Autor Tópico: Lente recomendada para espetáculos  (Lida 4707 vezes)

daniellepieroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 30 de Novembro de 2012, 15:01:25
Olá pessoal!

Gostaria de indicação de boas lentes, preferencialmente boas e baratas, que sejam indicadas para espetáculos de dança, ou seja, pouca luz e muitos movimentos.

Hoje eu até consigo algumas poucas fotos com a 18-55mm, no entanto não consigo distância, assim como em sequências de movimento um pouco mais rápidas ficam borradas, mesmo na opção Tv.

Alguma indicação?

Obrigada! :D


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2012, 15:05:26
Danielle, difícil a opção boa e barata! O ideal seria uma lente bem clara, tipo 70-200mm f/2.8, que é cara. Acho que sua escolha deve recair em uma 55-250 mm, mas certamente ela não te atenderá em todas as situações. Abç..


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2012, 15:11:14
Já pensou na Canon 85/1.8 USM? É um pouco cara pra quem está acostumado com a 18-55, mas vai te dar muito mais alcance e com uma abertura de f/1.8 vai te ajudar com a abaixa luz. Eu tenho uma e não vendo de jeito nenhum!


daniellepieroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2012, 15:18:15
Olá Humberto!
Não pensei não, mas vou considerar!! Vou dar uma pesquisada...
Vc a utiliza em que situação?

Já pensou na Canon 85/1.8 USM? É um pouco cara pra quem está acostumado com a 18-55, mas vai te dar muito mais alcance e com uma abertura de f/1.8 vai te ajudar com a abaixa luz. Eu tenho uma e não vendo de jeito nenhum!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2012, 15:19:50
Olá Humberto!
Não pensei não, mas vou considerar!! Vou dar uma pesquisada...
Vc a utiliza em que situação?


Já usei nas mais diversas situações, saídas fotográficas, casamentos, ensaios... Nunca usei para shows, mas certamente ela se sairá bem. Talvez ainda seja um pouco curta para alguns shows, mas é mais longa que a 18-55 e dá pra fazer boas fotos. O ideal seria mesmo uma 70-200/2.8, mas aí são caras e pesadas...
« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 15:20:02 por Humberto Teté »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2012, 15:26:50
Não tem pra onde fugir, pode optar por lentes claras mais em conta como as Sigma 24-70 2.8 e 70-200 2.8... ja que vc usa uma lente 18-55 acredito que tenha alguma câmera de entrada APC-S, então a 24-70 é muito mais indicada, praticamente nunca vai usar uma 70-200... Eu tenho de tudo um pouco, mas em 90% dos casos uso a 24-70 pra fotografar espetáculos, quando estou muito proximo ao palco chego usar até mesmo uma 10-20... depende do tipo de cobertura que vc fazer, a finalidade das fotos, se por exemplo for um trabalho autoral pode se dar ao luxo de usar lentes fixas, já uma cobertura pra escolas de dança onde tem que registrar todos os alunos e não tem como ficar se locomovendo muito na hora uma lente com zoom é mais indicada  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


daniellepieroni

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2012, 15:29:32
Óbvio que se tenho a opção da distância, melhor...
Mas o local onde normalmente fotografo é pequeno e acredito que qualquer coisa seria melhor do que tenho obtido hoje com a 18-55 e, inclusive, me permitiria uma mobilidade um pouco maior.
Mais do que a distância, o que mais me atrapalha hoje é mesmo a questão dos borrados, já que dança tem movimento e as melhores, claro, são as poses, mas não é esse o objetivo, né? rs


Já usei nas mais diversas situações, saídas fotográficas, casamentos, ensaios... Nunca usei para shows, mas certamente ela se sairá bem. Talvez ainda seja um pouco curta para alguns shows, mas é mais longa que a 18-55 e dá pra fazer boas fotos. O ideal seria mesmo uma 70-200/2.8, mas aí são caras e pesadas...


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2012, 16:39:14
Olha, lentes claras seriam uma dádiva - 1.4, 1.2 - mas se o preço for impeditivo, tente conseguir licença para matar com flash (parodiando o James Bond).
Dica: as fotos em P&B geram menos ruido com iso alto do que as coloridas. Em situações onde a cor não seja imprescindível e você precise clicar com pouca luz, vá até 1600 ISO e clique em P&B. Se a ampliação não for muito grande, o resultado é bastante aceitável, e quanto melhor a foto em termos de composição menos as pessoas vão reparar nisso.

