Autor Tópico: Basico - Tudo que aprendi no forum em 2 semanas  (Lida 9478 vezes)

fellipece

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 05 de Dezembro de 2012, 23:03:25
Pessoal,

vim aqui primeiramente agradecer ter achado este fórum e todo conteúdo que existe aqui. Sou 0 a esquerda em fotografia, mas decidi que por motivos profissionais (sou vendedor e preciso criar um ecommerce) vou ter que aprender um pouco desta arte que é a fotografia, e em 2 semanas de estudo nesse fórum, gostaria de que vocês ficassem ciente do meu andamento, sempre me corrigindo se eu estiver falhando em algo. Portanto vou escrever o pouco que aprendi, que não é muito mas acho que para princípio me basta.

Aprendi que a fotografia de objetos com cunho comercial para ecommerce chama-se STILL, e para que ocorra uma fotografia de STILL boa é preciso que haja:

1o lugar) Excelente ilumanção
2o lugar) Local próprio para isso (chamado de mesa que é tipo uma tenda)
3o lugar) Camera com ajuste manual (A mais barata com este recurso é a Câmera Digital Canon PowerShot SX150 IS 14.1 Megapixels http://compare.buscape.com.br/canon-powershot-sx150-is-14-1-megapixels.html#precos)

Então vamos lá, o que eu comprei foram:

7 luminárias tipo abajur com as lampadas mais fortes que couberam (25W) (cada uma a 23 reais no MAKRO e a lampada a 10 reais tambem no MAKRO)

1 Camera Panasonic FZ200 + Bolsa + Tripe EK-882 R$ 1660,00 no detonashop (ainda não chegaram)
1 Bateria Extra no Mercadolivre R$ 70,00 DMWBLC12
1 Tenda Difusora Dobrável 60x50 no MercadoLivre R$ 120,00
1 Cartão Classe 10 16gb R$50,00

A bateria, a tenda, as luminarias e o cartão já chegaram, falta as encomendas do detonashop.

Aprendi que tudo eu devo pesquisar antes no www.mercadolivre.com.br e www.buscape.com.br, e se tiver alguem que traga encomenda, www.ebay.com

Aprendi muito com o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=ZlZt0RID01Q - além de todos os tópicos daqui

Vi também que a DSLR é muito melhor, e temos a opção da Nikon D5100 no mesmo preço da FZ200, mas eu gastaria o mesmo valor ou mais na lente.

Sobre as cameras, tem um site que vi que é bem compatível a opinião dos colegas, que é http://www.2cameraguys.com/best-cameras.cfm. Escolha a categoria e siga em frente.

Aprendi também que existe algumas categorias de câmeras, e uma não tem relação com a outra, nao podendo ser comparada entre si, que são: Compactas, Compactas de Bolso Premium, Compacta a prova dágua, Compacta Superzoom ou Semiprofissional, Mirrorless, DSLR e as Top Full Frame DSLR.

Sobre o STILL, o que vou fazer assim que a camera chegar:
1) calibrar os monitores que for trabalhar com o app Colormunki segundo tutorial do youtube

2) calibrar o White balance da Camera para o mais real (menos azul e menos cinza)

3) ligar todas as luminárias

4) não esquecer do papel manteiga nas luminarias

5) nunca bater foto no automático

6) escolher na Camera o modo manual

7) colocar no modo macro e depois coloque o ISO pra 100 ou 80 ou menor , se for o caso, a velocidade pra 125 ou mais, e a abertura acima de 3,5.

8) testar e testar e testar! Sempre evitando edições em photoshop afim de aumentar a produtividade. Nos buscamos a foto perfeita, que eh a sem sombra nenhuma!

Pessoal, é isso. Gostaria de ler críticas e sugestões para o STILL e a nova empreitada! Saber onde errei, onde posso melhorar e onde estou bem.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2012, 23:04:17 por fellipece »


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2012, 23:06:43
Só sinto em lhe informar que com esses 1600,00 que você gastou na FZ200 dava pra ter comprado uma D5100 + 18-55mm :(
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2012, 00:23:02
Eu ia dizer parecido... Acabou pagando mais caro pra ter zoom, o que pra still não é necessário... Acredito que uma compacta premiu já seria mais que o suficiente, ou mesmo uma dslr... Mas, de qualquer forma, pegou a top das superzoom, uma câmera bem versátil e com boa qualidade de imagem que acredito que num primeiro momento pode te atender direitinho se bem utilizada. Agora que todas as compras foram feitas não tem muito mais o que pensar nisso... Ou, sabe que tem 7 dias pra desistir da compra e pegar o dinheiro de volta neh? pode inclusive trocar por outro produto, o que facilita muito essa negociação com a loja. Tenho certeza que tem muita gente que manja mesmo aqui pra te dar um parecer melhor sobre a situação, é só aguardar...

No mais, boa empreitada!
Tecpix + motorola do guga


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2012, 06:24:28
Eu ia dizer parecido... Acabou pagando mais caro pra ter zoom, o que pra still não é necessário... Acredito que uma compacta premiu já seria mais que o suficiente, ou mesmo uma dslr... Mas, de qualquer forma, pegou a top das superzoom, uma câmera bem versátil e com boa qualidade de imagem que acredito que num primeiro momento pode te atender direitinho se bem utilizada. Agora que todas as compras foram feitas não tem muito mais o que pensar nisso... Ou, sabe que tem 7 dias pra desistir da compra e pegar o dinheiro de volta neh? pode inclusive trocar por outro produto, o que facilita muito essa negociação com a loja. Tenho certeza que tem muita gente que manja mesmo aqui pra te dar um parecer melhor sobre a situação, é só aguardar...

No mais, boa empreitada!

