Autor Tópico: Fotos extremamente nítidas em retratos, como conseguir?  (Lida 36826 vezes)

RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #45 Online: 01 de Dezembro de 2012, 00:56:31
E eu concordo com o Hyde quando ele concorda comigo!  :D

Uma coisa interessante a ser salientada... Quando se trabalha com desfoque criativo a área do bokeh se torna um espaço negativo. É interessante e bonito. Vale um repouso do olhar e acrescenta beleza estética ao frame, mas ele é um complemento no frame, um adendo composicional. E sendo assim, ainda que o espaço positivo não tenha uma nitidez 100% ele PARECE estar muito nítido, mais nítido do que REALMENTE é. É que a parte fora de foco realça a nitidez da área dentro do foco. É efeito psicológico e isso deve ser levado em consideração nas fotos do tópico.

Todo o frame da imagem nítido é menos nítido do que com uma parte da imagem desfocada. Nosso cérebro deve trabalhar ancorando pontos de referência dentro da imagem, usa a comparação pra avaliar nitidez e referencia uma parte da imagem como tendo grande nitidez se houver outra com desfoque onde ele possa ancorar a ausência de nitidez/desfoque. Com contraste e intensidade de luz/sombra acontece o mesmo. A luz de uma vela vai parecer muito mais clara na penumbra do que à luz do dia, e uma foto com áreas com contraste intenso parecerá que tem mais volume ou relevo se em algum ponto houver partes da imagem com muito menos contraste ou relevo/textura.

[]s,

RSalles
 
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #46 Online: 01 de Dezembro de 2012, 02:45:12
Mole! 35+85mm claras (f/1.2 - f/1.4) usadas 1stop no máximo mais fechada para o ganho de nitidez e claro, muito photoshop. Não esqueçam que as fotos estão redimensionadas...

Pois eh, Natao!!!! As fotos sao otimas, a tecnica da fotometria para fazer a foto e a pós esmerada eh q me chamam mais atençao, e nao, a nitidez. Com D700 + 85mm 1.4G, conseguir nitidez eh barbada!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #47 Online: 01 de Dezembro de 2012, 08:23:40
Sensor grande que consiga reter muitos detalhes.
Lente de altíssimo nível que com grandes aberturas já entregam excelentes nitidez.
Se necessário, uma rotina um pouco mais agressiva de nitidez no PS e, se necessário tb, uma rotina de blur localizado para simular bokeh (que não me parece ser o caso específico dela).

Se fosse chutar, chutaria uma 85mm L (não posso chutar dentro do sistema Nikon pq não conheço).

Nikon 105 dc, ou 135 dc!!!!
pode ser 85mm,tambem
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2012, 08:27:12 por agalons »


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #48 Online: 01 de Dezembro de 2012, 08:38:18
Mas não se esqueçam que tem uma 35mm aí no meio só ver o enquadramento de corpo todo com distorção típica de angular.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #49 Online: 01 de Dezembro de 2012, 08:38:31
boas fotos, muito tratamento.
angulo de toma e perspectiva , altos.
abs.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #50 Online: 02 de Dezembro de 2012, 02:47:23
Chovendo no molhado, gostei muito das fotos.
 :ok:
Agora, notei duas coisas que neo me lembro terem falado:
1- Nao ha céu nas fotos. Algo semelhante observei em um livro sobre casamentos de um casal inglês (Lovegrove), em que ele dizia evitar o ceu ao maximo,
2- Praticamente nao vi sombras, o que me leva a crer que as fotos foram feitas em um dia nublado. Sera que é isso mesmo?   
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 02 de Dezembro de 2012, 02:52:27
Ah, faltou dizer que a apresentação das fotos no site é muito bacana, normalmente a gente nao repara, embora tenha uma importancia muito grande, e que as fotos nao foram necessariamente feitas na altura da criança. Mesmo as baixas me parecem estar acima dos olhos. Seria pela preocupação com o ceu?

Sds
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #52 Online: 02 de Dezembro de 2012, 03:19:15
Bem observado. Acertar a fotometria do ceu E da menina, simultaneamente, iria dar muita dor de cabeça na pós.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #53 Online: 02 de Dezembro de 2012, 09:40:46
Ah, faltou dizer que a apresentação das fotos no site é muito bacana, normalmente a gente nao repara, embora tenha uma importancia muito grande, e que as fotos nao foram necessariamente feitas na altura da criança. Mesmo as baixas me parecem estar acima dos olhos. Seria pela preocupação com o ceu?

Sds
a deformidade do angulo alto da sensaçao de "pequeno", tal vez tenha sido feito por isso, ou o fotografo ta "ruim do joelho", :hysterical:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #54 Online: 02 de Dezembro de 2012, 09:46:44
Mas não se esqueçam que tem uma 35mm aí no meio só ver o enquadramento de corpo todo com distorção típica de angular.
faz algum tempo , virou"moda"fazer retratos com angular, dai a tipica distorçao da qualidade da imagem.
abs.


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #55 Online: 02 de Dezembro de 2012, 15:13:06
Em baixa resolução qualquer foto fica nítida.

Mas na maioria das fotos aparece aquele horrível halo branco do unsharp mask, ou talvez ela tenha redimensionado usando "bicubic sharper" do PS, também causa isso.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #56 Online: 02 de Dezembro de 2012, 18:49:16
Muita opinião e especulação em cima do trabalho alheio que nem foi posto aqui pela autora para análise. Acho que tem muita gente que deveria fotografar mais e opinar menos. Percebe-se em alguns comentários a total falta de prática.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #57 Online: 02 de Dezembro de 2012, 18:50:12
Muita opinião e especulação em cima do trabalho alheio que nem foi posto aqui pela autora para análise. Acho que tem muita gente que deveria fotografar mais e opinar menos. Percebe-se em alguns comentários a total falta de prática.
:clap:
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #58 Online: 02 de Dezembro de 2012, 19:00:53
Muita opinião e especulação em cima do trabalho alheio que nem foi posto aqui pela autora para análise. Acho que tem muita gente que deveria fotografar mais e opinar menos. Percebe-se em alguns comentários a total falta de prática.


 Aranha,
forum e pra isso , a turma se empolga e fala!!!!!
 sempre vai ter dicas boas e asneiras!!!!!
abraçao!!! :ok:


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #59 Online: 02 de Dezembro de 2012, 21:46:24
Não acho que forum seja isso, humildade é para ser usada em qualquer ambiente de sociedade.

Concordo em tudo com o spider, estão dando MAIS mérito para o equipamento, tipo de sensor, lente, do que capacidade dos autores... Como a própria Luciana Prado bem disse, e afirmou, camera é somente uma ferramenta.

Pra quem acha que equipamento é 100% necessário para uma boa foto, procurem pelos vídeos do DigitalRevTV, eles fazem uma série de vídeos onde eles colocam fotografos profissionais com cameras baratas nas mãos para desafiar eles a fazer fotos boas. E acreditem, TODOS conseguem.
Isso demonstra que camera é uma ferramenta que não adianta nada, se não souber usa-la 100%.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7