Autor Tópico: Fotografando o céu de noite  (Lida 17828 vezes)

pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Online: 26 de Outubro de 2004, 04:09:52
Nessa quarta feira (27/10/2004) ira ocorreum um eclipse da lua.
Como fotografar esse tipo de acontecimento?
Considerando que não temos equipamentos sofisticados, como um telescopio e adptador.

Acabei de tirar um foto da lua com a Canon A95, eo resultado foi esse:

Exposição: 1/79s
Abertura: f/8.0
Iso: 50

Ficou rosa, balanço de branco tava no auto, como ajustar esse parametro?
Eu que não to enchergando direito, a lua ta com essa coloração.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2004, 04:30:59 por pksato »
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Douglas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
    • São Paulo Antiga
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2004, 22:36:42
Eu sugiro que você tire a fotografia no modo de prioridade de velocidade, e deixe numa opção bem lenta, e você irá ter uma bela fotografia.
A coloração da imagem não é a correta, a sua exposição ou não foi suficiente ou a abertura não era a ideal.

Hoje é dia de eclipse da lua e estava doido pra tirar uma foto da lua para colocar aqui, mas o seu aqui nebulou logo pelas 17hs e bye bye eclipse... :-(

Abraços
Douglas Nascimento
São Paulo Antiga
----------------------------------------------------


Canon 7D ::Sony NEX-5 :: Sony Alpha 100


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2004, 00:08:28
Alguém conseguiu boas fotos do eclipse? Fiz algumas com a A60, mas a lua fica uma formiga com a tele dela :P Em todo caso, dá pra vê-las aqui. Ah como seria bom ter uma tele de verdade nessas horas :)
« Última modificação: 28 de Outubro de 2004, 01:24:22 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Douglas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 96
  • Sexo: Masculino
    • São Paulo Antiga
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2004, 00:12:57
Bah... nem deu...

Eu até tenho a tele e tinha preparado tripé e tudo mais...

Mas , São Pedro não me ajudou...

Só em 2007 agora
Douglas Nascimento
São Paulo Antiga
----------------------------------------------------


Canon 7D ::Sony NEX-5 :: Sony Alpha 100


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2004, 01:23:06
Bom, acho que até 2007 já tenho uma tele de verdade! heheheh
Engraçado foi aqui no prédio, saí na janela pra fotografar, olhei pros lados, e em todos os apartamentos tavam olhando pro eclipse :) Se fosse no final de semana, teria me mandado pra alguma praia deserta com certeza!
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2004, 03:38:40
Minhas fotos do eclipse. feitas com a Canon A95.

Tentei improvisar um binoculos como tele, mas não seu certo, tentei ver se dava para fotografar atravez da ocular de um telescopio, também não deu certo.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2004, 11:23:54
Pessoal eu postei a algum tempo como fazer fotos da lua, a foto do eclipse deve seguir o mesmo parâmetro.
O básico é o seguinte.
Use Tripé e disparador (ou timer) isso é básico.
Faça a fotometria na lua (nunca faça fotometria por média ou com peso em determinados pontos como a maioria das câmeras faz), use fotometria Spot na lua, de preferência na parte clara. Pode parecer incrível, mas a Lua tem uma luz forte o suficiente para se fotografar com boas velocidades, principalmente quando cheia e no tom branco.
Use balanço de branco em luz do dia ou nublado, pois desta forma você estará capturando as fotos com a coloração mais próxima ao que a lua mostra no momento, no caso eu gosto muito de pegar a Lua naquela fase onde ela está saindo do horizonte, toda amarela, para ela sair amarela é só usar o WB travado em luz do dia. :)
Com isso não tem erro.
É claro que uma tele poderosa ajuda a lotar a cena com a imagem, mas o que mais importa nesses casos é a fotometria.
No caso do eclipse a únida diferença é que você não deve permitir que a fotometria varie em todo o fenômeno, para não acontecer o que houve com o Pksato onde suas fotos sairam avermelhadas no momento em que a sombra da terra cobria a lua, porque a exposição foi reajustada para pegar a pouca luz que chegava até a lua, no caso o máximo recomendado seria um pequeno ajuste no manual pra mostrar a escuridão do eclipse.

