Autor Tópico: Minhas câmeras, uma história de amor...  (Lida 11873 vezes)

Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 03 de Dezembro de 2012, 02:15:18
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #61 Online: 03 de Dezembro de 2012, 02:19:28
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #62 Online: 03 de Dezembro de 2012, 06:39:06
Medio formato, se um dia chegar a usar, serah com filmes em P&B e fim de papo!!!!
É; pense bem
Velvia 50

Grand Beach Hotel Pool by RenatoPope, on Flickr
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #63 Online: 03 de Dezembro de 2012, 06:44:33
Eu preferia 10000x uma D3x do que qualquer médio formato de filme...
Porque?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #64 Online: 03 de Dezembro de 2012, 07:41:54
Porque?

Gosto pessoal mesmo... Não gosto de câmeras analógicas, nem dessa parada de revelar e tal... Prefiro digitais.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #65 Online: 03 de Dezembro de 2012, 07:52:24
Gosto pessoal mesmo... Não gosto de câmeras analógicas, nem dessa parada de revelar e tal... Prefiro digitais.

Pois é, quem nasceu na era digital não tem a menor ideia de quão é gosto fotografar com película. D3x é um verdadeiro lixo tecnológico perto de um Provia  100... Ainda mais de uma Médio Formato.

Quer dizer, hoje a Sigma DP1 já dá um coro bonito, mas lindo mesmo em questão de qualidade de imagem (isso sendo uma APS-C com 16mpx de resolução de imagem) em uma D3x, imagina um filme desses numa médio formato... Sem chances.


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 03 de Dezembro de 2012, 08:08:43
É; pense bem
Velvia 50

Grand Beach Hotel Pool by RenatoPope, on Flickr
Eu me lembro dessa foto. Foi um dos motivos que me fez querer a Mamiya. Essa tá na sua conta.
:/
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #67 Online: 03 de Dezembro de 2012, 09:05:43
Acho que o dimi ainda não postou aqui, por que vai demorar uma semana para fotografar é montar uma imagem só de todas suas câmeras rsrsrsr...... Bom minha primeira câmera foi a Nikon d5100, minha primeira câmera na vida, comprei tem uns 4 meses pouco historia ainda, mais bacana ver a historia de vocês


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #68 Online: 03 de Dezembro de 2012, 09:40:07
Quem acha que filme negativo ou positivo (slide) é ruim, é porque não experimentou, a sensação de fazer uma foto, sem saber como irá ficar, se realmente acertamos na composição, na fotometria, é uma coisa que o digital, NUNCA irá nos dar. O medo de clicar e não sair bom, a insegurança, a ansiedade de mandar revelar, e buscar o resultado depois.

O fato de ter um ISO travado, ao contrário do que vocês que nunca usaram uma, é MUITO mais gostoso, liberta a mente, eu sei fotografar MUITO mais com a analógica, do que com a digital (ainda).

Na digital, muitos, assim como eu estou fazendo, fazem a foto sem pensar muito, apenas clicamos, e depois vemos o resultado no display, e depois tentamos denovo, até acertar.
Faço um pedido a vocês de experiencia mesmo, peça para alguém fazer uma pose, e faça umas fotos, e veja se a(o) "modelo" vai gostar de ficar repetindo pose, porque você não conseguiu acertar a fotometria, que é BÁSICO para um fotografo. Minha noiva que diga.

Por esse motivo, que aprender com uma analógica, o aprendizado é MUITO mais rápido, porque você é forçado a acertar, ou acerta, ou queima o filme, então, agente pensa MUITO, antes de fazer uma foto, agente analisa MUITO bem uma cena, um angulo, uma pose, enquadramento, DEPOIS é que analisamos a fotometria, e isso já deve ser automático.

Confesso que eu preciso treinar e MUITO essa questão, mas estou sem uma camera manual, a minha Yashica é prioridade de abertura, a FX-D do meu pai, além de ter que usar sabendo que ele tem um ciúmes ENORME com a camera, ela está travando o espelho as vezes, e eu não quero gastar nela, apesar de valer o gasto.

Mas é isso aí, quem nunca usou, experimenta, abra a mente, saia da zona de conforto. Toda camera é uma excelente camera, basta usa-la e saber lidar com os defeitos dela, usando-os ao seu favor....
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #69 Online: 03 de Dezembro de 2012, 09:55:11
x2
Se eu colocar um gato clicando minha MK III as fotos saem boas.  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 03 de Dezembro de 2012, 10:01:30
Eu vou te dizer o que me incomoda em usar filmes para fotografar, sempre me incomodou e já usei muito: a falta de controle sobre o processo inteiro.
Acontece que a foto com filme é tirada duas vezes, uma quando você clica e a outra quando ela é revelada e ampliada. Exceto no caso de você ter um ampliador e um laboratório caseiro, esse processo está todo entregue na mão de uma outra pessoa, e ela pode cagar seu trabalho todo.
Ja teve caso de eu pegar um filme e fotografar fotos a noite com todo o cuidado do mundo, não misturar fotos de outros ambientes, só as fotos na luz( ou falta dela) e pedir para puxar o filme nas instruções que havia nos envelopes que você colocava o filme (velha Sonora). Aí quando vou buscar as fotos não havia nenhuma e apenas um comentário (subexposto), e eu sabia que deveria ter alguma coisa, principalmente depois que olhei o que ele fez com os negativos. Para PB até acho que possa ter um grande controle sim, afinal você pode fazer, mas C41, duvido. Você tem que ter bastante intimidade com o cara que vai fazer o serviço.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #71 Online: 03 de Dezembro de 2012, 10:27:55
Carcarah, concordo com você com relação a esta questão, nem acho isso uma falta de controle do processo, e sim uma falta de compromisso dos laboratórios com o pessoal dos filmes... Eles simplesmente estão esquecendo e ignorando isso comercialmente.
Eles tem SIM, como fazer as puxadas, mas acontece que HOJE, os operadores dessas máquinas não sabem fazer nada, além de, colocar o filme na máquina, a máquina reveladora, detecta o ISO automáticamente, pois tem o código na lateral do filme. E MUITAS vezes o "operador" dessas máquinas não sabem colocar elas no modo manual, e fazer a puxada.

Mas não é por isso que é ruim de fotografar com filme, é sempre gostoso...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 03 de Dezembro de 2012, 10:54:22
Quem acha que filme negativo ou positivo (slide) é ruim, é porque não experimentou, a sensação de fazer uma foto, sem saber como irá ficar, se realmente acertamos na composição, na fotometria, é uma coisa que o digital, NUNCA irá nos dar. O medo de clicar e não sair bom, a insegurança, a ansiedade de mandar revelar, e buscar o resultado depois.

O fato de ter um ISO travado, ao contrário do que vocês que nunca usaram uma, é MUITO mais gostoso, liberta a mente, eu sei fotografar MUITO mais com a analógica, do que com a digital (ainda).

Na digital, muitos, assim como eu estou fazendo, fazem a foto sem pensar muito, apenas clicamos, e depois vemos o resultado no display, e depois tentamos denovo, até acertar.
Faço um pedido a vocês de experiencia mesmo, peça para alguém fazer uma pose, e faça umas fotos, e veja se a(o) "modelo" vai gostar de ficar repetindo pose, porque você não conseguiu acertar a fotometria, que é BÁSICO para um fotografo. Minha noiva que diga.

Por esse motivo, que aprender com uma analógica, o aprendizado é MUITO mais rápido, porque você é forçado a acertar, ou acerta, ou queima o filme, então, agente pensa MUITO, antes de fazer uma foto, agente analisa MUITO bem uma cena, um angulo, uma pose, enquadramento, DEPOIS é que analisamos a fotometria, e isso já deve ser automático.

Confesso que eu preciso treinar e MUITO essa questão, mas estou sem uma camera manual, a minha Yashica é prioridade de abertura, a FX-D do meu pai, além de ter que usar sabendo que ele tem um ciúmes ENORME com a camera, ela está travando o espelho as vezes, e eu não quero gastar nela, apesar de valer o gasto.

Mas é isso aí, quem nunca usou, experimenta, abra a mente, saia da zona de conforto. Toda camera é uma excelente camera, basta usa-la e saber lidar com os defeitos dela, usando-os ao seu favor....


Ótimo comentário, totalmente relvante, muita meninada que procura os foruns hoje nunca colocou as mãos nas manuais antigas.

Eu aprendi a fotografar com uma Nikon F3, que depois que a passei pra frente descobri que tinha sido do Pedro Martinelli, pois tinha as iniciais nela e o cara que a comprou conhecia ele e perguntou, ele disse que era dele sim, e foi uma das câmeras que o acompanhou na amazônia nos anos 70. Detalhe, ela funciona perfeitamente com o dono atual, deve ter passado dos 500.000 clicks tranquilamente.

Em filme você se sente forçado a fazer tudo perfeitamente, pois além de não poder errar, tem um custo pra checar o resultado, e provavelmente não terá a oportunidade de fotografar novamente.

O ISO fixo é demais, força a criatividade no limite! Me lembro ainda de ter na geladeira, isso mesmo, na geladeira, caixas de Kodak Pro image 100 e Supra 400, além de um BW 400 também, e mais nada. E tudo tinha que ser feito com esses filmes e pronto! Fotografei várias ocasiões à noite, com flash, e filme ISO 100, e ficava ótimo!

Hoje vejo o pessoal de social usando as 5D mark II e III com ISO 6400, e muitas vezes com flash, e me lembro de quando se fazia toda a "ginástica" com os ISO 100 puxados em 400 ou os ISO 400 puxados em 800 para não se usar flash.

Era mais divertido, sim, era mais caro, muito, era mais emocionante, COM CERTEZA!
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #73 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:17:05
Se eu colocar um gato clicando minha MK III as fotos saem boas.  :hysterical: :hysterical:

No modo Automático certamente sim... Mas coloque no Manual que eu vou querer conhecer este gato :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #74 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:17:51
Já testei câmeras analógicas e NÂO GOSTO :ok:
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px