Autor Tópico: Minhas câmeras, uma história de amor...  (Lida 11852 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Online: 28 de Novembro de 2012, 18:37:55
VRSILVA, minha primeira digital foi uma Canon powershot A20 (2 megapixels):

Comprei essa câmera no início de 2002. Antes, fotografava com uma Olympus XA de filme (baita saboneteira). Na época, uma saboneteira digital ainda era muito cara. Entusiasmado pela novidade, larguei os filmes e passei a fotografar só com a powershot mesmo não gostando muito da qualidade das imagens. Naquela época também não tinha muito conhecimento. Minhas fotos eram bem banais. Ainda são mas eram mais...rs. O legal é que ela tinha constroles manuais (abertura e velocidade) e comecei a aprender fotografia com ela. Bom, passaram quase 13 anos e acredite: só mudei 3 vezes de câmera nesse tempo. Lembro como se fosse hoje. Minhas primeiras fotos nesse fórum foram postadas ainda com essa powershot. Só fui trocar de câmera em 2007. Isso pq deixei minha querida powershot cair numa cachoeira...rs. Salvei só as fotos do cartão. Comprei uma superzoom (a Canon S5is). Para mim, era a melhor câmera que deu para comprar na época. Muitas pessoas já tinham DSLRs. Eu ficava quietinho na minha aqui no fórum pq o preconceito era grande. Os bons fotógrafos só fotografavam com DSLR e eu com uma superzoom meia boca. Cansei de ler comentários que minha câmera era uma bosta, que não tinha RAW, era coisa de amador, iniciante e etc. Engraçado que minhas melhores fotos, foram feitas com essa câmera. Não no sentido técnico da imagem mas no sentido de fotos com boas composições, locações interessantes e boas oportunidades. Em 2009, eu e meu irmão decidimos "ganhar uns trocados" com fotografia. Ele tinha uma fuji e comprou uma 40D, flash e boas lentes e eu comprei minha XSI. A XSI é uma câmera que eu gosto muito. Leve, relativamente pequena e entrega uma imagem bacana além de ser simples de mexer. Fiz muitas fotos boas com ela e faço até hoje quando me pedem para fazer algumas fotos mediante pagamento...hehehe. Paralelo a isso voltei a fotografar com filmes. Investi em boas lentes manuais que eu uso nas minhas duas digitais com adaptadores. Eu tentei voltar para os filmes mas querendo ou não a coisa é meio complicada. Tinha dificuldade de comprar filmes bons. Consegui comprar lá fora. Quando comprei, tinha dificuldades de achar onde revelar com qualidade. Depois tinha a questão da digitalização dos negativos. Pensei em comprar um scanner mas aí já seria mais custo. Acabei vendendo boa parte dos meus filmes. Sobraram só alguns e vou gastando à medida do possível. Quando conheci a EPL1 fiquei maravilhado com a possibilidade de voltar a fotografar com uma câmera pequena com boa qualidade. A coisa evoluiu tanto que hoje é possível dispensar uma DSLR.
O que eu quero dizer com esse blá blá blá todo é que também não sou a favor de comprar uma câmera por ano. Nem tenho grana pra isso. Ano que vem penso em trocar pq acho que as câmeras que desejo estão num nível muito bom e bem acima dos equipamentos que tenho hoje.
Abs
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2012, 00:19:40 por pedro_raythz »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2012, 18:57:45
Minha primeira câmera foi uma Sony W35 que ganhei quando tinha 9 anos, em 2007...



Mas essa W35 não durou muito, em 2010 ela quebrou, derrubada pela minha calopsita... Só fui comprar outra em 2011, uma Panasonic FZ40... Passei 8 meses com ela e comecei a sentir falta de controles manuais, e a ergonomia já desagradava... Então, em julho de 2012 comprei a D5100 + 18-55mm e gastei $$$ com uns acessórios pra ela... Passei só 3 meses com ela e consegui uma oportunidade de vendê-la perdendo só 200,00 do valor que tinha gasto... Hoje tenho uma D7000 que comprei a menos de 1 mês... Nunca imaginei que fosse colocar a mão numa câmera dessa, mas hoje eu tenho ela :D
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2012, 22:29:22
Sessao saudosista...

