Autor Tópico: Quanto cobrar para fotografar um casamento?  (Lida 32263 vezes)

Fand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
Online: 06 de Dezembro de 2012, 11:37:54
Olá pessoal,

O negócio é o seguinte, não sou profissional, estou começando, mas uma conhecida viu umas fotos minhas, com um ar mais espontâneo e gostou.
Ela quer o mesmo no casamento dela, nada de fotos tradicionais com poses, é uma cerimonia simples.


Eu gostaria de saber quanto cobrar, são 4h de festa + casamento, chegarei um pouco antes para fotografar os detalhes do local, não tem dia da noiva, essas "frescuras", é em São Paulo.

Combinei com ela de fazer as fotos e depois de selecionar e editar as imagens ela escolhe o que vai para o álbum, ou seja, não vou colocar o álbum no preço pois pode variar conforme a quantidade de fotos.

Se puderem respondem ficarei imensamente agradecido.
http://www.flickr.com/photos/felipedipietro/

Canon 6D + 50mm 1.4 + 24-105 4.0
Canon 60D + 50mm 1.8 + 18-135
Flash 580EXII


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2012, 12:38:17
Pra vc que está começando uma média de 100,00 por hora tá bom. :ok:
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2012, 13:21:41

A gente que esta em São Paulo, costuma cobrar "pra mais de metro" para fazer um casamento com tudo que o cliente tem direito, inclusive as frescuras.

Mas para você que não é profissional, não sabe quanto cobrar, que talvez ainda não tenha pesquisado sobre formação de preço, uns R$ 150, está de bom tamanho!
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2012, 13:30:41
 conhece bem a pessoa? tá virando moda processar fotógrafos de casamento por imperícia . Infelismente a realidade é q os noivos ganham a causa em 99% dos casos. Argumentos sólidos: danos morais irreparáveis, destruição de sonhos, exercicio de atividade profissional sem recolhimento de ISS ,etc etc etc.Ou seja, até eu se fosse advogado ia pegar uma causa dessa . POr isso nesse caso melhor não cobrar e não mencionar sequer contrato. contrato é a prova do crime ,somado as testemunhas. Se perguntarem diga apenas ´q não é fotógrafo apenas amigo da noiva e vai quebrar um galho,já q ela não tem grana pra contratar profissional . se ela quiser pagar por fora aí vc aceita.  Nunca assine nada.


kyono

  • Trade Count: (7)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
  • Sexo: Masculino
    • Kyono André Fotografia
Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2012, 13:43:16
Acho que há um conjunto de coisas a se pensar na hora de formar um preço. Mesmo que voce não seja do ramo e tal ....

Voce vai sair da sua casa e por seu equipamento em riscos (pq pode quebrar, ser roubado, um convidado derrubar algum liquido e etc), voce terá custos de viagem, se for com carro proprio ele pode quebrar, alem de custos com seguro e etc), depois voce tera o trabalhos de tratar, editar, exportar e ja se vão mais alguns dias de trabalhos e entre outros ... Mas o mais importante é voce saber o quanto vale seu clicks, seu olhar.

espero ter ajudado

abs e bom trabalho no dia
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2012, 13:43:40 por kyono »
Fotografo Casamenteiro usuário assíduo de Nikon hahaha

Site: http://www.kyonoandre.com.br | Blog: http://www.spfotografodecasamento.com.br | facebook.com/kyonoandrefotografo


Fand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2012, 16:24:48
Então pessoal, ela é uma amiga, tá casando pq a família tá enchendo o saco, por ela nem casava e tal.
Obrigado pelas dicas, mas só mais uma dúvida.

Falaram R$ 100 e 150 hora, mas isso já inclui o tempo que será gasto para tratar as imagens?

Exemplo: se o casório dura 4 horas vou cobrar de R$ 400 à R$ 600?
http://www.flickr.com/photos/felipedipietro/

Canon 6D + 50mm 1.4 + 24-105 4.0
Canon 60D + 50mm 1.8 + 18-135
Flash 580EXII


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Dezembro de 2012, 16:46:20
Fand, eu faria assim:

Quanto é sua hora de trabalho? só você, considere apenas o que você acha que como pessoa deve receber por mês e divida pelas hroas do mês, considerando horário comercial. Isso vai dar um valor médio para seu trabalho.

calcule o tempo do evento  em horas
calcule o tempo que você vai levar apra tratar as fotos. Te adianto que não acredito que você leve menos de 2 horas para avaliar todas as fotos que fez e ajustar exposição etc etc

Multiplique a quantidade de horas pelo primeiro valor achado e você terá o seu trabalho

some despesas de transporte ao valor anterior

bote mais uma graninha para a troca da câmera

So uma pergunta, você tem um bom flash?
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2012, 16:47:07 por Carcarah »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:04:41
Complementando o assunto de processo citado pelo Milton ...

