Autor Tópico: Entregar tudo ou não?  (Lida 4498 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 03 de Dezembro de 2012, 21:35:44
Essa é uma duvida que tenho, estou começando na area da fotografia, fazendo alguns ensaios de graça, sem contrato por enquanto, ja que a maioria nao envolve valores...

Então, digamos que em um ensaio curto, eu tire umas 150 fotos, na pós produção, com seleçao e ediçao, entrego 30 fotos, bonitas, ao meu ver, que pagam o serviço, só que normalmente a "cliente"(mesmo que nao paga, considero como tal) pergunta se nao tinha como passar as outras fotos... o que voces fazem(principalmente os profissionais ou os que fazem isso com algum ganho)? Entregam os arquivos normais? Entregam só os editados e sem choro nem vela(o que ao meu ver pode deixar a pessoa meio "nhé", ja que pra cliente o que custa voce entregar os malditos arquivos?), ou entrega os editados, bonitoes em alta qualidade, e o resto salva em jpg baixa qualidade e entrega tudo?

To confuso e gostaria de saber o que é mais correto a ser feito.
@jacobfotografiacriativa


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2012, 21:50:52
Acompanhando....

 :snack:

Mas para nao ficar sem uma opinião sequer, sou do pensamento de que o combinado nao é caro. Entao, trate desde o começo o que sera entregue.

Disse que vou entregar as 30 fotos, e que antes de entregar eu preciso tratar as fotos. Tratei apenas as que selecionei como combinado. Se a cliente, como combinado antes, quiser alguma mais, pode escolher, eu trato, e entrego, pelo preço combinado pelo adicional.

Agora, se combinou entregar um CDzinho alem das 30 fotos combinadas como principal, sugiro entrega-las.

Hoje, com a pequenininha experiencia que eu tenho penso desta forma, mas vai ser muito enriquecedor ouvir os experientes colocarem seus pontos de vista e, quem sabe, até passar a pensar de forma diferente.

 :snack:

Sds



D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:02:10
No exemplo acima, todas as fotos alem das 30 principais sao, em tese, piores q as 30 escolhidas por vc. Acho q entregar muitas fotos em DVD dilui a qualidade geral do trabalho. Pense nisso!!!!!

Seria como uma banda, ao inves de lançar um album com 50 min. de musicas, incluir mais 20 minutos de "B sides" ou sobras de estudio, tornando o album pior mas maior.

Entregar algumas mais em CD/DVD acho legal, mas nao todas e nao muitas, como vejo albuns de casamento com 100 fotos e DVDs com mais 800 extras, mas de qualidade bem inferior as q foram para o album.

Sou amador!!!! Isso eh apenas uma opiniao... Espero q os profissionais comentem por aqui pra sabermos como funciona o mercado.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:16:13
Eu sempre entrego somente as que eu escolhi. Tento sempre explicar aos clientes que tiro várias para garantir pelo menos uma boa, e apago o resto (apago mesmo). Nem que eu quisesse poderia entregar as outras. No geral entrego entre 50 e 100 fotos, mas já entreguei umas 200 uma vez. Mas faço questão de entregar pelo menos uma de cada locação, ou situação, etc. Pra não deixar nada do ensaio sem registro.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:39:38
mandei mensagem para o Allan Elly(um fotografo de casamentos que eu considero um dos melhores!) e ele muito educado me respondeu assim

"André, tem que "educar" o povo. Eu entrego 80 a 120 fotos por ensaio, de 300/400 que faço... eu não entrego tudo pq as boas se perdem do meio das ruins. Abs"
@jacobfotografiacriativa


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2012, 23:42:29
@jacobfotografiacriativa


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2012, 02:03:19
IMHO
Se o fotografo registrou tudo que era necessário não há ncessidade de outras fotos. A execção e se alguém que seja importante para o contratante ficou de fora, ou se alguma cena que os noivos julgaram importante não foi registrada.
Um exemplo (real na minha família) , na saída da igreja um irmão caçula da noiva (dois anos) saiu correndo quase na porta de saída e agarrou-se a ela e pediu colo. Ela agarrou o garoto no colo e saiu para o salão paroquial onde seria o buffet. O "fotografo" acho que aquilo não estava nos padrões de não colocou nenhuma foto com essa cena. Os noivos pediram as fotos sobre isso pois queriam essa recordação, o fotógrafo disse que tinha apagado. O book foi burocrático, com todos os clichês típicos e os noivos lamentaram muito ter contratado o cara, passaram a recomendar que não com a frase "exceto se você não se importar com o fato de que ele é que te dirá qual recordação é importante para você"
Mas, setudo importante está no trabalho entregue, não vejo porque colocar algo ruim ou simplesmente mais do mesmo.


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #7 Online: 05 de Dezembro de 2012, 00:03:16
Eu acho que o fotógrafo tem um pouco de DJ imagético. Escolher as fotos que serão apresentadas é um aspecto tão importante quanto a composição e a exposição. Até acho sacanagem quando resolvem apresentar a público "negativos perdidos" do Capa, do Ansel Adams ou Bresson, por exemplo. Se eles não mostraram, é porque foram fotos rejeitadas. É como se não tivessem sido clicadas - não passaram pelo controle de qualidade.

Assim, o olhar crítico do fotógrafo envolve o processo de seleção sobre o que será mostrado. Mostrar uma foto indesejada vai quebrar o conceito do ensaio, vai dizer mais do que o que você quer dizer. Talvez você deixe de fora uma foto que o cliente acharia o máximo, mas não importa. Você precisa ter convicção de que o seu trabalho reproduz o que o cliente pede. Se você acreditar, o cliente também vai.

Eu não ganho a vida como fotógrafo, sou amador, mas quando apresento fotos aos meus amigos, parentes, contatos do Facebook, etc, eu canso de descartar fotos "boas" que não encaixam no resto da proposta. Para mim, mostrar uma única foto é como uma frase vaga ou uma poesia concreta; mostrar duas fotos é como um parágrafo em prosa; três fotos já é um argumento um pouco mais elaborado. Fotos demais podem demonstrar uma linguagem prolixa ou insegura, excessivamente descritiva, realista demais, ainda que uma fotografia represente sempre uma realidade delimitada.

Claro que posso me propor a fazer 1000 fotos e apresentá-las numa exposição. Isso também é possível, desde que você esteja consciente das consequências em termos de leitura e significado que uma proposta dessas provoca no observador.

Já tirei fotos em sequência que produziram resultados que eu nem imaginava, como por exemplo, surgir uma pessoa numa pose inesperada que só fui descobrir olhando no computador. Portanto, a seleção também faz parte do processo, a fotografia ainda está sendo "revelada" nesta etapa.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2012, 20:10:01
Ia dar minha opinião, mais já responderam...

de 400 fotos , entrego em média 100. e deixo claro para quem está sendo fotografado (a) que irei entregar em média 70 fotos. É melhor deixar um numero menor, e ela receber mais, do que prever 100 fotos e no final dar 70... Qualidade em primeiro lugar, quantidade nem..


d0vidmelo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2013, 01:36:45
Penso da seguinte maneira.

O cliente esta pagando não apenas pelas fotos, mas também pelo o olhar diferenciado que um fotografo tem.
Entregar todas as fotos  diminui o nível de qualidade do olhar.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2013, 11:51:10
...
Um exemplo (real na minha família) , na saída da igreja um irmão caçula da noiva (dois anos) saiu correndo quase na porta de saída e agarrou-se a ela e pediu colo. Ela agarrou o garoto no colo e saiu para o salão paroquial onde seria o buffet. O "fotografo" acho que aquilo não estava nos padrões de não colocou nenhuma foto com essa cena.
...

Nossa que vácilo do fotógrafo, essas cenas espontâneas são as que rendem as melhores fotos.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2013, 16:41:15
André, não sou profissional, mas como cliente peno assim... o que foi combinado não é caro. Se você combinou x fotos, tem de entregar isso, só entrega mais se você quiser. Se não especificou quantidade, aí o trabalho foi por tempo. Sendo assim, o cliente tem direito a todas as fotos que ficaram boas. Fotos repetidas de 3 dsparos seguidos não valem ser entregues, é só trabalho pro cliente olhar fotos quase iguais depois.  :ok:


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2013, 10:17:32
" é só trabalho pro cliente olhar fotos quase iguais depois. "
E o cliente pode até sentir-se enganado. Não faltará quem diga para ele, o cara te entrega X fotos, mas um monte é repetida.


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2013, 13:28:56
não sou profissional, mas eu gosto de deixar a câmera no modo "burst" e sempre tiro 2-3 fotos da mesma cena pq sempre alguém pisca ou mexe sei lá.. dessa forma consigo normalmente salvar uma foto que seria perdida.. em compensação acredito q estou triplicando a velocidade com que o obturador da câmera irá chegar ao ponto de ir pro saco...
alguém mais faz isso? e considera essa questão do obturador?
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2013, 17:04:22
Esse lance do obturador eh importante. Uma D90 ou D300 eu meteria o aço no obturador sem pena, por se tratar de cameras jah baratas hj em dia e muito boa de se trabalhar com elas. Mas fazer isso com minha D700, soh se a remuneraçao fosse muito boa!

Pensando nisso, tem muito freela detonando D80 e D90 por aih, mas na hora de trabalhar como primeiro fotografo num contrato soh seu, usa uma camera melhor. Se vc nao pensar assim, vc desgasta o seu equipo e a grana para repo-lo nao aparece depois.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2013, 17:05:13 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!