Essa foi a minha primeira camera, uma compacta fubaca da Yashica, comprada em 1993:



Apos 11 anos de serviços prestados, abandonei-a e comprei a minha primeira digital, uma sony P-73:

http://www.steves-digicams.com/images6/sony_p73.jpg

Em 2011, fui de D50 da Nikon e aih nao quero jamais deixar de ter pelo menos uma DRSL por aqui.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2012, 22:29:44 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:16:08
Ok, as duas primeiras foram do meu pai.

Comecei numa tlr
Aqui o cara que tá vendendo essa aí.
LUBITEL-2 Russian Soviet USSR TLR Medium Format 6x6

Depois ele comprou uma OM-10

Aí casei e passei uns seis anos sem fotografar. Então comprei minha primeira própria câmera, uma Nikon N4004, a versão americana da F401.
Que alguns anos depois minha filha com dois anos "achou" na estante e meteu o dedinho no obturador e acabaou com ele.

minha nikon




Aí comprei uma nikon saboneteira digital e só voltei a ter reflex quando comprei a D70

Não acho que vá usar mirrorless tão cedo, tenho uma relação muito antiga com as reflex, não é uma questão apenas pragmática. Amadores se permitem esses gostos.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:17:46
Já que está falando das suas primeiras câmeras, essa foi a minha primeira (uso até hoje):


Apesar da idade (foi lançada em 2008), ainda é uma boa máquina. Pude constatar que apesar de ser toda de plástico ela também é bem forte, depois que deixei ela se espatifar no asfalto após cair do meu bolso andando de bicicleta.  :(

É interessante notar que essa Fuji A900 tem um sensor de 1/1.6 pol., maior que o de uma Canon G15 ou uma Lumix LX7, por exemplo (é claro que essas duas devem ter uma qualidade de imagem muito melhor que a minha old Fuji, mas enfim...  :hysterical: )
O principais problemas dela são a perda considerável na qualidade de imagem quando se usa o zoom e o tempo máximo de exposição de apenas 4 segundos.

Mas fora isso, é ainda uma boa câmera e espero poder continuar usando ela ainda por vários anos (se eu não estragar ela, já que estou pensando em fazer um case-cambiarra para poder tirar fotos na chuva  :hysterical:).
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 00:20:59 por Sunriser »


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2012, 00:27:48
Acreditem minha primeira camera, é minha recém adquirida Yashica Electro 35 GTN preta linda, estado mint mesmo, ando com ela pra lá e pra cá na mochila mesmo não usando-a, e minha primeira digital, é a minha também recém adquirida Canon 350D.

Como eu tirava fotos?

Bem antes de termos cameras digitais em casa, usávamos a maravilhosa e linda Yashica FX-D do meu pai com a maravilha da lente 50mm f1.7. Essa máquina fez praticamente TODAS as minhas fotos desde recém nascido, até marmanjão, eu fiz as fotos das bodas de ouro da minha vó com ela, eu nem sabia nada de fotografia (ainda não sei), só me lembro que meu pai colocou o filme dentro, colocou o flash, deixou no auto, colocou a camera com abertura indicada pelo flash, e falou pra mim, "é só focar pelas linhas, exemplo, gravata, e fazer a foto", perguntei, "mas pai não preciso mexer em nenhum ajuste?", ele, "não a camera fará tudo sozinha", apenas cliquei, e as fotos saíram perfeitas, incrível como o flash yashica, mesmo que direto não fica chapada a imagem. A bodas dos meus avós foi em 2003, só em 2005 mais ou menos que meu pai comprou uma camera digital, um conhecido nos trouxe da alemanhã, uma Samsumg S830 de 8mpx, eu adorava aquela camera, tirava fotos LINDAS, bem nitidaz para uma camera daquela época, tinha exposição manual, e eu lembro que eu ficava fuçando nos f-stops. Tirava fotos noturnas mesmo, aquelas verdes, era show. Aí numa viagem de avião, meu pai INDO, a camera deu pau, eu li em vários lugares que, em grandes altitudes, existem ondas de raio gamma, e mais umas coisas doidas que podem, afetar o sensor das cameras, a máquina batia fotos, porém com várias listras horizontais.

