Autor Tópico: Objetivas/lentes radioativas  (Lida 5544 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:50:09
:clap: :clap:

Tópico bastante informativo.

Shalders, como sempre, com informações altamente úteis e completas.

Francisco, reforço meu comentário do início: se quiser se desfazer da radioatividade das lentes, mande elas pra mim. :assobi:

Abcs


Ja tem uma fila boa, inclusive no BRFoto haha !


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:50:11
Valeu pelas informações, AFShalders.

Para concluir, achei um texto de uma agência dos EUA que expõe alguns riscos e medições de tório em lentes de câmeras fotográficas coletadas de outras agências e artigos científicos.
http://pbadupws.nrc.gov/docs/ML0119/ML011980367.pdf

O texto é longo e contém observações de tudo que é produto de uso doméstico, mas na página 3-299 tem uma tabela contendo a exposição média do usuário desse tipo de lente (desde que a fabricação tenha respeitado os parâmetros da agência). Dê um ctrl+F por Table  3.19.3. Antes disso, há várias observações sobre o uso de tório em lentes.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #17 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:51:02
Tô na fila!!! E quem não quiser a lente radioativa pode me mandar, já tenho olhos preparados para isso!


 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Gostei da informação, muito interessante! :ok:
Fábio Pedro.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 13 de Dezembro de 2012, 15:01:26
Do tal APD:

"I agree that the increased risk from Thorium glass is very slight. However, as one who is already a cancer survivor, I choose not to take that risk"

Paranoia de cachorro picado por cobra que tem medo de linguiça


"The Thorium decay series includes alpha, beta and gamma emitters."
"At least three of Thorium's daughter elements (stages in the decay series) are significant gamma emitters"

Não, não há emissão gama. Todos os decaimentos são alfa e beta

O isótopo de torio-232 mais perigoso que decairia em rádio e depois em actinio e depois novamente em tório-228 praticamente não existe na natureza.

Ou seja.... Muito cacique pra pouco índio nessa tribo.  :aua: :aua: :aua:


Na boa, você já foi a Guarapari ?  :assobi:
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 15:03:32 por AFShalders »


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #19 Online: 13 de Dezembro de 2012, 17:00:49
Nem conhecia os boatos de Guarapari, mas dei uma googleada e já acho melhor não ir. Já andei de pés no chão por praias uruguaias, que têm areias espessas e escuras.

Algo que até me preocupa mais são os cristalinos visores das minhas Canon F1 de 40 anos de idade. Embora não fosse recomendado o uso de tório nos visores, não encontrei nenhuma referência a isso. Mais ainda, não tenho uma Canon Pellix, mas aquela película semirreflexiva que substituía o espelho, será que não tem uma substância dessas?

Eu estou levantando hipóteses. Certamente há riscos, talvez não sejam tão grandes como estou plantando, mas acredito que não é algo totalmente desprezível... é maior do que comer uma banana ou beber um litro de água mineral ou salgar a comida com sal de potássio ao que parece...
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 17:01:39 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 13 de Dezembro de 2012, 17:05:41
 :doh:


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #21 Online: 16 de Dezembro de 2012, 10:21:58
Nem conhecia os boatos de Guarapari, mas dei uma googleada e já acho melhor não ir. Já andei de pés no chão por praias uruguaias, que têm areias espessas e escuras.

Francisco não sei se vc falou sério ou estava brincando... Se foi sério, meu amigo, deixe de ser paranóico...
Passei a minha infância inteira me enterrando nessas areias de Guarapari...
Eu tenho uma FD 35mm f2 que também tem thorium. E já estou na fila... Se não quiser essa sua aí manda ora cá  :D