Autor Tópico: Fotos extremamente nítidas em retratos, como conseguir?  (Lida 37005 vezes)

Carcarah

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Resposta #30 Online: 30 de Novembro de 2012, 14:43:54
ótimas fotos, em que horário do dia você costuma fotografar Luciana, para poder utilizar melhor a luz?



x2


Pope

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Resposta #31 Online: 30 de Novembro de 2012, 16:21:19
Essa luz é típica de final de tarde
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vrsilva

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Resposta #32 Online: 30 de Novembro de 2012, 16:47:18
Com bastante pinheiro em volta para difundir a luz em várias partes do local...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
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mad666

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Resposta #33 Online: 30 de Novembro de 2012, 17:16:32
Sobre excelentes lentes e levemente soft para retratos, entra aih a 85mm 1.4D, q nas aberturas maximas, dah uma suavizada no retrato q poupa o trabalho dos fotografos de correr atras de pequenas imperfeiçoes de pele, q nao aparecem na 85mm 1.4D
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Rafael Lima

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Resposta #34 Online: 30 de Novembro de 2012, 17:19:04
Sobre excelentes lentes e levemente soft para retratos, entra aih a 85mm 1.4D, q nas aberturas maximas, dah uma suavizada no retrato q poupa o trabalho dos fotografos de correr atras de pequenas imperfeiçoes de pele, q nao aparecem na 85mm 1.4D

Mas sendo soft ela também tiraria a ultra-super-mega nitidez nos olhos dos retratos da Luciana... Por isso ela usa a 1.4G que é dessa nova linha ótica da Nikkor que veio bem nítida, como é o caso da 50mm 1.8D contra 50mm 1.8G.
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Pope

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Resposta #35 Online: 30 de Novembro de 2012, 19:32:03
Mas sendo soft ela também tiraria a ultra-super-mega nitidez nos olhos dos retratos da Luciana... Por isso ela usa a 1.4G que é dessa nova linha ótica da Nikkor que veio bem nítida, como é o caso da 50mm 1.8D contra 50mm 1.8G.
Na verdade não, a D é mais soft fora do centro em aberturas grandes - fora esse detalhe, ela é muito nítida!
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Thales Souto

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Resposta #36 Online: 30 de Novembro de 2012, 19:52:15
Mas sendo soft ela também tiraria a ultra-super-mega nitidez nos olhos dos retratos da Luciana... Por isso ela usa a 1.4G que é dessa nova linha ótica da Nikkor que veio bem nítida, como é o caso da 50mm 1.8D contra 50mm 1.8G.
Rafale, vou discordar de você. Na 50 mm até que me provem ao contrário (com fatos e fotos) a diferença é mínima. Me parece que entre a 85 G e D essa diferença é um pouquinho maior mas nada realmente significativo para sair de uma e ir para a outra.
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Rafael Lima

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Resposta #37 Online: 30 de Novembro de 2012, 20:02:20
Rafale, vou discordar de você. Na 50 mm até que me provem ao contrário (com fatos e fotos) a diferença é mínima. Me parece que entre a 85 G e D essa diferença é um pouquinho maior mas nada realmente significativo para sair de uma e ir para a outra.

Quando testei a 50mm 1.8D e a 1.8G não percebi simplesmente nenhuma diferença de nitidez, só o foco da 1.8G que é bem mais preciso.

Ainda vou comprar minha 50mm 1.8D este ano...
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Dborah

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Resposta #38 Online: 30 de Novembro de 2012, 20:23:27
Gente!!! Isso aqui dá uma locura de bom!
Adorei a participação de todo mundo especialmente da mestra Luciana que nos visitou. Que máximo. Muito obrigada a vocês todos.

Tenho vários comentários:


Fazer fotos de criança correndo é fácil o difícil e conseguir o foco onde se quer. Isso sim é difícil e a Luciana consegue fazer isso  com maestria!  A gente tá lá, no maior esforço para focar o olho e aí... passa ½ segundo e os serelepes saem da posição (podiam ficar de ‘estátua pra ajudar né? Rsrs... brincadeira, o legal e ver como ficam ainda mais bonitos correndo e brincando pra lá e pra cá.

Vrsilva   Concordo com tudo o que disse sobre o trabalho da fotógrafa! E quero muito acreditar quando você fala que além de buscar equipamentos caros e sofisticados temos que buscar treinar o máximo. Isso pra mim, que estou começando na fotografia é um desafio.

Carcarah  “fotometria, ainda terei de aprender isso do jeito certo.”Como dizem alguns: tamo junto nessa!

Milton 42zl - Também me surpreende ela não usar rebatedor!


Que tipo de exercícios vocês sugerem para ficar fera no foco travado? Retratos de pessoas buscando sempre o foco no olho?
Uso a 50 f/1.4 e a 70-200 f/2.8

Obrigada!