A sorte que tava na garantia, e mesmo sendo trazida de fora a Samsung cobriu os custos devolvendo o dinheiro pro meu pai, daí ele fez a "cagada" (se ele ver isso ele me bate, LOL), de pagar 900 mangos numa Sony compacta, modelo T300, só porque é com interface inteiramente por touch, bem lerda, bem ruim no escuro, modo manual LIMITADÍSSIMO comparada a Samsung, eu achei péssima, mas ele se conforma por ser pequena, ele que já fez curso de fotografia, que gostava de qualidade de imagem, que comprou uma SLR na época (1980 mais ou menos), se conformou com uma compacta.
E pior que ele poderia ter comprado uma Sony H50 na época, mas ele não quis pelo tamanho, bem... fazer o que.

E eu?

Bem desde 2005 tenho celulares com camera, o primeiro foi um Maravilhoso Motorola E380 Rokr que eu adorava, tinha uma camera de 1.3mpx, curtia muito aquele celular, era um dos poucos com MP3 na época, com slot para cartão, com saída de fone 2.5, tinha auto falante estéreo, praticamente o único assim na época, adorava ele mesmo. Daí me interessei por ter celulares com camera, em 2007 me surgiu uma oportunidade de pegar meu primeiro celular com camera "descente", o Sony Ericsson CiberShot K550i, celular espetacular, camera MUITO boa pela época, e pelo tamanho, tinha 2Mpx e podia escolher medição total ou central, e o foco, pasmem, tinha foto PONTUAL (nem minha 350D tem). Depois em 2009 eu comprei um Sony Ericsson também, modelo C510a com camera Cibershot também porém de 3.2mpx, era bom, o flash era pior que o do K550i, mas as fotos eram um pouco melhores, mais nítidas um pouco, fiquei com ele até pouco tempo, estava guardado, porque eu gosto muito dele, vendi ele pra juntar a grana pra comprar a 350D. E em 2010 eu comprei meu tão sonhado Nokia N95 8gb, camera de 5mpx, sensor CMOS, e lentes Carl Zeiss.
Daí aprendi um pouco sobre fotografias, e comecei a me interessar por máquinas, comprei minha Yashica, e não satisfeito com o baixo suporte pelos filmes negativos na cidade, juntei uma grana suado, e comprei minha PRIMEIRA CAMERA DIGITAL, a Canon 350D. Minha fiel companheira, que levo a todos lugares também, até no mercado as vezes eu levo, já levei ela no pescoço, as pessoas ficam olhando curiosas.. Acompanhado da minha noiva eu não me incomodo muito... Ela é uma ótima companhia para fazer fotos de rua...

É isso aí!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2012, 07:44:36
 Bom pessoal, vai aqui meu histórico de câmeras, como todos estão postando.

Comecei com a lenda e guerreira Olympus trip 35, que era do meu pai e está comigo até hoje, inclusive com flash externo, talvez este mais raro que a própria câmera. Depois passei por uma Nikon F3 por dois anos, onde desenvolvi muito o conhecimento por fotografia, passei pra uma Canon EOS 30e, que trazia um sistema de foco "revolucionário" de 7 pontos, e esse sistema reconhecia onde a íris do seu olho estava apontando e selecionava um dos 7 pontos de focagem automaticamente, simplesmente fantástica, mas a Canon resolveu não continuar com esse sistema por muito mais tempo.

Junto a essa Canon EOS 30e tive minha primeira digital, a Canon A75, fiquei 3 anos com ela, troquei por uma Pentax Optio compacta, que não curti muito e vendi com menos de 2 anos, para pegar uma Sony H5 superzoom. Essa sony era muito boa, porém com o grande defeito da baixa duração de bateria, o que em 2010 me fez buscar a opção de uma DSLR, a Canon EOS 1000D, comprada em uma viagem que fiz para a Coréia do Sul.

Mas como tudo muda na vida, comecei a ver oturas câmeras com recursos que sentia falta na 1000D, como vídeo por exemplo, e resolvi mudar novamente este ano, porém não estava contente com as lente EF-S, e iria trocar por Nikon ou Sony, pois as lentes AF-S me agradam mais que as Canon e as funções entregues pelas Sony SLT são muito melhores. Durante a viagem que iria comprar esse novo equipamento me deparei com as micro 4/3, e confesso que em alguns clicks na loja com meu SD com D7000, SonyA57 e Lumix GF3, não tive mais dúvida, voltei na loja no dia seguinte e fiquei com a Lumix GF3. Gostei tanto que alguns meses depois peguei a OMD, e hoje tenho esses dois corpos e 5 lentes do sistema já, e não tenho mais absolutamente nada de DSLR.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2012, 08:35:40
Legal mas o tópico acabou virando para outro assunto...até esquecemos de "brigar" sobre as mirrorless.  :hysterical:

Seria legal se os moderadores abrissem um tópico com um título tipo: Minha primeira câmera digital (sessão nostalgia) e transferir esses depoimentos pra lá. Talvez até já tenha algum assim. Outras pessoas iriam participar mais contando suas histórias. O que acham?

