Autor Tópico: Quanto você cobra?  (Lida 5215 vezes)

gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Online: 04 de Dezembro de 2012, 16:10:09
Quanto você cobra pelo seu trabalho fotográfico?

Aquela velha história, quanto cobrar.

Já perguntei isso por aqui uma vez sobre evento (aniversário) e deu uma confusão só.
Sei que cada um tem a sua opinião formada sobre o assunto,
também sei que temos de levar em consideração todos os aspectos ligados ao gasto como valor do equipamento, seguro, comida, transporte, sola de sapato, etc.
Por isso resolvi fazer diferente desta vez.

Venho aqui hoje, contar com a ajuda de todos, para talvez solucionar o problema de quem busca o "piso" de quanto cobrar em cada situação...

Vou definir alguns pedidos,e cada pessoa dará seu valor, e explicará o porque do mesmo. Penso que com isso teremos uma idéia de quanto cobrar,
pois o mesmo trabalho pode variar seu valor por inúmeros aspectos como cidade, equipamento do fotógrafo, experiência, nome, entre vários outros aspectos...

Pedido 1: Vou abrir um site de venda de roupas femininas. Gostaria de 20 fotos por semana, com fundo neutro. As fotos podem ser na minha casa. (considere que a casa dela é perto da sua, com tratamento básico, entrega das fotos em DC/DVD)

Pedido 2: Darei uma festa para minha filha que fará 4 anos no sábado agora, quanto você cobra? (considere 4 hroas de evento, sem tratamento das fotos, sem tratamento, entrega das mesmas sem CD/DVD)

Pedido 3: Meu sonho é ser modelo. quer fazer meu primeiro book... Qual o valor para fotos em estúdio? e fotos externas? (considerando 4 horas das externas + tratamento + CD; ou X horas de foto em estúdio + tratamento  + CD ) - Cobra a mais para diagramar o book?

Pedido 4: Preciso de um fotógrafo para registar um evento que acontecerá no final do mês em um sítio, para comemorar o dia dos pais.  A empresa tem 100 funcionários, + convidados, totalizando 400 pessoas. o Evento acontecerá em um sitio a 100 km. (considere 5 horas de evento)

Sei que surgirão preços diferentes, por isso acho interessante a defesa do por que do seu valor!
Acho que isso pode ajudar muita gente.
[]'s a todos


Itallo Fernandes

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 291
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Abril de 2013, 13:35:46
Putz, ninguem respondeu???  :shock:

Queria saber quanto a galera cobra no "3". Só que eu acrescentaria mais uma coisa, normalmente a menina vai em alguma loja de roupas e pede roupas "emprestadas" para o ensaio, só que a loja pede em troca que o fotografo destaque que as roupas são de "loja tal". Nesse caso eu cobraria da loja por ta fazendo propaganda?
Desenhar com a luz.
Equipamento: Um dedo, um olhar, uma mente e um coração...


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2013, 17:10:16
cada um cobra o que quer :

1 sessão no estudio de uns 45 mins R$ 200 , fotos com ajustes basicos.
1 saida para fotos externas de umas tres horas a partir de R$ 350 , fotos com ajustes basicos

eu sou baratinho

 :D


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2013, 00:21:34
Essa é sua atividade principal ou complementar ?  Acho que isso deve ser levado em conta ( perdão se fui óbvio  :eek:)

Além disso, fds é para passar com a família, com os filhos. Quanto isso vale ? R$ 200,00 ?  R$ 300,00 ?  Sei lá...
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


LuisM

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2013, 14:49:17
Essa é sua atividade principal ou complementar ?  Acho que isso deve ser levado em conta ( perdão se fui óbvio  :eek:)

Além disso, fds é para passar com a família, com os filhos. Quanto isso vale ? R$ 200,00 ?  R$ 300,00 ?  Sei lá...

1. complemento ela como posso enquanto que nao cobro 1.500 reais por um ensaio (como muitos piores que eu)
2. quando tiver filhos e familia entao vou avaliar isso por enquanto prefiro trabalhar e estudar fotografia no FDS

 :D


gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2013, 12:30:04
Essa é sua atividade principal ou complementar ?  Acho que isso deve ser levado em conta ( perdão se fui óbvio  :eek:)

Além disso, fds é para passar com a família, com os filhos. Quanto isso vale ? R$ 200,00 ?  R$ 300,00 ?  Sei lá...

AfFalcao, entendo sua crítica, mais eu defendo que nem todo mundo tem a mesma rotina. Na maioria dos casos, quem está pensando em cobrar por seus trabalhos fotográficos, faz como job secundário e já tem emprego fixo, faz simplesmente por amor a fotografia, ou apenas pelo dinheiro extra mesmo. Eu me enquadro no primeiro, e fico triste quando vejo alguém que se enquadra no segundo.

O ponto que queria abrir para discussão é o valor que cada um tem e o porque de tal valor.
Com certeza vai ter gente cobrando R$100 por um serviço e gente cobrando R$1000 pelo mesmo serviço, simplesmente pq temos variáveis como local/estado, conhecimento, experiência, material, entre vários outros fatores...