[]s,

RSalles

Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2012, 18:01:42
Olha, lentes claras seriam uma dádiva - 1.4, 1.2 - mas se o preço for impeditivo, tente conseguir licença para matar com flash (parodiando o James Bond).
Dica: as fotos em P&B geram menos ruido com iso alto do que as coloridas. Em situações onde a cor não seja imprescindível e você precise clicar com pouca luz, vá até 1600 ISO e clique em P&B. Se a ampliação não for muito grande, o resultado é bastante aceitável, e quanto melhor a foto em termos de composição menos as pessoas vão reparar nisso.
[]s,
RSalles

Flash NUNCA... uma que acaba com a luz da cena e outra que é um desrespeito as pessoas que estão prestigiando o espetáculo  :ok:

O ISO não tem problema de usar, o quanto vai depender do equipamento, com a 5D mkII eu chego a usar iso 6400... dependendo do modelo da camera mesmo sendo de entrada da pra usar até 3200...

Algumas fotos de dança que já fiz, as duas primeiras foram com uma 10-20 e o resto com a 24-70













WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2012, 18:24:53
Para este tipo de foto 2.8 e o minimo que da para usar.

Se nao quer gastar muito vai de 50 1.4 e 85 1.8. Se sobrar um pouquinho pega tambem a 135 2

Sai mesmo preco quase que a 70-200 2.8 IS e vc cobre quase todo o range com mais abertura.


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2012, 18:29:15
Cara já tirei muitas fotos de espetáculos com a 55-250, se tua cam aguenta um iso bom (t2i pra frente), pode ir sem crise, vai perder bem poucas fotos na maioria das vezes... Se quiser conferir tem bastante coisa no meu flickr.com/adilsonpjr
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2012, 18:44:34
Se nao quer gastar muito vai de 50 1.4 e 85 1.8. Se sobrar um pouquinho pega tambem a 135 2
Sai mesmo preco quase que a 70-200 2.8 IS e vc cobre quase todo o range com mais abertura.

O problema de usar varias lentes é que da troca de uma lente pra outra pode perder momentos importantes durante uma cobertura, mesmo que troque muito rapido... vale muito mais a pena a pessoa ter uma 24-70 do que 10 lentes primes 1.2, o tempo de um bailarino afastar de um ponto do palco para o outro vc ja perdeu a foto.

Todo ano faço a cobertura de diversos espetáculos de dança, na grande maioria dos casos a luz é bem ruim, falta entendimento entre o coreografo e o técnico de luz, isso quando existe um técnico de luz, tem muitos casos que nem em ISO 6400 e 2.8 consigo bater uma foto, isso por que estou acostumado a usar velocidades como 1/70 sem tripe ou IS, não da pra arriscar, uma coisa é sair e aproveitar um evento e fazer umas fotos, se salvaram 20 já vira portfolio, outra é no final do evento vc ter que entregar mil fotos boas e sem crop para o cliente.

Agora como eu disse, se é trabalho autoral e não tem problema de perder foto, no começo montei meu portfolio usando uma 18-55 e uma 70-300, até uma 50mm 1.8 da conta do recado...
« Última modificação: 30 de Novembro de 2012, 18:46:48 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2012, 20:11:57
O problema de usar varias lentes é que da troca de uma lente pra outra pode perder momentos importantes durante uma cobertura, mesmo que troque muito rapido... vale muito mais a pena a pessoa ter uma 24-70 do que 10 lentes primes 1.2, o tempo de um bailarino afastar de um ponto do palco para o outro vc ja perdeu a foto.

Todo ano faço a cobertura de diversos espetáculos de dança, na grande maioria dos casos a luz é bem ruim, falta entendimento entre o coreografo e o técnico de luz, isso quando existe um técnico de luz, tem muitos casos que nem em ISO 6400 e 2.8 consigo bater uma foto, isso por que estou acostumado a usar velocidades como 1/70 sem tripe ou IS, não da pra arriscar, uma coisa é sair e aproveitar um evento e fazer umas fotos, se salvaram 20 já vira portfolio, outra é no final do evento vc ter que entregar mil fotos boas e sem crop para o cliente.

Agora como eu disse, se é trabalho autoral e não tem problema de perder foto, no começo montei meu portfolio usando uma 18-55 e uma 70-300, até uma 50mm 1.8 da conta do recado...

Isso é verdade Leo, um técnico de luz faz MUITA falta as vezes!

obs: errei meu flickr, é flickr.com/razadbr  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2012, 20:26:27
Profissionalmente falando, 3 coisas são essenciais: cam com ISO alto para conseguir boas velocidades de captura, objetivas claras e JAMAIS usar flash.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fotopecci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #14 Online: 18 de Dezembro de 2012, 07:56:04
Pois é lente zoom boa e barata não existe, o que existe é fixa boa e barata, eu tambem iria de 24-70 2.8.