Autor Tópico: Flickr de RawPhootage - luz natural muito bacana!  (Lida 1627 vezes)

Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Online: 29 de Novembro de 2012, 21:07:54
Oi gentes!

Descobri essas fotos no flickr e gostei muito.

http://www.flickr.com/photos/sophsheldrick/

Na minha opinião o fotógrafo explora muito bem a luz natural em suas imagens.



Tenho algumas perguntinhas, pra não perder o hábito... e quem souber e puder comentar, vai ser legal:

Nestas fotos abaixo, a luz natural está bem atrás ou na lateral das crianças/casal porém a frente deles ficou muito bem iluminada e com cores reais e volume. Isso significa que foi usado algum tipo de rebatedor ao invés de flash para iluminar as faces?

http://www.flickr.com/photos/sophsheldrick/7910051928/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/sophsheldrick/7451929650/in/photostream/

http://www.flickr.com/photos/sophsheldrick/7264583638/in/photostream/

E nesta daí de baixo, como conseguir fazer essa foto com a camera virada direto pro sol?

http://www.flickr.com/photos/sophsheldrick/7305214258/in/photostream


Abraço e até breve


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2012, 22:02:25
No link 1 tem uma fonte de luz vindo da direita da cam. Perceba a pequena sombra projetada pela erva no braço da criança. Veja como a sombra é... É uma fonte bastante difusa. Eu diria um softbox grande.

As outras são factíveis sem uma iluminação complementar, mas tb parece haver ao menos do link 3. Aparentemente o sensor da cam dele tem excelente DR e consegue reter detalhes mesmo com grande diferença de luminosidade na cena.

O último tem tanto flare de diferentes formatos que está mais parecendo ter sido acrescido no PS.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:05:12
A ultima nao dah pra fazer sem apelar para PS. O flare torna tudo sem contraste algum!

As pessoas estao fortemente iluminadas. Isso eh coisa de flash externo. Rebatedor apenas suaviza sombras duras. Nao faz milagres!!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2012, 23:22:58
A foto da menina loira sentada em frente a uma cerca de madeira, ele estourou o céu para garantir a exposição do primeiro plano, alias ele estoura o céu de várias, ou seja, acho que ele faz fotometria pra direita, e dependendo do caso ele prefere perder o céu para garantir o assunto em sua maior proporção do quadro da foto...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2012, 00:43:20
Percebi o ceu branco em diversas fotos, mas mesmo assim, essa iluminaçao toda na pele eh coisa de softbox como Hyde disse...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2012, 00:53:42
Muitos desses efeitos dá pra se conseguir apenas com o rebatedor sim, não precisa de um flash. Uma câmera com grande latitude é quase essencial nesses casos (uma FF, talvez...), e um rebatedor preenchendo as sombras e a fotometria para a pele das pessoas. Dá pra fazer isso sem flash e sem photoshop (mas, obviamente, as fotos têm photoshop).

O Jose Villa é um fotógrafo muito famoso e consagrado. E, de acordo com seu livro, usa apenas luz natural para suas fotos (não usa nem mesmo rebatedor), e tem resultados nesse estilo: http://josevillablog.com/

Abraços


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2012, 20:32:57
Obrigada pessoal!
Vocês são ótimos!

Recentemente adquiri minha primeira FF e estou louca pra começar a usá-la intensivamente. Vou fazer umas fotos no estilo, com luz no fundo e ver como fica a iluminação no rosto das pessoas.

Ah... o José Villa é o máximo! Então é outro que não usa luz artificial nos seus retratos? (Digo outro por causa do outro post sobre as fotos da Luciana Prado em que ficamos sabendo que ela só usa luz natural... nem mesmo um rebatedorzinho....)

Muito obrigada.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2012, 23:08:41
Dborah, o Jose Villa é demais mesmo, adoro o trabalho dele! Ele usa flash sim, quando precisa, pois em muitos casamentos os locais são escuros. Mas nesses casos ele sempre tenta aproveitar o máximo de luz ambiente e usa o flash apenas como preenchimento.

Ah, se não me engano ele usa médio formato também, o que dá muito mais latitude e ajuda um bocado nesse tipo de foto. Mas a sua FF nova já vai fazer uma grande diferença, pelo menos eu senti isso quando peguei a minha.

Abraços


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2012, 23:54:51
Muitos desses efeitos dá pra se conseguir apenas com o rebatedor sim, não precisa de um flash. Uma câmera com grande latitude é quase essencial nesses casos (uma FF, talvez...), e um rebatedor preenchendo as sombras e a fotometria para a pele das pessoas. Dá pra fazer isso sem flash e sem photoshop (mas, obviamente, as fotos têm photoshop).

O Jose Villa é um fotógrafo muito famoso e consagrado. E, de acordo com seu livro, usa apenas luz natural para suas fotos (não usa nem mesmo rebatedor), e tem resultados nesse estilo: http://josevillablog.com/

Abraços
É isso aí.

Não creio que tenha flash em nenhuma dessas fotos. Também não creio que o flare tenha sido "photoshopado".
Basta compreender melhor a luz, saber expor corretamente e manjar um pouco de edição que voce consegue resultados semelhantes sem nenhuma luz adicional e nem rebatedor.
O rebatedor pode ser um excelente auxilio para fotos posadas.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2012, 07:18:33
É isso aí.

Não creio que tenha flash em nenhuma dessas fotos. Também não creio que o flare tenha sido "photoshopado".
Basta compreender melhor a luz, saber expor corretamente e manjar um pouco de edição que voce consegue resultados semelhantes sem nenhuma luz adicional e nem rebatedor.
O rebatedor pode ser um excelente auxilio para fotos posadas.

 :ok:


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2012, 10:36:11
 Nessas horas o inglês é essencial ! Footage nada mais é um q um termo usado em filmagem pra material sem edição . No caso do uso em fotografia seria  a foto na essencia sem edição . Daí se exclui o uso de photoshop . Eu chutaria o uso de rebatedores .  :ok:


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2012, 10:49:38
Ainda continuo achando que é somente fotometria, em praticamente todas as fotos o céu está estourado, no flickr lá de cima.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2012, 11:37:20
É isso aí.

Não creio que tenha flash em nenhuma dessas fotos. Também não creio que o flare tenha sido "photoshopado".
Basta compreender melhor a luz, saber expor corretamente e manjar um pouco de edição que voce consegue resultados semelhantes sem nenhuma luz adicional e nem rebatedor.
O rebatedor pode ser um excelente auxilio para fotos posadas.


"Basta compreender melhor a luz" Esse é meu objetivo meus caros. Sei que não é fácil mas é essencial. Acho que estou no caminho certo.

Depois dos comentários e observando novamente as fotos acho que o/a fotógrafo/a soube fazer a exposição de maneira muito acertada e em alguns casos usa também um rebatedor pra iluminar as faces.
Sobre o flare, estou na busca de uma imagem parecida! Vou treinar bastante até conseguir.

Obrigada.


Dborah

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 69
Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2012, 11:41:53
Ah, esqueci de dizer.
Visitei o flickriver do spiderman hoje e fiquei maravilhada!
Que trabalho mais incrível!
Suas fotos tem um quê que encantam demais.
Parabéns.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2012, 12:06:00
Ah, esqueci de dizer.
Visitei o flickriver do spiderman hoje e fiquei maravilhada!
Que trabalho mais incrível!
Suas fotos tem um quê que encantam demais.
Parabéns.

O spider é genial! Eu sou um grande fã das fotos dele, são impecáveis em composição, fotometria e tratamento. Sem dúvida uma grande inspiração!