Autor Tópico: Quanto cobrar para fotografar um casamento?  (Lida 32448 vezes)

eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #15 Online: 07 de Dezembro de 2012, 01:21:26
Postei um tópico um dia desses sobre casamento e iniciante, penso assim, eu faria de graça e se for pra cobrar cobre por foto depois e adiciona um extra pra equipamento, pós e etc.

Abs,
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 07 de Dezembro de 2012, 09:38:52
Os seus clientes eh q pararam no tempo!!!! Nao, voce...

caros mad e ZL, ninguem parou no tempo, eu tambem faço trabalhos para classe Z,
eles nunca viram uma foto, o pouco que conhecem e o tradicional, entao eles almejam isso.
Ja quando faço algum evento classe AAA, voce tem 700 convidados e ninguem te olha na cara,
porem recebem muitas fotos espontaneas,com criterio e roteiro.
Eu aprendi fotojornalismo social em festas da comunidade judaica e musulmana, la pelos anos 1990, neste tipo de evento o fotografo bom, deve ser invissivel
para ver como ha muita variavel de cliente na nossa profissao.
Grande abraço.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #17 Online: 07 de Dezembro de 2012, 09:44:03
x2

Com certeza, um roteiro deve haver, pois as fotos devem "espontâneas", mas tudo é pensado
E é claro que fotos "oficiais" devem ser tiradas (noivos mais padrinhos, mais os pais etc etc etc), mesmo no estilo jornalístico, só não precisa tirar as fotos bestinhas, como a do espumante que falei, até pode, mas de forma espontânea e criativa.

sem duvida existem
roteiro para fatos informais(espontaneos),
e roteiros para fatos formais (Classicos),um bom evento tem os 2
tudo de acordo com a classe do cliente,obviamente.
ser brega em festa chic, ou ser modernosso em festinha de vila , e Suicidio!!!!.
abs.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #18 Online: 07 de Dezembro de 2012, 10:50:30
Vou fazer coro com os colegas Roberto (bom te ver por aqui, cara!), agalons e Carcarah. Roteiro e fotos "obrigatórias" existem, e dificilmente alguém não vai querer. De minha experiência, quando o casal fala que não quer fotos tradicionais, entenda-se que eles não querem fotos posadas.

Mas todos os casais querem fotos que ilustrem o casamento como um todo, ou seja, entrada dos padrinhos e dos noivos, noivo recebendo a noiva no altar, padre falando ao casal, entrada da daminha e do pajenzinho, troca de alianças, beijo, saída dos padrinhos, saída dos noivos, etc. Fotos mais abertas, mais fechadas, com flash, sem flash, coloridas, PB, etc. Alguns dispensam o corte do bolo e o brinde com espumante, mas isso depende deles. Se eles fizerem o brinde, você TEM que fotografar. Nem que seja pra depois mostrar aos pais dos noivos.

Abraços


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #19 Online: 07 de Dezembro de 2012, 11:01:04
Vou fazer coro com os colegas Roberto (bom te ver por aqui, cara!)...

É isso ai parceiro ... vou começar a frequentar por aqui tb

Abraço.


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #20 Online: 07 de Dezembro de 2012, 13:39:51
Isso q o agalons disse é muito sério ! Até hoje recuso reportagem estilo fotojornalismo, porque simplesmente sou incompetente pra isso. Como lido com classe média baixa( já fui zoado aqui por dizer q não pego serviço acima de 2500,00  ) , minha clientela ainda é daquelas q faz questão das fotos na mesa do bolo, com todos os padrinhos e parentes . Ainda as fotos q mais vendo, são aquelas posadas dos noivos  ,explorando todos os cantos da igreja ,buffet ,chácara ou onde quer q haja um arbusto pra servir de fundo .  Já qdo me arrisco em tomadas espontaneas , infelismente representa apenas 1% das vendas . Nesse quesito eu parei no tempo .
Se seus clientes contratassem um Fer Juarist da vida  iriam morrer com os enquadramentos dele cortando cabeça e até olhos....rs
http://fershops.com/wp-content/uploads/2011/01/swpp.ferjuaristi.004.jpg
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 07 de Dezembro de 2012, 14:00:03
Não só eles. Há clientes em todas as classes sociais que só gostam das fotos clássicas, sem "vanguardismos"!!
E fotógrafos também.
Eu já gosto muito dessa forma menos compromissada com o mero registro.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #22 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:52:20
Não só eles. Há clientes em todas as classes sociais que só gostam das fotos clássicas, sem "vanguardismos"!!
E fotógrafos também.
Eu já gosto muito dessa forma menos compromissada com o mero registro.