No próprio Detonashop tem a t3i por R$ 1.826,65
http://www.detonashop.com.br/canon-eos-rebel-t3i-kit-de-lente-ef-s18-55mm-f3-5-5-6-is-ii.html

E e a Nikon que o Rafael citou, R$ 1.699,15
http://www.detonashop.com.br/camera-digital-slr-nikon-d5100-com-lente-vr-18-55mm.html

Ambas com a lente do kit, 18-55m.

E quanto a um tópico muito bom sobre luz em still:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=78617.msg773912#msg773912

E como disse o Fernandez, boa empreitada!



- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2012, 07:38:57
Eu ficaria com a compacta premium, o zoom realmente é totalmente desnecessário e podia ter investido em algo com melhor qualidade de imagem mas com a FZ200 fará ótimas fotos também.

Só lembre-se que a FZ200 não tem só a abertura f/2.8, explore as outras e principalmente as intermediárias que darão maior nitidez. Esse erro é super comum naqueles fotógrafos iniciantes que já saem comprando uma 50mm f/1.8 (e 80% não sabem nem o porque de comprarem esta lente) e ficam a vida inteira usando só o f/1.8 e rclamam que não conseguem fazer foco. Pior, já vi gente fazendo isso com uma f/1.4 e olha que pra comprar uma f/1.4 tem que ter bastante dinheiro sobrando. Pena que não investem esse dinheiro em conhecimento, só em equipamentos...

Ah, e compre mais um cartão de memória. Não corra o risco de ter apenas um e passar por algum problema. E nem precisa ser de 16gb, um de 8gb já dá conta do recado e ainda sobra.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2012, 07:49:56
A FZ200 só vai até f/8 gente... não serve pra still.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


fellipece

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2012, 08:32:23
Amigos, obrigado pela boa sorte! Certamente, vai me ser util.

Sobre a camera não servir para still, rafael, voce pode explicar melhor o porque?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2012, 12:34:45
Amigos, obrigado pela boa sorte! Certamente, vai me ser util.

Sobre a camera não servir para still, rafael, voce pode explicar melhor o porque?

Provavelmente o Rafael falou nisso baseado na experiência com profundidade de campo nas DSLR. Em uma câmera com um sensor APS-C ou FF, dependendo da distância f/8 pode ser insuficiente para manter todo um objeto em foco. Mas em câmeras com sensor pequeno como a FZ200 a conta é outra e a profundidade de campo é muito maior.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2012, 12:35:43 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Leo_M

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 193
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2012, 20:47:18
acho que o problema de comprar uma superzoom nesse caso é que ela não entregará fotos tão nítidas quanto uma DSLR (mesmo com a lente do kit numa abertura adequada) e a imagem vai ter as conhecidas cores "lavadas" das câmeras de sensor pequeno (pouco range dinâmico).

Nada que não se resolva com uma boa edição mas como você quer a foto relativamente pronta, com a superzoom  talvez você demore mais pra chegar a um resultado "profissional".

OFF: esse tópico não deveria ser movido pro arte fotográfica ?


fellipece

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2012, 00:13:51
Sim leo, voce tem razão. para ser mudado para a seção, com quem falamos?


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2012, 10:43:01
Jah jah um moderador aparece e muda o topico de lugar.

Duvido muito q uma FZ200 entregue fotos lavadas. Ela tem uma lente Leica e um sensor bom, apesar de pequeno. Minha Oly ZX-1 entrega imagens muito boas e nitidas. Nao acho q essa camera vah dificultar as coisas pra um iniciante em Still.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 07 de Dezembro de 2012, 10:59:25
se a maquina que comprou tem iso 100 ou 200
se te pelo menos ate f/8, para ter DOF.
se pode mudar o WB
se tem M, para tudo
se tem sapata para flash(para conectar sapata de sincro)(pode usar luz continua tambem.
acho que ela serve bem.
agora se esta cheia de automaticos , ali......
A tenda e metade da questao
eu comprava uma d80 barata e otima para still,com uma 18-70, otimo custo beneficio
mas vai enfrente opçoes ha milhoes
andando voce vera o que foi boa compra ou nao.
abs.


qual e o produto que vai fazer????????????????????
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2012, 11:01:52 por agalons »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2012, 11:00:28
A FZ200 só vai até f/8 gente... não serve pra still.
o sensor das compactas e diferente das reflex.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2012, 13:39:22
De cara pensei tambem na escolha da camera. Sem dúvidas eu escolheria algo do tipo uma D5100. hoje por 1700,00 fácil.

Assunto ja discutido.


Estou pensando tambem se com as lampadas que ele falou (25w) vai conseguir fazer em "ISO 100", velocidade "125 ou mais" e diafragma superior a 8 as fotos que pretende.

Acho que a luz pode ficar devendo, ainda mais com difusores, como disse que fará.

Irmao, se ainda der tempo, faça um esforço para trocar por uma D5100. vc nao vai se arrepender.

Vamos ver depois o resultado. Boa sorte e não se esqueça de nos mostrar.

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2012, 17:01:12
De cara pensei tambem na escolha da camera. Sem dúvidas eu escolheria algo do tipo uma D5100. hoje por 1700,00 fácil.

Assunto ja discutido.


Estou pensando tambem se com as lampadas que ele falou (25w) vai conseguir fazer em "ISO 100", velocidade "125 ou mais" e diafragma superior a 8 as fotos que pretende.

Acho que a luz pode ficar devendo, ainda mais com difusores, como disse que fará.

Irmao, se ainda der tempo, faça um esforço para trocar por uma D5100. vc nao vai se arrepender.

Vamos ver depois o resultado. Boa sorte e não se esqueça de nos mostrar.

um colega comprou um kit com lampadas de 200w, e disse que ficou pouco,
vou pegar emprestado para testar, acho que 25w e quase nada de luz.
abs