Abs
« Última modificação: 29 de Novembro de 2012, 08:36:08 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2012, 09:01:50
Guto, boa idéia!  :ok:

Ficaria um tópico mais legal, até para quem está entrando no forum achar ele... pelo título do tópico, ninguém vai ler esses depoimentos...

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2012, 09:47:57
Eu acho que o tópico deveria ser minhas câmeras, uma história de amor...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #10 Online: 29 de Novembro de 2012, 09:59:39
História de amor com câmeras hahahaha....

Só vou ter quando comprar a Sigma DP1 Merrill, acho que depois dela eu nunca mais vou querer fotografar com nada


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #11 Online: 29 de Novembro de 2012, 09:59:46
Eu acho que o tópico deveria ser minhas câmeras, uma história de amor...

 :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #12 Online: 29 de Novembro de 2012, 13:02:11
Eu acho que o tópico deveria ser minhas câmeras, uma história de amor...

Apoiado. hehe


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2012, 00:45:22
Pronto, tópico dividido!

Bem, em algum momento já disse do meu caminho em relação a câmeras. Só tive 4 câmeras até então, sendo que uma dela é da família inteira e não só minha.

Comecei em 2003/2004 (eu acho) com uma Aiptek DV3300. Meu padrasto na época comprou sem me consultar rs

Nunca gostei dela, então sempre ficava brincando com as compactas dos amigos (na maioria das vezes Sony P72 e P73).
Quando entrei no fórum utilizava a Aiptek e participei até de passeios fotográficos com ela. O Paulo Machado  como uma alma caridosa as vezes me emprestava a Oly C-4000 dele, que era fantástica mesmo sendo de 2002!

Depois da Aiptek, pulei logo para uma Pentax K100D em 2006.

Lembro que na época eu queria uma Nikon D50, mas já estava descontinuada e como a D40 não tinha motor de foco, não me agradava. Fiquei em dúvida entre a Alpha 100 e a K100D. Ambas tinham o diferencial de estabilizador de imagens no corpo e a K100D tinha ISO3200 (o que não era comum em uma câmera de entrada). Acabei optando pela K100D por causa do tópico dela aqui no MF (que era um dos maiores tópicos do fórum) e porque eu achava a A-100 muito feia também rs
Menos de um anodepois comprei uma compacta para todos aqui da família, uma Canon SX100 IS. Na época a série TZ da Panasonic não tinha modo M, então por isso fui de SX mesmo...

Em 2010 apareceu uma oportunidade de pegar uma K20D usada por um bom preço, já com o grip e 3 baterias.

Algumas coisas já me incomodavam na K100D, como a falta de atalhos, o AF ruim com pouca luz (na K20D tb não é bom mas é melhor) e a ergonomia, já que não existia grip disponível para este modelo.
A K20D me atende bem até hoje, mas faria um upgrade se aparecesse uma boa oprotunidade. A K-5IIs acho uma boa opção para deixar a K20D, mas ainda tenho minhas ressalvas. Esytou esperando a K-3 para vir se virá mais interessante...


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2012, 01:12:47
Minha 1ª foi uma saboneteira da Kodak modelo Instamatic 177x:



Depois dei uns cliques com uma Canon AE-1 Program (não tenho certeza absoluta mas acho que era essa mesmo) que me despertou a paixão para as SLR.



Muitos anos depois, comprei uma saboneteira fuleira da Olympus:



Aí sim parti para digital... Comprei uma Canon A300:



Depois peguei emprestado uma Sony DSC - H9 (que usei até fundir o sensor IS e consequentemente o foco):



E finalmente a atual Canon T3i, mais uns vidrinhos e flash e filtros e tripé e mochila e adaptadores e dry box e baterias e, e, e...:


____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova