Autor Tópico: Fotografo iniciante  (Lida 3132 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 04 de Dezembro de 2012, 19:34:10
Ola, sou fotografo iniciante e ando fazendo alguns ensaios de graça para algumas meninas que conheço, minha noiva é maquiadora, faz trabalhos lindos, entao unimos o util ao util, portfolio duplo, só que surgiu algumas oportunidades de fazer outros books para outras meninas, como trabalho, em consequencia desses feitos de graça...Eu fiz uma tabelinha de preço barata, só que vejo muitos julgando os fotografos iniciantes. Gostaria que opinassem principalmente nos valores para eu ter uma noçao se estou sendo humilde de mais, ou se estou cobrando de mais.

De 5 a 10 fotos - 50 reais
De 20 a 40 fotos - 150 reais
de 40 a 60 fotos - 300 reais com maquiagem incluso(os outros nao)

Todos os gastos de idas e vindas, combustivel e tudo o mais, com a cliente.

Ai eu digo fotos com pós-produção, logicamente para tirar 50 fotos seria necessario clicar no minimo umas 150/200 vezes(ou bem mais)

Minha noiva me acompanha, auxiliando e tudo o mais, estou fazendo isso pois vejo que é o caminho que a maioria dos fotografos bons da minha regiao começaram, cobrando pouco e tentando fazer um trabalho assim, mas tenho medo de ser algum dos que "sujam" o nome. Nao faço casamentos, nem festas de 15 anos, nem nada que eu considere de certa forma importante para a pessoa, por nao ter set nem experiencia para tal, apenas books que é mais uma forma de ter fotos bonitas para guardar e mostrar do que algo realmente para vida toda(e se eu perder algo, algum momento, podemos marcar e fotografar tudo de novo, coisa que nao ocorre em eventos importantes de verdade).

Se puderem dar suas opinioes, ou se alguem é do ramo de fotografia de books, dar as dicas ou falar como começaram, fico agradecido

Att.

André Jacob
@jacobfotografiacriativa


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #1 Online: 04 de Dezembro de 2012, 20:04:59
 andré , minha esposa tbm é maquiadora e faz penteado basico pra ajudar na produção. Vc pode começar focando nesse book de 300,00  com maquiagem inclusa. Fotos sem maquiagem  dão um ar de amadorismo total . Em 99% dos books eu convenço as clientes a optarem por maquiagem . Todo mundo fica feliz, a cliente mostra pra outras amigas e assim começa sua carreira fundamentada em indicações. Além de maquiadora minha esposa tbm faz a direção das modelos ,fotografa tbm e tem um baú cheio de acessórios ,desde plumas ,chapéus, e muita ,mas muita bijuteria. Isso faz toda diferença na produção. Mesmo a cliente trazendo suas jóias, e roupas de preferencia , um acessório diferente as vezes faz toda diferença numa foto, mesmo vc só tendo um fundo preto ou fundo branco.  Tem tudo pra ser uma parceria vitoriosa . Gradativamente vc vai ver q o seu preço vai subindo naturalmente , ao mesmo tempo vc obrigatoriamente deve sempre estar atualizado buscando a perfeição .  Já fiz a cagada de oferecer um book diagramado com 20 fotos em album tamanho 15x21  por 500,00 .  acontece q todo mundo acaba querendo só esse tipo de promoção, e o retorno naõ compensa.
Melhor cobrar 300,00 e entregar direto no CD , pelo menos não tem dor de cabeça com encadernadora q não cumpre prazo.