As do Georges já ficaram bem legais, já estão com umequilíbrio e uma fotometria bem mais adequados. :)

O mirim aqui nem sabia que ia ter eclipse senão teria arriscado algumas tbm.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2004, 11:31:10 por mahain »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


rafael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
Resposta #7 Online: 28 de Outubro de 2004, 12:42:33
eu tirei essa foto aqui da lua tem um tempinho se nao me engano foi com a maquina configurada pra shutter priority com uma velocidade de 1/250

com tripe e um teleconversor de 1.7x


ja o eclipse ... po, so com um ventilador muuuito forte, pois de noite soh via nuvem :(


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #8 Online: 28 de Outubro de 2004, 16:13:03
Agora que vi, as minhas ficaram horriveis  :) .
Não me antentei muito com a fotometria, e entre a lua cheia eo eclipse total a luminosidade varia muito, acho que o ideal seria variar a fotometria de forma ordenada para que não fiquei nem muito clara e nem muito escura, e deixar-la queita no tripé e so tirar fotos da lua. (tirei outras fotos durante o evento)
E o uso de uma tele.
A lua fica avermelhada quando esta encoberta pela terra.
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #9 Online: 28 de Outubro de 2004, 18:23:24
pksato, usou foco no infinito, e com o AiAF desligado? E com tripé? Dá a impressão de ter desfocado um pouco... A aberração cromática (borda azul) aqui não apareceu tanto, usei F/5.6 (valores "intermediários" entre máxima e mínima abertura poderão dar o melhor aproveitamento da lente). O duro no meu caso é que tava sem tripé, cheguei a fazer exposições de 0,6 s só apoiando a câmera na janela! Aí tremeu, sem dúvida :( Só fiquei sabendo também do eclipse algumas horas antes, aí ficou impossível preparar melhor. Achei que alguém pudesse ter fotografado com uma tele maior...

abraço,
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2004, 18:52:02
Geogers,
tentei fazer todas com foco manual no infinito, mas pode ser que numa dessas tenha esquecido desse detalhes (quando o display apaga a cam, esquece disso)
E tentei usar a abertura minima, na tentativa reduzir a aberração cromática.
Usei um mini-tripé em cima de uma carteira escolar ou no chão.
Um outro problema e que quase não dava para ver a lua pelo lcd, já que ela ocupava menos de 10% do area do lcd/sensor.
O problema e que não usei metodologia alguma para tirar as fotos. não planejei com antecedencia, mesmo sabendo do eclipse)
Durante a totalidade do eclipse usei exposições altas (15s), queria pegar a parte escura e avermelhada.
Usei ISO 50 em quase todas as fotos, pode ser que uma das que coloquei esteja em 100 ou 200.
Grande problema e falta de experiência com a camera em modo manual, ainda não aprendi direito como a abertura eo tempo de exposição/velocidade do obturado se relacionam.

Fotos de Boston, USA. Link postado em uma comunidade do orkut.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #11 Online: 29 de Outubro de 2004, 01:26:15
Show as fotos do link! Mas olha, posso estar falando besteira por não ter experiência com fotos do céu, mas ACHO que 15 s seria o suficiente pra pegar alguma movimentação da lua... E ainda que mínima, já contribuiria pra piorar o resultado, não? Até porque considerando o tamanho do objeto capturado no sensor, qualquer movimento de pixel já tiraria nitidez do mesmo... Bom, mas enfim, também tenho que ler mais sobre o assunto, nos livros que vi até agora só utilizaram longas exposições pra pegar rastros de estrelas e outros objetos. Deve ser interessante fazer uma exposição em "bulb" do céu longe da luz da cidade :)
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2004, 01:29:05
Oi pessoal !

Tirei uma serie de fotos do eclipse do dia 27/out, essa foi a de melhor foco e cor...

Eclipse

Usei a Rebel 300D + 75-300mm USM

Bjs !


Minerim

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2004, 19:45:40
Olá, eu já tentei fotografar a lua duas vezes e o melhor resultado que tive foi:
A primeira com uma Canon A60 usei zoom optico e digital no talo, F1/8 e 1/200s  foco manual, spot, iso 50, tripé, branco em auto.

A segunda foi com uma Fuji S7000 usei zoom optico e digital no talo (com 1MP e 2MP), F1/8, 1/60s, af central, spot, branco em auto, iso 200, sem tripé mesmo. A da S7000 pelo melhor zoom, ficou bem melhor.

Quem já teve experiências podia postar as configurações usadas, para compararmos.