Autor Tópico: Compensação de Exposição EOS T3i  (Lida 7502 vezes)

frsmaster

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 03 de Dezembro de 2012, 11:34:38
Olá amigos,
Tudo bem!!

Me chamo Fabrício Roberto e estou entrando para o mundo das DSLR´s agora e por este motivo comprei uma EOS T3i.

Estou com uma pequena dificuldade e gostaria de ver se algum de vocês poderia me ajudar.

Quanto entro no menu para alterar a compensação de exposição, o botãozinho do AV +/- não fica habilitado para mim, ou seja, não consigo colocar a exposição nem para cima e nem para baixo.

Alguém sabe me dizer se o problema esta na minha camera ou seria eu mesmo o problema que não estou conseguindo habilitar esta opção.

Att,
Fabrício Roberto


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2012, 12:36:57
Amigo, eu aconselho FORTEMENTE que você, ANTES DE TUDO, LEIA o manual da sua câmera, ele contém MUITA informação IMPORTANTE, para saber o MÍNIMO para manusear sua câmera sem problemas.

Mas, já que estou aqui gastando as pontas do meu dedo, dou lhe meu pitaco.

Nos modos de exposição automática, você NÃO controla a exposição, nem a compensação. Aliás, é automático não é!

Você só vai controlar a compensação de exposição, nos modos "criativos", são assim chamados no manual, os modos, Program (P), Prioridade velocidade (Tv), Prioridade abertura (Av) e modo manual (M).

Nos modos, P, Tv e Av o botão Av(+/-) funcionando como, compensação de exposição, pois no modo P, é "quase" automático, pois com o dial, você escolhe maior ou menor velocidade/abertura, e SEGURANDO o botão Av(+/-) você muda a compensação de exposição, ou seja, o fotometro fica no zero, de acordo com a leitura do mesmo, e você faz as compensações que achar necessário.
No modo manual "M", o botão AV(+/-) funcionará como seleção da abertura, já que por padrão o dial funciona como seletor da velocidade do obturador, ao SEGURAR o botão Av, você seleciona a abertura do diafragma usando o dial.

Espero ter ajudado e sido o mais claro possível.

E LEIA O MANUAL ATENTAMENTE!

Não é pegar no pé, mas é uma coisa básica que TODOS DEVEM fazer...!

Até mais...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


sakco

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.018
  • Sexo: Masculino
  • "I want, I can, I get it!"
Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2012, 12:42:47
Amigo, eu aconselho FORTEMENTE que você, ANTES DE TUDO, LEIA o manual da sua câmera, ele contém MUITA informação IMPORTANTE, para saber o MÍNIMO para manusear sua câmera sem problemas.

(...)

E LEIA O MANUAL ATENTAMENTE!

Não é pegar no pé, mas é uma coisa básica que TODOS DEVEM fazer...!

Até mais...

2X... E mais um conselho: leia o manual. Abraço!
Silvio A. Kronbauer & Co. - Fotografia de paisagens, natureza, arquitetura e (às vezes) "gente"...
Canon 5D Mark II, até sair algo realmente melhor!
Viva a fotografia!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:18:19
No youtube tem o canal ZONA DA FOTOGRAFIA. Se não estiver enganado tem um vídeo para aqueles que não tem paciência em ler o manual onde boa parte dos comandos são explorados e mostrados.
Aconselho veementemente.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


frsmaster

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:35:05
Senhores,
Boa tarde!

Agradeço pela dicas em ler o "manuel"...hehehehe... Ontem eu estava dando uma olhada na pagina 103 onde fala sobre a compensação de exposição e ali não encontrei nada. Encontrei apenas falando da função. Só que ai que esta o meu problema.
Na minha T3i quando entro ou pelo botão de atalho e pelo menu a opção AV(+/-) não fica habilitada para eu poder mexer na compensação, não é que eu não sabia como funciona a opção e sim que na minha maquina ela aparece desabilitada e isso no modo manual (M).
Pelo que pude notar quando se esta na opção de compensação existem duas possibilidades de ajustes ali, a primeira seria girando o dial para que a camera te de 3 opções de fotos com compensações diferentes e a outra seria apertando a roda seletoda para a direita e para esquerda onde mexeria na compensação. No meu caso é esta opção que não esta habilitade, ela fica na cor cinza e não consigo usa-la.
Não sei se a minha maquina que esta com algum problema ou se realmente sou eu quem não esta sabendo usar.


frsmaster

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:36:47
Havia esquecido também..quanto ao link do Zona da Fotografia, cheguei até a salvar o vídeo manual da T3i mas também não encontrei nada lá a respeito.

Att,

Fabrício Roberto


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:51:27
Na minha T3i quando entro ou pelo botão de atalho e pelo menu a opção AV(+/-) não fica habilitada para eu poder mexer na compensação, não é que eu não sabia como funciona a opção e sim que na minha maquina ela aparece desabilitada e isso no modo manual (M).

