Autor Tópico: Com ou sem d-lighting?  (Lida 20536 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Online: 04 de Dezembro de 2012, 09:50:43
Bom dia! :ok:

Gostaria de saber se é realmente viável ficar fotografando usando o d-lighting, que vem na Nikon, visto que isso é um clareamento digital e gera perda de qualidade.

É melhor desligar ele de vez ou tem casos que é bom usar?

Alguém pode enumerar os prós e contras?
Fábio Pedro.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2012, 09:56:39
É um recurso recomendado para cenas com alto contraste, como consta na página 74 do manual...

Melhor utilizá-lo, caso necessário, no menu de retoque da câmera, ou via software em um PC, assim será criada nova imagem (em arquivo separado).

 :ok:


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:04:06
Se for o active D-Lighting vc pode usar na pós (com programas da Nikon, como o ViewNX ou Capture).


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:57:01
É um recurso recomendado para cenas com alto contraste, como consta na página 74 do manual...

Melhor utilizá-lo, caso necessário, no menu de retoque da câmera, ou via software em um PC, assim será criada nova imagem (em arquivo separado).

 :ok:

Mas isso que voce tá dizendo é o pós processamento pela própria câmera, voce pode fotografar diretamento com o D-light Ativo, ai você escolhe se quer, alto, baixo, médio, etc...

Mas a questão não é essa e sim sobre se é bom usar ou não visando ter mais qualidade de imagem, em que casos se deve usar e quais não, ou se é sempre bom não usar, etc...
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #4 Online: 04 de Dezembro de 2012, 10:57:45
Se for o active D-Lighting vc pode usar na pós (com programas da Nikon, como o ViewNX ou Capture).

A questão foi a mesma que eu coloquei:

Citar
Mas a questão não é essa e sim sobre se é bom usar ou não visando ter mais qualidade de imagem, em que casos se deve usar e quais não, ou se é sempre bom não usar, etc...
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 04 de Dezembro de 2012, 11:00:59
Lí agora a pouco em outro fórum dizendo que o D-lighting é mais recomendado de usar se for usar Jpeg, já que ele não recupera bem áreas escuras, e quem fotografa em RAW, não precisa usar, pois no ViewNX, tem ferramentas que no processamento RAW recuperam essas áreas sem perda de qualidade.

Alguém mais pode apontar pró e contra do D-light? só achei essa informação acima até agora!
Fábio Pedro.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Dezembro de 2012, 11:19:39
Há cara aí depende... Eu "acho" que pra quem for usar apenas jpeg pode ajudar a salvar informação em áreas escuras, mas eu particularmente não gosto do resultado às vezes, no meu dia-a-dia não uso e quando faço uma foto em condição de muito contraste eu uso RAW e faço mais de uma foto, mudando a exposição.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2012, 11:34:15
...eu uso RAW e faço mais de uma foto, mudando a exposição.

É isso. O recomendado é sempre fazer o raw. Nunca fotografar com efeitos (o mesmo vale p/ P&B, por ex.), pois você poderá perder muita informação e oportunidades.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2012, 13:07:42
Então é só isso?

Se usar RAW desliga o D-Lighting, faz a compensação e manda ver!
Se usar Jpeg, liga o D-Lighting, faz fotos usando bracketing, ou compensando a exposição, veja o resultado e pegue o melhor ou combine o melhor.

Posso usar isso como recomendação? :ponder:
Fábio Pedro.


lsd

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.042
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2012, 13:18:16
Eu recomendaria fotografar em RAW, mesmo que vc não tenha intimidade com o tratamento no momento, pois, se um dia vc quiser pegar as imagens e fazer uma "releitura", as informações vão estar lá para vc editar. Ou, se der, faça RAW+JPEG.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2012, 13:59:41
Eu recomendaria fotografar em RAW, mesmo que vc não tenha intimidade com o tratamento no momento, pois, se um dia vc quiser pegar as imagens e fazer uma "releitura", as informações vão estar lá para vc editar. Ou, se der, faça RAW+JPEG.

Sim eu já faço isso, depois da conversão eu gravo um DVD com os .NEF, etiqueto e guardo na caixa de acrílico e guardo na minha estante. :ok:
Fábio Pedro.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2012, 15:34:10
Sim eu já faço isso, depois da conversão eu gravo um DVD com os .NEF, etiqueto e guardo na caixa de acrílico e guardo na minha estante.

Conselho: troque os DVD's por HD externo.  :assobi:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #12 Online: 04 de Dezembro de 2012, 15:56:12
Conselho: troque os DVD's por HD externo.  :assobi:

Entendi, mas nos DVD's eu não mexerei mais ou se mexer vai ser porque perdi os Jpeg's ou quero modificá-los, enquanto que no HD externo, esse anda o tempo todo comigo, e mesmo que eu comprasse um só pra isso uma hora ele enche ou deteriora tb, assim como os DVD's.

Tudo é relativo em armazenamento e nada é 100% confiável.

Valeu mesmo pela dica! :ok: :ok: :ok: :ok:
Fábio Pedro.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Dezembro de 2012, 16:08:54
DVDs são a pior forma de armazenagem. Eles precisam de um lado espelhado para refletir o laser, esse lado espelhado é protegido por um verniz e por tinta. Principalmente se o dvd for barato, fungos atacam o verniz e deterioram o espelhamento, sem isso os dados são perdidos, o próprio material do dvd deteriora. Entre os meios mais seguros de armazenagem estão os hd externos sólidos e cartões de memória, sim, é mais seguro um cartão de memória que um dvd.
Depois disso só a nuvem, mas existem muitas pessoas receosas sobre uma entidade ter a posse de seu material. Isso é principalmene preocupante se ela estiver em outro país regida por outras leis.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Dezembro de 2012, 16:10:24
Entendi, mas nos DVD's eu não mexerei mais ou se mexer vai ser porque perdi os Jpeg's ou quero modificá-los, enquanto que no HD externo, esse anda o tempo todo comigo...

É exatamente aí que incorremos no erro. Ao manusear seu HD sempre, você irá trocá-lo no dia em que der problema. Deixe um DVD 2 anos parado, e quando for precisar dele, poderá ter a surpresa de nenhum leitor recuperar os dados dele. Não dei o conselho à toa, minha profissão me ensinou umas 'coisinhas'. Meus arquivos raw estão em 2 HD's externos que ficam bem longe um do outro. A gente costuma guardar as fotos em 2 cartões também.

...e mesmo que eu comprasse um só pra isso uma hora ele enche ou deteriora tb, assim como os DVD's.

O HD é muitíssimo superior às mídias ópticas em velocidade, espaço, durabilidade, confiabilidade...

Tudo é relativo em armazenamento e nada é 100% confiável.

Sim, o objetivo é simplesmente chegar o mais próximo possível desse número.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2012, 16:12:05 por fs_isa »