da tela você pode gerar perfis de impressão também...
Willian Lima
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Resposta #26 Online: 11 de Dezembro de 2012, 11:09:17
Utilizo o Colormunki Photo e gosto bastante, além da tela você pode gerar perfis de impressão também...

Eu também utilizo o colormunki photo, mas ele tem alguns problemas em relação ao preto.

Todas as maquinas aqui da escola que gerencio são calibradas por ele... mas nós temos o também eye one pro, que é outro patamar...


Willian Lima

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Resposta #27 Online: 12 de Dezembro de 2012, 21:03:10
Por diversas vezes tentei calibrar no "olhômetro" até pensei que o resultado estava bom. O fato de calibrar monitor é que ele deve ser calibrado com a condição de luz que se trabalha. Não adianta acender a luz para enxergar a fotografia e calibrar seu monitor, sendo que a luz que incide sobre a fotografia não é uma luz ideal. Muitas vezes não entendia o motivo que minhas fotos saiam mais escuras ou mais claras do que no monitor.

já que vai calibrar no olhômetro, minha dica é que pense em uma luz que não incida diretamente no monitor, esqueça as luzes de sala, quarto, que ficam no meio do cômodo. Elas refletem diretamente no monitor. Utilize também uma lâmpada com temperatura Neutra em torno de 6500K...

Importante também dizer que a maioria dos monitores LEDs de baixo custo, não possuem paineis IPS, assim tente mater a tela na posição que você a veja 100 de frente.

Sucesso!
Willian Lima
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Resposta #28 Online: 08 de Abril de 2013, 14:10:02
Acho que o melhor é pedir uma prova de impressão. O serviço que eu utilizo cobra R$5,00 pela prova.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
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