Dborah

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Resposta #39 Online: 30 de Novembro de 2012, 20:40:51
Queria falar outra coisa sobre nitidez.
Quando vejo fotos como as da Luciana com tanta nitidez fico encantada! Os olhares sempre bem focados dão a sensação de que falam pra gente! Gosto muito e até bem pouco tempo era só esse o tipo de fotografia que me interessava fazer e admirar.
Depois de conhecer outros trabalhos e de apurar um pouquinho o olhar passei a gostar também de fotógrafos que não deixam a nitidez muito aparente em suas fotos. Um caso deste foi comentado por mim aqui no fórum recentemente.
É o caso do fotógrafo Sérgio Buss ( o  Vrsilva     deve conhecê-lo do mundo da música)

http://www.sergiobuss.com/2012/vane-regis-tito-e-anita/

http://www.sergiobuss.com/2012/sunnycalifornia/


Não sei se é no tratamento ou na captação mas ele deixa suas imagens assim, como se tivesse uma névoa sobre elas. Acho que é oposto em termos da nitidez que comentamos aqui. Gosto muito também.

O que acham?


mad666

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Resposta #40 Online: 30 de Novembro de 2012, 22:41:50
Pessoal, foco nitida com os olhos bem focados eh maquina boa, lente boa, foco pontual, compor com os olhos no ponto de foco e clicar. Se nao ficar bom, aih a culpa eh do equipamento, nao do fotografo!!!! Estou mais admirado com a perfeita fotometria das fotos q com o foco no olho. Vou postar aqui 2 exemplos com uma D7000:


Tamron 17-50mm 2.8 sem motor e sem VC, em ISO 2000 e f/4:



A tao mal-falada Nikkor 18-200mm VR em F/8, ISO 800 e 200mm de distancia focal:



Na do garoto, nao apliquei nada. Na do sagui, apliquei sharp. Ediçao faz parte da fotografia digital. Acho q me fiz entender...
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Mr. Hyde

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Resposta #41 Online: 30 de Novembro de 2012, 22:42:20
Uma coisa interessante a ser salientada... Quando se trabalha com desfoque criativo a área do bokeh se torna um espaço negativo. É interessante e bonito. Vale um repouso do olhar e acrescenta beleza estética ao frame, mas ele é um complemento no frame, um adendo composicional. E sendo assim, ainda que o espaço positivo não tenha uma nitidez 100% ele PARECE estar muito nítido, mais nítido do que REALMENTE é. É que a parte fora de foco realça a nitidez da área dentro do foco. É efeito psicológico e isso deve ser levado em consideração nas fotos do tópico.

___________________________

À Luciana:

Parabéns pelo teu trabalho. De 1ª linha! Muito sucesso pra ti e dá umas bandas de vez em quando por aqui para dialogarmos sobre arte fotográfica. Abç,

______________________________

Pessoalmente eu tenho uma opinião parecida com a do colega RSalles. Eu não acho que fotografia se resume a equipamento, muito pelo contrário até... Acho que o cérebro do fotografo é absolutamente determinante para o resultado final e o equipamento não pode se sobrepor ao conhecimento. Mas acho que em determinadas situações e para determinados resultados o equipamento é parte importante, senão essencial, do processo. Mas vejam, é do PROCESSO, não da foto apenas. O fazer fotográfico é um PROCESSO e nele entra o equipamento. Em determinadas situações o equipamento tem um peso maior no resultado, em outras um peso menor. Não se pode fotografar com bokeh cremoso se vc só tem 5 lâminas num diafragma. Não se pode obter um DOF curto se vc só tem f/5.6 mínimos para trabalhar. Não se consegue reter informação em contra-luz se vc não tem um sensor que tenha bom Dinamic Range... E por aí vai...

Mas vejam tb que é justamente o conhecimento do fotógrafo que o faz escolher esse ou aquele equipamento para realizar o trabalho. Então, saber adquirir e SABER USAR o equipamento TOP é essencial TAMBÉM (claro, se vc for profissional e tiver a obrigação contratual de entregar determinado produto final)

É o que penso!

Abç,
« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 22:44:01 por Mr. Hyde »

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AlexandreS

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Resposta #42 Online: 30 de Novembro de 2012, 22:54:52
Não se esqueçam de que a pós, principalmente para fotos postadas na web, faz uma diferença enorme.

Um exemplo de uma foto retirada do JuzaPhoto



Só que para obter estes resultados, tem que se conhecer o caminho...

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


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Resposta #43 Online: 30 de Novembro de 2012, 22:56:24

Mas vejam tb que é justamente o conhecimento do fotógrafo que o faz escolher esse ou aquele equipamento para realizar o trabalho. Então, saber adquirir e SABER USAR o equipamento TOP é essencial TAMBÉM (claro, se vc for profissional e tiver a obrigação contratual de entregar determinado produto final)

É o que penso!

Abç,
Concordo completamente! Muito se discute por aqui de querer fotografar um show noturno com uma superzoom e o colega fica indignado quando eu digo que não dá e o equipamento que ele precisa é muito caro. Por outro lado desaconselhei um amigo pessoal a comprar uma 5D MkII e uma 24-70 2.8 pois ele só fotografa paisagem com longa exposição - saber escolher o equipamento e aprender o seu desempenho faz parte, assim como DOF, Composição, fotometria, pós processamento e etc!
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Natão

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Resposta #44 Online: 30 de Novembro de 2012, 23:00:38
Mole! 35+85mm claras (f/1.2 - f/1.4) usadas 1stop no máximo mais fechada para o ganho de nitidez e claro, muito photoshop. Não esqueçam que as fotos estão redimensionadas...