Autor Tópico: Profissão Fotógrafo  (Lida 8011 vezes)

Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 04 de Dezembro de 2012, 23:05:46
Desculpe Mad, mas não consigo engolir isso, é burocracia soviética demais para mim. Quando era criança uma das coisas que se falava é que para tudo um soviético precisava de autorização, viajar, escolher em que trabalhar, tudo era avaliado para saber se dexariam ou não.
Fui criado com o critério de competência, quem tem competência não precisa de burocratas para garantir seu espaço.
Isso vai contra tudo que acredito. Sou sincero quando te digo que muitas profissões que foram regulamentadas eu considero que foram ridículamente. O critério que hoje impera no Brasil é o do Estado tutor, que define como as coisas são e quem é competente quem não é. PAra mim não funciona assim, sempre foi o talento que definiu os vencedores.
Não vou aceitar placidamente que pessoas seja pesadas segundo os registros que fizeram, a carteira que conseguiram ou a taxa que pagaram.
Digo isso afirmando que minha profissão foi legalizada e segundo todos eses critérios aqui citados. O que aconteceu foi o surgimento de uma monte de incompetentes com cursinhos caça-níqueis debaixo braço.
Discordo de você é já vi suas fotos, como sao infinitamente melhores que as minhas eu te digo que você não precisa disso.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #16 Online: 05 de Dezembro de 2012, 00:00:43
Muito obrigado pelo elogio exagerado! :ok:

Avaliando pelo lado dos cursinhos caça-niqueis, vc tem razao! Nem tinha pensado nessa possibilidade!!!!

Eh melhor deixar a cargo da meritocracia e do marketing boca-a-boca mesmo...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #17 Online: 05 de Dezembro de 2012, 11:29:34
eu ainda sou da ideia que nao vai mudar nada no fim das contas, quem ja é da profissao, vai continuar sendo, quem esta começando, faça o curso e pronto... O curso vai ditar se voce é bom ou nao? Nao vai, e se voce nao for bom, vai cair por terra mais cedo ou mais tarde
@jacobfotografiacriativa


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #18 Online: 05 de Dezembro de 2012, 11:59:02
Como sou apenas hobbysta essa situação não me afeta diretamente, mas no meu ponto de vista, vejo alguma razão em todas as opiniões aqui colocadas, tanto nas favoráveis como as contra a regulamentação. Porém, colocando de lado o "estão querendo morder seu bolso de alguma forma", a regulamentação não seria uma forma de proteger os fotógrafos e os próprios clientes? Hoje quando há algum problema que precisa ser resolvido juridicamente, as coisas são baseadas no contrato entre as partes (quando há um). Se houver um conselho de classe, como na maioria das profissões regulamentadas, não haveria uma normatização dessa relação? Juridicamente como seria isso?

Sou Representante Comercial e filiado ao Corcesp e a empresa pra qual presto serviço não contrata representante que não for filiado e que não estiver com todas as obrigações em dia. Além do contrato de representação comercial, é a maneira que eles tem de se resguardar de picaretas. Não os livra disso, ainda não existe um sistema 100% eficaz na prevenção da picaretagem, mas esses mecanismos devem ajudar sim.

 :ponder:


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #19 Online: 05 de Dezembro de 2012, 12:19:24
Hipocrisia, simplesmente
todos iguais, mas uns mais iguais que os outros

qual a diferença de alguém sem formação começando hoje, e alguém sem formação que começou há dois ou dez anos?

O curso vai ditar se voce é bom ou nao? Nao vai, e se voce nao for bom, vai cair por terra mais cedo ou mais tarde
Então o curso é inútil
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 12:20:37 por Hoogle »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #20 Online: 05 de Dezembro de 2012, 12:43:28
Nao mesmo.

Exemplo.

Existe uma faculdade de direito grande aqui na região, todo ano se formam na média de 20 pessoas em Direito, tem um advogado na minha cidade, que é pequena, que anda de Porsche. Ele tem faculdade de direito do mesmo jeito que todos os outros que se formam todo ano, ele é melhor que eles na profissao, é, se nao fosse nao seria reconhecido.

O curso de fotografia é a mesma coisa, vai sair gente de lá que vai fotografar a familia nas reunioes e pronto, e tem gente que vai sair incrivel, mas o que sai incrivel, é pq se dedicou além do curso. Curso nao faz fotografo, o cara pode ser bom sem ter curso, mas ai é outros quinhentos...ele nao é essencial, mas pode dizer o caminho muito bem  :ok:
@jacobfotografiacriativa


Hoogle

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 970
  • Sexo: Masculino
  • Hello. It's me.
    • Alexander Hugo - Fotografia
Resposta #21 Online: 05 de Dezembro de 2012, 14:48:20
Entendo.