E digo mais, a questão é quanto vale o seu click, comparar isso com o valor de um passeio em família eu acho desnecessário.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2013, 21:04:45
AfFalcao, entendo sua crítica, mais eu defendo que nem todo mundo tem a mesma rotina. Na maioria dos casos, quem está pensando em cobrar por seus trabalhos fotográficos, faz como job secundário e já tem emprego fixo, faz simplesmente por amor a fotografia, ou apenas pelo dinheiro extra mesmo. Eu me enquadro no primeiro, e fico triste quando vejo alguém que se enquadra no segundo.

O ponto que queria abrir para discussão é o valor que cada um tem e o porque de tal valor.
Com certeza vai ter gente cobrando R$100 por um serviço e gente cobrando R$1000 pelo mesmo serviço, simplesmente pq temos variáveis como local/estado, conhecimento, experiência, material, entre vários outros fatores...

E digo mais, a questão é quanto vale o seu click, comparar isso com o valor de um passeio em família eu acho desnecessário.

Cara,

Já trabalho a semana toda. Se for para trabalhar final de semana e me fazer ficar longe da família, tem que me pagar muito bem. Não acho essa comparação desnecessária, entendo ser mais uma variável. 

Difícil responder sua pergunta. Como vc mesmo disse, são muitas variáveis.  O sujeito pode cobrar R$ 100,00 ou R$ 1.000,00 pelo mesmo evento.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2013, 21:14:16
Na 3 eu cobraria um contrato com um rendimento 2% do que ela ganhar ao longo da vida!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


nildes

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
Resposta #8 Online: 30 de Abril de 2013, 13:19:28
Na 3 eu cobraria um contrato com um rendimento 2% do que ela ganhar ao longo da vida!

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: Vai que ela vira uma Gisele Bündchen ai, né?!  :hysterical: :hysterical: Ri alto!

Além disso, fds é para passar com a família, com os filhos. Quanto isso vale ? R$ 200,00 ?  R$ 300,00 ?  Sei lá...

NÃO QUERO SER PROFISSIONAL! Fotografia pra mim é Hobby mesmo!!!
Mas lendo o que o Affalcao escreveu fico pensando que fotógrafos profissionais que conheço (muitos deles, aliás!) utilizam os fins de semana para trabalhar em eventos, uma vez que geralmente é nestes dias que ocorrem festas comemorativas, aniversários, casamentos, batizados, etc... E acredito que todos os que trabalham com fotografia em eventos de fim de semana já levaram isso em consideração.

E ai vem outra questão: Até que ponto uma pessoa quer se profissionalizar no ramo da fotografia mas trabalhar apenas dias de semana? 
E com relação a tempo em família acho que é mais importante qualidade que quantidade!
Você pode até não ficar com sua família nos sábados a tarde por causa de trabalho, mas pode compensar em outras situações.
Tudo bem que justifica-se um preço embutido, mas não dá pra medir isso!

Se os fotógrafos fossem considerar que: "Ah, sua festa é no sábado e vou perder 9 horas do meu dia (2h preparando equipamento + 5h de evento + 2h de viagem) e como não vou poder passar o sabado com meu filho vou te cobrar 10 mil pra ir lá tirar as fotos e te entregar todas cruas direto no seu computador pois o sabado com meu filho não tem preço..." quem contrata estaria perdido!!!



gruggio

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.147
Resposta #9 Online: 01 de Maio de 2013, 08:55:43
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: Vai que ela vira uma Gisele Bündchen ai, né?!  :hysterical: :hysterical: Ri alto!

NÃO QUERO SER PROFISSIONAL! Fotografia pra mim é Hobby mesmo!!!
Mas lendo o que o Affalcao escreveu fico pensando que fotógrafos profissionais que conheço (muitos deles, aliás!) utilizam os fins de semana para trabalhar em eventos, uma vez que geralmente é nestes dias que ocorrem festas comemorativas, aniversários, casamentos, batizados, etc... E acredito que todos os que trabalham com fotografia em eventos de fim de semana já levaram isso em consideração.

E ai vem outra questão: Até que ponto uma pessoa quer se profissionalizar no ramo da fotografia mas trabalhar apenas dias de semana? 
E com relação a tempo em família acho que é mais importante qualidade que quantidade!
Você pode até não ficar com sua família nos sábados a tarde por causa de trabalho, mas pode compensar em outras situações.
Tudo bem que justifica-se um preço embutido, mas não dá pra medir isso!

Se os fotógrafos fossem considerar que: "Ah, sua festa é no sábado e vou perder 9 horas do meu dia (2h preparando equipamento + 5h de evento + 2h de viagem) e como não vou poder passar o sabado com meu filho vou te cobrar 10 mil pra ir lá tirar as fotos e te entregar todas cruas direto no seu computador pois o sabado com meu filho não tem preço..." quem contrata estaria perdido!!!

Concordo com o nildes.
E digo mais, temos de ver também que cada caso é um caso, por exemplo:  Se o camarada trabalha com fotografia de produto, que podem ser tiradas a qualquer dia da semana, acho válido a "folga" no final de semana pra família. Mas se tratando de um fotógrafo de eventos (freelancer de final de semana) não tem como conciliar a família com o evento, ou é um ou é outro.  Isso acontece com a maioria dos eventos de finais de semana: Casamentos, aniversários, 15 anos, etc...
« Última modificação: 01 de Maio de 2013, 08:55:54 por gruggio »