O que você e a noiva entendem por "não querer as fotos tradicionais com pose"?

Seria não registrar os momentos tradicionais de um casamento (entrada de padrinhos e noivos, beijo nas alianças, corte de bolo e muitas outras etapas tradicionais da fotografia de casamento)?

Tem certeza que ela não quer isso registrado? E mesmo que ela não queira, mas só pelo fato de estar casando por pressaõ da familia, acha que a familia não vai te cobrar essas fotos depois?

Uma dica que dou é: Tenha ciencia de todas as etapas tradicionais da fotografia de casamento e cumpra todas, se quer fazer apenas fotos artistiscas ou espontaneas leve um fotografo para garantir as tradicionais, vai evitar dor de cabeça no futuro.

Ou siga a sugestão do Milton, não cobre, e não mencione que você é o fotografo, faça tudo descompromissadamente.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:17:58
Roberto, acho que ele está falando do lance dos braços cruzando com taças de espumante nas mãos e assemelhados.
Eu arriscaria que ela deseja um estilo fotojornalístico


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:24:08
O ideal e cobrar por um trabalho quando se e profissional dessa area, agora se e"no escuro",
melhor fazer de graça so para adquirir alguma experiencia, o risco de se queimar e imenso.
ZL, bem ja disse, esquece contrato, esquece a palavra fotografo, esquece responsabilidades.
Os tal de casamentos estao cheios de "frescuras", e nao pode faltar nenhuma delas.
Como teste se a noiva topar,  se ela gostar assim , otimo!!!, va enfrente!!!!!!!
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #10 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:26:27
Roberto, acho que ele está falando do lance dos braços cruzando com taças de espumante nas mãos e assemelhados.
Eu arriscaria que ela deseja um estilo fotojornalístico

cuidado gente com confundir, fotos espontaneas com certo estilo jornalistico,
com "dar tiros pra tudo lado, que alguma coisa vai sobrar"
Todos os eventos tem roteiro,independente do modelo.
abs.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Dezembro de 2012, 17:37:47
cuidado gente com confundir, fotos espontaneas com certo estilo jornalistico,
com "dar tiros pra tudo lado, que alguma coisa vai sobrar"
Todos os eventos tem roteiro,independente do modelo.
abs.
x2

Com certeza, um roteiro deve haver, pois as fotos devem "espontâneas", mas tudo é pensado
E é claro que fotos "oficiais" devem ser tiradas (noivos mais padrinhos, mais os pais etc etc etc), mesmo no estilo jornalístico, só não precisa tirar as fotos bestinhas, como a do espumante que falei, até pode, mas de forma espontânea e criativa.



Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #12 Online: 06 de Dezembro de 2012, 18:59:53
Photoshop a parte né, cobre por hora tambem:D
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #13 Online: 06 de Dezembro de 2012, 21:49:10
 Isso q o agalons disse é muito sério ! Até hoje recuso reportagem estilo fotojornalismo, porque simplesmente sou incompetente pra isso. Como lido com classe média baixa( já fui zoado aqui por dizer q não pego serviço acima de 2500,00  ) , minha clientela ainda é daquelas q faz questão das fotos na mesa do bolo, com todos os padrinhos e parentes . Ainda as fotos q mais vendo, são aquelas posadas dos noivos  ,explorando todos os cantos da igreja ,buffet ,chácara ou onde quer q haja um arbusto pra servir de fundo .  Já qdo me arrisco em tomadas espontaneas , infelismente representa apenas 1% das vendas . Nesse quesito eu parei no tempo .


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2012, 00:01:33
Isso q o agalons disse é muito sério ! Até hoje recuso reportagem estilo fotojornalismo, porque simplesmente sou incompetente pra isso. Como lido com classe média baixa( já fui zoado aqui por dizer q não pego serviço acima de 2500,00  ) , minha clientela ainda é daquelas q faz questão das fotos na mesa do bolo, com todos os padrinhos e parentes . Ainda as fotos q mais vendo, são aquelas posadas dos noivos  ,explorando todos os cantos da igreja ,buffet ,chácara ou onde quer q haja um arbusto pra servir de fundo .  Já qdo me arrisco em tomadas espontaneas , infelismente representa apenas 1% das vendas . Nesse quesito eu parei no tempo .

Os seus clientes eh q pararam no tempo!!!! Nao, voce...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!