O problema é ter que fazer cursinho de fundo de quintal, para se aprender o que já sabe.
É desperdício de tempo e dinheiro.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #22 Online: 05 de Dezembro de 2012, 15:45:26
isso me lembra curso de auto-escola: se vc ler o material didatico, vai perceber q as aulas nem vao e nem vem. Uma boa leitura e a prova vc faz facil!!!!
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 15:45:48 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #23 Online: 05 de Dezembro de 2012, 15:58:40
isso me lembra curso de auto-escola: se vc ler o material didatico, vai perceber q as aulas nem vao e nem vem. Uma boa leitura e a prova vc faz facil!!!!

Ou o contrário, eu fiz a prova e NEM peguei no livrinho, errei só uma, era uma placa de aeroporto...  :snack:
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #24 Online: 05 de Dezembro de 2012, 16:09:14
Ou o contrário, eu fiz a prova e NEM peguei no livrinho, errei só uma, era uma placa de aeroporto...  :snack:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

No meu caso, eu era estudante de medicina e a minha prova de primeiros socorros serviu de parametro para a correcao de todas as provas. O professor me perguntando em sala por que numa situacao de acidente, se palpa a arteria carotida ( no pescoco ) e nao alguma arteria periferica para aferir o pulso do acidentado foi muito bizarro!!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 16:12:02 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 05 de Dezembro de 2012, 17:22:18
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

No meu caso, eu era estudante de medicina e a minha prova de primeiros socorros serviu de parametro para a correcao de todas as provas. O professor me perguntando em sala por que numa situacao de acidente, se palpa a arteria carotida ( no pescoco ) e nao alguma arteria periferica para aferir o pulso do acidentado foi muito bizarro!!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Essa é fácil, porque é assim que fazem nos filmes, ora.


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #26 Online: 05 de Dezembro de 2012, 17:28:03
 bom , nesses 20 anos de profissão, ensinei muita gente a fotografar. Alguns desses seguiram carreira  e levaram a coisa a sério , outros foram pro lado do" cubro qualquer orçamento". O curioso é q nenhum deles tem curso técnico. Tenho tios fotógrafos q tbm ensinaram uma porrada de gente ,sem oferecer nenhum tipo de certificado ou diploma. Não quer dizer q  eles não tinham  capacidade pra ensinar  . Eu ensino o básico, se o cara tiver disposição pra acompanhar um evento e paciência pra aprender boa, do contrário não tô nem aí tbm.  Conheço o dono de uma escola de fotografia famosa de São Paulo, q é um tremendo FDP, ele é um dos professores do curso básico, passa a aula toda do lado de fora fumando.....alguns aqui já devem saber de quem estou falando. Pois é, como ele era marido de uma amiga minha, indiquei essa escola pra minha esposa, pois eu queria q ela tivesse um certificado pelo menos. Saiu do curso do jeito q entrou, eu tendo  q  ensinar todo conteúdo passado por eles.  Ou seja, todos os colegas daquela turma receberam um certificado, e aí ???? 


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #27 Online: 05 de Dezembro de 2012, 22:43:56
Depois do argumento da certificaçao porca, mudei radicalmente de opiniao. Isso deve ser bem mais comum q eu imaginava.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #28 Online: 06 de Dezembro de 2012, 10:02:08
regulamentação sempre é bom... Ruim é a falta de ação de sindicatos e entidades representativas.

Agora, conhecendo nosso famoso "jeitinho brasileiro" e, agregado a isso, a forte expansão do mercado de digitais e vários segmentos diferentes, tenho CERTEZA que vai rolar de tudo... Obrigatoriedade de formação para atuar em agências, exceções a essa regra para os caras já tarimbados, necessidade de formação para conseguir job freela, desnecessidade de formação para conseguir job freela, formados abrindo estúdios próprios, não formados abrindo estúdios próprios..., e toda a série de infindáveis possibilidades que vcs possam imaginar.

Tem que ter em mente que obrigatoriedade de formação só funciona MESMO se o mercado de trabalho segregar completamente o formado do não-formado. E nas atuais condições do mercado fotográfico não acredito nisso.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #29 Online: 06 de Dezembro de 2012, 13:41:02
  Precisei do diploma duas vezes na vida. Uma qdo prestei concurso público pra fotógrafo de prefeitura e outra pra abrir registro de fotógrafo autonomo . Nesses casos é essencial sim ! Se for fotógrafo da SPTur tem q ter diploma de nível superior ou de jornalismo  .  :ok: