Carcarah, não tem segredo cara, eu sei que EU ainda demorarei MUITO para chegar à resultados iguais da Luciana, se é que chegarei, porém, sei que para isso, é preciso conhecer e MUITO o equipamento que tem em mãos, saber o que cada coisa que mudar na câmera trará de resultados, fotometrar, outra coisa que é preciso aprender e a conhecer a câmera, cada modelo tem um comportamento diferente, e é preciso conhecer isso, saber lidar com isso automaticamente, como se fosse uma coisa natural, aliás, DEVE ser natural, pois é do cotidiano de trabalho de um fotografo.
Fotometrar em RAW é TOTALMENTE diferente de fotometrar em JPEG, no jpg geralmente agente zera o fotometro onde queremos expor corretamente, e pronto, a foto sai "perfeita". Em RAW, há de saber do REAL potencial do sensor, ele entrega MUITO mais do que pode imaginar, e conhecendo isso, sabendo até em que ponto você pode levar isso, é que você aprende a usar a câmera de maneira efetiva.
As Canon's mesmo, tem melhor resposta a super-exposições ou seja, a famosa técnica de fotometrar para direita, pois pelo menos, na minha 350D, se eu zerar o fotometro e recuperar no LR depois, as sombras criarão ruídos em ISO como 800 e 1600 que é o limite. Quando agente fotometra pra direita, ou seja, expondo mais a foto, MESMO QUE, ela apareça esbranquiçada no display, ao jogar no LR, é possível recuperar as altas luzes, trazendo elas de volta para a correta exposição, e as sombras, foram bem expostas ao ponto de não ter ruídos, ou se tiver, o mínimo possível. O segredo é descobrir ATÉ que ponto agente pode levar a fotometria para direita.
Nas nikon's eu ouvi falar que elas trabalham MUITO bem com sombras, sendo totalmente possível de recupera-las no LR, então, basta saber usar este "artefato" ao seu favor.
O fotometro te dá apenas um "norte", saber o que fazer com ele, é sua responsabilidade, e isso agente só aprende, fotografando, mais e mais, estudar as fotos, não basta ficar lendo livros, vendo vídeos, dicas de outros, as vezes as respostas de suas perguntas sobre suas fotos estão NELAS MESMAS. Henry Cartier Bresson, estudava as fotos dele antes de escolher aquele que ele iria publicar, ele tirava MUITAS fotos de um mesmo assunto se necessário, tem uma foto dele que tem umas crianças brincando num escombro de uma casa, que eu li em algum site que ele gastou 1 rolo de filme de 36 poses INTEIRO, pra conseguir apenas 1 foto. Não existe essa de o cara ter um olhar SUPER afiado, e que ele sai andando, e volta com 20 fotos maravilhosas. O segredo é estudar suas fotos, tentar ângulos diferentes, momentos diferentes.
Isso tudo independe de qual câmera usa, qual lente, qual flash, isso depende de experiência.
A Luciana pode responder quanto tempo ela levou, e se dedicou para chegar nesses resultados, garanto, não é pouca coisa! E não adianta também ter bastante tempo de carreira com bastante "experiencia" se não aprender, e não evoluir, parar no tempo, conheço aqui na minha cidade, "grandes" fotógrafos com nome, famosos que fazem fotos tão comuns desde a época dos anos 80. É triste e lamentável, mas se a pessoa não evoluir, a experiencia também não evolui.