Autor Tópico: Fotos extremamente nítidas em retratos, como conseguir?  (Lida 36824 vezes)

Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Online: 29 de Novembro de 2012, 20:20:27
Oi colegas, tudo bem?

Conhecem o trabalho da fotógrafa Luciana Prado? Ela é de SP e trabalha com retratos de família.
O que muito me impressiona são suas fotografias meganítidas!

Dêem uma olhada:

http://lucianapradofotografia.com/blog/2012/11/21/2458/

Neste link, eu destaco principalmente as últimas da sessão da garotinha. Os olhos ficam muito brilhantes e nítidos.
Eu tentei chegar a esta nitidez mas tenho muitas dificuldades. Sei que lentes claras e aberturas menores de diafragmas ajudam na busca da nitidez mas está difícil conseguir em um nível como este.
O que vocês acham?
Como vocês fazem para captar imagens de pessoas de forma tão nitidas?

Um abraço!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:28:16
Foco cravado e Photoshop :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:36:12
E uma boa lente!


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:39:11
tá certo que a menina é super lindinha e fotogênica,
mas essa Luciana... que fotaças
vou acompanhar o tópico pra ver se um dia consigo uma foto assim.
 :ok:


Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:51:58
As fotos dela são muito boas mesmo,mas tem umas de close que os olhos estão forçadamente nitidos,nitidez é bom mas exagerar fica meio fake.. da pra ver que ela recortou os olhos e jogo várias camadas de unsharp mask ali ou high pass ou qqer outra forma de adicionar nitidez hahah respondendo a pergunta - se a Câmera for FF ja tem um ganho alto de nitidez,junto de uma objetiva top,mais o foco cravado ja são necessários e é claro que um UP no photoshop não faz nada mal!  :D


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:56:30
Lindas fotos

 :snack: :snack:


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2012, 20:56:33
É minha gente, tenho de treinar muito o tal do "foco cravado"!
Um dia chego lá.
É claro que deve ter tratamento PS sim mas eu gostei do resultado em geral, não achei que ficou superficial não mas respeito quem achou.
Uma perguntinha mais: quando a gente mexe na nitidez no PS (eu conheço o unsharp mask) isso interfere na impressão? Digo, fica falsa a nitidez quando a gente manda imprimir a foto?


Vou treinar, treinar, treinar...

Obrigada pessoal.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2012, 21:38:31
Sensor grande que consiga reter muitos detalhes.
Lente de altíssimo nível que com grandes aberturas já entregam excelentes nitidez.
Se necessário, uma rotina um pouco mais agressiva de nitidez no PS e, se necessário tb, uma rotina de blur localizado para simular bokeh (que não me parece ser o caso específico dela).

Se fosse chutar, chutaria uma 85mm L (não posso chutar dentro do sistema Nikon pq não conheço).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2012, 21:38:35
Minha impressão: Canon FF ou Leica M9. Lente Leica na M9 ou Zeiss na Canon 5DMkII e flash, mais de um em algumas fotos - digo isso por causa da cor, da nitidez e do bokeh.
Tem fotos com certeza com uma 0.99 Leica Apo Noctilux ou Zeiss 1.2... Mas que tá  oversharpen no fotoshop com certeza está: onde está a textura da pele da criança?

[]s,

RSalles

 
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2012, 21:55:36
Conjunto máquina lente bem escolhido, mas principalmente, saber qual é o desempenho do que você tem na mão! O que eu gostei foi o uso de luz natural, inclusive a luz de cabelo feita pelo sol!
Pode ser Canon 7D, 5D, 1D; Nikon D90, D7000, D700, D3 ou Leica ou Hasselblad - se souber o que faz o resultado é esse!
espero um dia chegar em nível semelhante
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2012, 22:30:14
Muito bom o trabalho da Luciana.

Usando a extensão do Chrome que mostra o EXIF, em março de 2011 ela usava uma Nikon D300.
A partir do mês seguinte, ela mudou a forma de postagens das fotos e a extensão do Chrome não lê mais o EXIF.

Para saber, só perguntando a ela por e-mail... rs  :assobi:

Um dia chego na qualidade das fotos dela  :worship:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:00:46
FF + lente clara pra retratos meio-fechada (chuto em f/4 ou ateh mais fechada!). Dessa forma, vc ganha nitidez e toda a modelo fica em foco, sem porçoes borradas como eh comum em fotos em grandes aberturas, como em 1.4.

Certa vez postaram uma foto oficial de Barack Obama aqui no forum para a sua carteira funcional e o EXIF. Tinham usado uma Mark II + 105mm em f/16!!!!! Isso num estudio, como fotometria perfeita e a foto tava em P&B. Essa foi a foto mais nitida q jah vi!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:08:04
Realmente as fotos são muito boas. A minha resposta é a mesma do pessoal por aqui. Vou colocar na ordem do que eu acho que é o principal:

1) Técnica do fotógrafo (fotometria, escolha da abertura e foco cravado)
2) Lente top.... (no sistema Nikon eu arriscaria dizer que é uma 85 1.4)
3) Photoshop bem agressivo na nitidez mas com cuidado para não ficar forçado
4) Equipamento de bom nível (provavelmente uma FF para reter mais detalhes)

Detalhe: muitas fotos são feitas com a criança correndo e brincando o que torna o desafio mais empolgante.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #13 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:16:26
Excelentes fotos, a Luciana Prado tem um olhar apurado, e a garotinha muito fotogenica MESMO, a camera foi só uma ferramenta, TODO O MÉRITO é da Luciana que SOUBE usar o que tem na mão, e olha que não é 100% necessário ter uma FF mais lente superclara de f0.99 para ter fotos semelhantes como disseram não, pra garantir essa nitidez aí, como BEM disse o mad, a abertura deve ser fechada, então de nada adianta uma lente com abertura f0.99, uma 85/1.8 faria o mesmo.
E tem outro mérito da Luciana, saber dosar o peso da mão no photoshop, o maior erro de muita gente, até meu mesmo, é que, quando vamos ajustar algum parametro no PS ou LR, agente tem que chegar num ponto onde enchergamos alguma diferença, se não vermos, não ficamos satisfeitos, com isso, saem fotos com sharp exagerado, entre outras coisas.
Com certeza isso se chama EXPERIENCIA!

Só isso... esqueçam, qual lente é melhor, esqueçam que só é possível com camera de sensor FF, esqueçam TODOS os paradigmas, e se preocupem em fotografar, e tentar, abusar, inovar, apurar o olhar.
Tenho certeza que chegarão lá, e poderão ter um resultado igual a este, mesmo que com uma lente de kit, em suas devidas proporções, claro!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2012, 00:30:16
FF + lente clara pra retratos meio-fechada (chuto em f/4 ou ateh mais fechada!). Dessa forma, vc ganha nitidez e toda a modelo fica em foco, sem porçoes borradas como eh comum em fotos em grandes aberturas, como em 1.4.

mad,

Tem uma das fotos que eu ví, que está bem nítida, em que os olhos estão em foco, e as orelhas fora de foco, com f4 isso não é possivel, não nessa distância focal,

tsouto,

Concordo, é bem por aí. Eu chutei Leica, Zeiss em vez de Nikon e Canon pela gradação suave mantendo a nitidez - ja tive Nikon e uso Canon atualmente, mas a ótica tem características próprias que muitas vezes estão evidentes numa foto e às vezes é até fácil de identificar,

[]s,

RSalles


« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 00:31:07 por RSalles »
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y