Autor Tópico: Modo pra fotografar casamento na igreja  (Lida 31103 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #30 Online: 04 de Dezembro de 2012, 11:57:31
Cara, com a 7D eu usava o TTL numa boa, bastante confiável. Agora com a 5D II, tô achando que TTL erra mais (são 63 zona de fotometria na 7D contra 35 na 5D II, talvez isso cause essa diferença). Na 5D II eu tenho que compensar a potência do flash bem mais do que na 7D, mas já tô pegando o jeito. Então estou cogitando usar manual também, mas ainda me falta prática. Se for flash direto, até dá pra se virar com o manual, mas aí prefiro o modo Auto, que leva em conta a distância, ISO e abertura, e calcula a potência correta do flash. Ele não serve para flash rebatido.

O modo manual me complica bastante também para o flash rebatido, pois depende da distância da parede onde estou rebatendo, e da distância do assunto à parede também. São muitos cálculos por segundo, ainda não consegui me acostumar com isso... Fora que às vezes tem aquelas fotos de surpresa, que tem menos de 1 segundo para clicar, daí não dá tempo de ajustar a potência do flash (pelo menos não pra mim, pois não tenho prática ainda).

Sei lá, acho que o modo manual sempre dá resultados mais consistentes e confiáveis, mas eu mesmo ainda patino demais com isso. Quando a minha distância em relação ao assunto e à parede não mudam, daí uso o manual o tempo inteiro, bem melhor mesmo. Mas quando é algo muito dinâmico como a cerimônia ou a festa, ainda prefiro o TTL...


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 04 de Dezembro de 2012, 12:07:04
Engraçado isso, vejo muita gente falando que flash tem que ter ttl. No caso da minha D70 até desconsiderei comprar um flash asiático porque só o sb-600 e sb800 funcionam legal com ela. Mas, agora vejo muita gente falando que ttl estoura ou deixa subexposto e isso não faz sentido.
No meu caso tenho muita dificuldade em fotografa uma pessoa vestida com roupas claras sob um fundo completamente escuro, sai errado uma ou outra foto.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #32 Online: 04 de Dezembro de 2012, 12:29:46
No meu caso tenho muita dificuldade em fotografa uma pessoa vestida com roupas claras sob um fundo completamente escuro, sai errado uma ou outra foto.

Fotometre pontual na roupa clara e compense o flash para mais.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #33 Online: 04 de Dezembro de 2012, 12:35:53
No meu caso tenho muita dificuldade em fotografa uma pessoa vestida com roupas claras sob um fundo completamente escuro, sai errado uma ou outra foto.

Aih eh fotometria pontual na pele e torcer para recuperar a textura da roupa no RAW, mais ou menos como um uniWB.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #34 Online: 04 de Dezembro de 2012, 20:22:19
Esquema interessante, hein! Deve ter dado um resultado filé!

Ah, Hyde... Vc chegou num ponto polêmico. É verdade que muitas vezes, a gente faz 5 ou 6 fotos seguidas, pra uma ficar boa. Não só tecnicamente, mas tbm pelo lado das pessoas. As vezes ela pisca, outras vezes ele, tem uma ou outra que alguém "torce" a boca e fica medonho... Em fotos de entrada, por exemplo, tem que usar o sequencial pra garantir que todo mundo vai sair com um sorriso bonito... :D
Mas tbm tem a questão "comercial". Acredito, que só os muito fodões do casamento façam o esquema de entregar o álbum já escolhido, tudo bonitinho pro cliente.
A imensa maioria das empresas tira essa porrada de foto, faz um "copião" e entrega pro cliente escolher.
Aí entra aquela porcaria chamada "concorrencia". Tem fotógrafo que usa a quantidade de fotos como argumento de venda. SÉRIO...
Algo mais ou menos assim:

"Eu prefiro te entregar 125125402100540100 de fotos, porque vc tem opção pra escolher... Prefiro que vc tenha dúvida entre muitas fotos boas, do que ficar faltando foto."

Acredite, já ouví isso de muuuuita gente...
Aí o cara mete 5 mil fotos, mas muito repetidas.

Mike , isso e muito popular, mas de uns anos pra ca,
para  algumas dessas produtoras, ja caiu a ficha que depois da empolgaçao dos "milhoes" de fotos,
o trabalho fica parado sem finalizar, porque o coitado do cliente nao sabe como escolher 100 fotos de 3000,
resultado financeiro= prejuiço.
Abs.
 


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #35 Online: 04 de Dezembro de 2012, 20:25:04
Jah vi uma soluçao medonha para luz artificial em igrejas: luz continua! O cara botou uma especie de poste atras do padre, apontando luz pra todo mundo. Iluminou toda a igreja e usavam flash rebatidos na sapata. O primeiro fotografo usava D700 + 24-70 2.8 e a segunda fotografa usava D300s + uma prime q nao vi qual era. Aquele poste na cara de todo mundo, chateando os convidados, foi bizarro!

a prova do crime:



E na recepçao, fizeram o mesmo, mas rebateram o holofote no teto, mas matando a luz colorida q enfeitava o bolo:



Uma bizarrice dessas, nao podia deixar de registrar pra gente!!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Isso e muito comum, para quem, ainda hoje(festinhas simples) filma com cameras escuras
ja na decada do 90 era natural colocar 4 par 1000, para poder fazer o video.(VHS)
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #36 Online: 04 de Dezembro de 2012, 20:30:11
Em um casamento fiquei observando como os fotógrafos trabalhavam a luz e achei a saída genial.

Eles distribuiram 4 ou 5 flashes pelo salão, em TTL com bounce e apontado para o teto (não era rebaixado mas não era alto como a nave de uma Igreja), e criaram uma espécie de "tenda de luz" com esses flashes. Esses flashes em "tenda" ficavam em um grupo que era acionado pelo fotógrafo quando queria enquadramentos mais abertos. O mesmo fotógrafo trabalhava com uma ajudante que segurava o flash em uma manopla, em outro grupo, para detalhe, busto, meio-busto e tals... Outro fotógrafo ficava com o flash na sapata e com 2 fixas (100mm com certeza e ACHO que 50mm) para detalhes e forte desfoque.

Ou seja, 2 fotógrafos tinham 3 sistemas de flash de acordo com o estilo e com as objetivas utilizadas. Disparo remoto simultâneo em grupo, disparo remoto unitário e disparo direto na sapata.

Lembro-me que ao fim da cerimônia antes da festa, encostei e puxei papo... O fotógrafo principal disse que já tinham ido mais de 3k cliques. Achei um absurdo. Hoje entendo essa neura em disparar, disparar, disparar. Não concordo muito, mas entendo.

Essa e uma boa ideia,
na decada do 90, eu usaba 4 tochas multiblitz de 300w, no salao de festas, com radio(pocket-wizard),
no centro da pista de dança dava 5.6 no fotometro,
devemos pensar que usavamos filmes de ISO 100,
na maquina um metz 60, e o assistente com outro metz 60, ficava muito bom!!!!.
Naquela epoca em festas grandes nao pasavamos de 30 filmes por fotografo (1080 "clics")
Abs.


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #37 Online: 04 de Dezembro de 2012, 21:57:22
é sério esse tópico?


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 04 de Dezembro de 2012, 22:04:17


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #39 Online: 04 de Dezembro de 2012, 23:02:07
E ainda disseram q o autor do topico levou paulada e sumiu...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Ronaldo Andrade

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão
Resposta #40 Online: 05 de Dezembro de 2012, 00:47:08
Quem aqui usa flash em TTL? Ou manual? TTL em ISO alto, tende a estourar no kit D7000 + SB910. Isso acontece só comigo?

eu uso TTL com iso pre programado entre 200 e 6400 nunca tive problemas
D700 d610


Ronaldo Andrade

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão
Resposta #41 Online: 05 de Dezembro de 2012, 01:01:04
E ainda disseram q o autor do topico levou paulada e sumiu...

não sumi não estava acompanhando, se bem que estava ocupado não entendi o termo que levei paulada mas ta valendo só queria a opinião de vcs porque não estou no brasil e visto que os casamentos no Brasil são feitos a noite exigindo muito mais do professional me interessou essa questão
D700 d610


Ronaldo Andrade

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão
Resposta #42 Online: 05 de Dezembro de 2012, 01:04:32
D700 d610


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #43 Online: 05 de Dezembro de 2012, 08:52:15
não sumi não estava acompanhando, se bem que estava ocupado não entendi o termo que levei paulada mas ta valendo só queria a opinião de vcs porque não estou no brasil e visto que os casamentos no Brasil são feitos a noite exigindo muito mais do professional me interessou essa questão
tua pergunta e uma curiosidade legal,
eu como pro do ramo ja vi variasssss formas de usar o equipamento,
muitos usam P e TTL, porque gostam da opçao que da o banco de informaçao da maquina.
eu ja disse , acostumei com o tempo a usar tudo manual, eu faço o que eu acho melhor(acertando ou errando),
mas tambem ja usei A, P,S,na maq, e TTL, A, no flash, em alguma virada rapida de iluminaçao para nao perder a "foto".
Acho que isso e tudo costume, o que importa e entregar a maxima qualidade ao cliente.
abs.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #44 Online: 05 de Dezembro de 2012, 08:53:51
não sumi não estava acompanhando, se bem que estava ocupado não entendi o termo que levei paulada mas ta valendo só queria a opinião de vcs porque não estou no brasil e visto que os casamentos no Brasil são feitos a noite exigindo muito mais do professional me interessou essa questão

Ronaldo, mas se um casamento fosse feito de dia, ao ar livre, como nos USA, vc acha q o fotografo usaria o modo P ou o Modo S ( velocidade ) ou o A ( abertura ) .
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!