Apesar de não ter uma T3i - minha câmera é uma "saboneteira" Canon SX240, acredito que o modo de compensação vai estar desabilitado no modo manual, pq vc tem o controle tanto da abertura quanto da velocidade. Na minha câmera, no modo M, se alterna entre a velocidade e a abertura, quando clico no botão que faz a compensação nos modos P, Av e Tv.

Olhando o manual da T3i, no modo manual, o botão AV (+/-) serve para para mudar o disco para definir a abertura (apertando e segurando ele) - pág. 99).

E na página 103:
"Defina a compensação da exposição se não obtiver a exposição (sem flash) desejada.
Pode utilizar esta função nos modos da Zona Criativa (à excepção de M). Pode
definir a compensação da exposição até ±5 pontos, em incrementos de 1/3 pontos."

Sua câmera não tem defeito.

Abraços.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


frsmaster

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2012, 13:53:09
Amigos,

No manual da T3i na pagina 103 esta escrito o seguinte:

"Defina a compensação da exposição se não obtiver a exposição (sem flash) desejada.
Pode utilizar esta função nos modos da Zona Criativa (à excepção de <M>). Pode
definir a compensação da exposição até ±5 pontos, em incrementos de 1/3 pontos."

Isso quer dizer que não consigo usar esta opção quando estou no modo manual (M) ???

Minha câmera só fica com a opção AEB habilitado no modo manual(M).

Att,
Fabrício Roberto


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2012, 14:01:23


Isso quer dizer que não consigo usar esta opção quando estou no modo manual (M) ???

Minha câmera só fica com a opção AEB habilitado no modo manual(M).

Att,
Fabrício Roberto

Fabrício, na opinião de iniciante, no modo manual vc tem todo o controle da exposição, podendo variar a velocidade do obturador e abertura do diafragma, não sendo necessário compensar a exposição como vc tem nos modos criativos da T3i.

Alguém me corrija se eu estiver errado.  :assobi:

Abraços.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2012, 14:05:26
Fabrício, na opinião de iniciante, no modo manual vc tem todo o controle da exposição, podendo variar a velocidade do obturador e abertura do diafragma, não sendo necessário compensar a exposição como vc tem nos modos criativos da T3i.

Alguém me corrija se eu estiver errado.  :assobi:

Abraços.


É exatamente isso. No modo manual você tem controle da abertura e do tempo de exposição, então você controla a exposição como quiser. Não precisa da compensação da exposição.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 03 de Dezembro de 2012, 14:05:41
Em modo MANUAL, a "compensação de exposição" quem faz é o fotógrafo.

Como vc tem o controle total da câmera (abertura, ISO e velocidade do obturador), quem vai decidir se a foto ficará sub, super ou exposta corretamente é vc.

Se colocar nos modos de prioridade (A ou T) vc vai ver que a compensação ficará habilitada pra vc selecionar se quer a foto sub, super ou 0 e aí a câmera trabalha de acordo com o que vc escolheu.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


frsmaster

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2012, 14:14:38
Jóia amigos,

Agora entendi... Achei que minha câmera estava "bichada"....hehehehe

Valeu pela ajuda!!

Abraços!!

Fabrício Roberto


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2012, 14:48:10
Jóia amigos,

Agora entendi... Achei que minha câmera estava "bichada"....hehehehe

Valeu pela ajuda!!

Abraços!!

Fabrício Roberto

Nada que uma lida bem dada no manual não resolvesse, também.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2012, 15:45:37
Nada que uma lida bem dada no manual não resolvesse, também.

Abcs

Engraçado isso de manual... tenho por hábito há muito tempo, antes de ter qualquer equipamento eletrônico que vá comprar, baixar o manual e ler, mesmo sem o equipamento em mãos e mesmo que não compre depois... Tanto que quando citei o manual da T3i é o que tenho baixado, pois é uma câmera que pretendo adquirir para ser a minha DSLR de entrada, já por estar familiarizado com o mundo Canon.

É chato ler o manual e quando temos a câmera em mãos, queremos mais é clicar e clicar, por isso acho interessante ler antes de ter ela em mãos.

Abraços.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


frsmaster

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #14 Online: 03 de Dezembro de 2012, 17:13:11
Concordo com vc  alexandreranieri...tanto é que no meu caso foi a mesma coisa, já tenho baixado o manual da T3i e o vídeo manual que o pessoal da Zona da Fotografia fez faz tempo. No meu caso foi justamente uma má interpretação de texto ou de repente um distração da minha parte de não ter me atentado a informação de que a compensação não funciona no modo (M).
Nem me atentei também sobre o lance de que no modo (M) eu controlo todas essas variáveis manualmente, ai entrou a inexperiência no mundo da fotografia.
Mas você tem toda a razão, é habito de muitos comprar o equipamento e sair usando sem antes ler o manual. As vezes lemos somente as partes que nós achamos mais importantes ou que julgamos necessário.

Abraço a todos...

Fabrício Roberto