virou moda
mostrar fotos avulsas , de todos os tipos,
mas como ficam essas fotos avulsas colocadas em paginas de livros ou albums?????
onde sao colocadas essas fotos "de vanguarda"???
abs.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 07 de Dezembro de 2012, 17:23:43
Hummm, fazzer uma revista sobre o casamento, com diagramação e redação profissional?
Impresso num papel couchê com boa gramatura e brilho?
Serviço caro, mas acho que ficaria excepcional


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #24 Online: 07 de Dezembro de 2012, 17:38:42
Hummm, fazzer uma revista sobre o casamento, com diagramação e redação profissional?
Impresso num papel couchê com boa gramatura e brilho?
Serviço caro, mas acho que ficaria excepcional
eu faço livros e albums dos casamentos
tanto em papel fotografico como em couche depende do gosto do cliente.
abs.


Fand

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 07 de Dezembro de 2012, 20:59:11
Oi pessoal, agradeço por todos os comentários, ajudaram bastante.

Fechei em R$ 1.500,00, ainda não tenho flash, mas o casamento é só em fevereiro, até espero estar bom com ele.
Sei que não é o tópico mas alguém pode indicar um flash eficiente (custo x benefício)?

Pelo que entendi, devo seguir o "roteiro" do casamento, mas como alguns disseram não serão fotos "posadas".

A própria noiva deixou isso muito claro, disse assim: "Você fique a vontade na festa para fotografar o que você quiser, vi suas fotos e confio no seu bom gosto, se alguém quiser tirar foto comigo e com o noivo, eu vou até você e peço."

Tenho a impressão, que embora eu ainda não seja profissional sou bem mais exigente que ela.

Pretendo levar um assistente que manja de fotojornalismo, embora fotos espontâneas e fotojornalismo não sejam exatamente a mesma coisa.

O casamento e a festa serão no mesmo local, é o salão de festas da empresa dela, portanto chegarei bem mais cedo para testar a iluminação, flash, fotografar os detalhes, decoração, acho que é isso.

Abraço a todos
http://www.flickr.com/photos/felipedipietro/

Canon 6D + 50mm 1.4 + 24-105 4.0
Canon 60D + 50mm 1.8 + 18-135
Flash 580EXII


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 07 de Dezembro de 2012, 23:42:04
O melhor flash depende de qual câmera é a sua, compre o melhor com essa grana você vai pagar.
Faça um checklist de tudo, desde o material que deve levar até as fotos "oficiais" que não devem ficar de fora, porque os padrinhos, os pais, ou parentes próximos podem ficar chateados. Sim, porque pode acontecer que no meio de tanta coisa os noivos acabem esquecendo alguém, aí você lembra. Com jeitinho, sem incomodar, claro.
Já tire fotos em missas, sem ser em casamentos ou batizados, então experiemente, vá a uma igreja, chegue antes e tire fotos testando. De preferência na igreja que será o casamento.
Na minha câmera por exemplo sempre dou um compensada no flash para cima. Só vai testando pra pegar prática.
Procure fotos de casamentos na internet, muitas, olhe albuns de amigos. Não que você vá copiar, mas ver como funciona o flash para cada fotógrafo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 08 de Dezembro de 2012, 07:19:19
O melhor flash depende de qual câmera é a sua, compre o melhor com essa grana você vai pagar.
Faça um checklist de tudo, desde o material que deve levar até as fotos "oficiais" que não devem ficar de fora, porque os padrinhos, os pais, ou parentes próximos podem ficar chateados. Sim, porque pode acontecer que no meio de tanta coisa os noivos acabem esquecendo alguém, aí você lembra. Com jeitinho, sem incomodar, claro.
Já tire fotos em missas, sem ser em casamentos ou batizados, então experiemente, vá a uma igreja, chegue antes e tire fotos testando. De preferência na igreja que será o casamento.
Na minha câmera por exemplo sempre dou um compensada no flash para cima. Só vai testando pra pegar prática.
Procure fotos de casamentos na internet, muitas, olhe albuns de amigos. Não que você vá copiar, mas ver como funciona o flash para cada fotógrafo.
tambem ler tutoriais sobre uso de flash,pode auxiliar muito
na net esta cheio disso , e bem facil.
abs.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #28 Online: 08 de Dezembro de 2012, 10:15:15
Cara, R$1.500 é valor que profissionais em começo de carreira cobram para casamentos com 2 fotógrafos. Ou seja, se prepare para ser exigido como um profissional. Minha dica é que você tire muitas fotos, muitas mesmo, de absolutamente tudo o que está acontecendo. Se faltar algo, pode ter certeza de que vai ser cobrado por isso.

Sobre o flash, é essencial que você compre o melhor que puder, pois faz muita diferença. Se for Canon, compre um 580EX II ou um 600EX-RT. Se for Nikon, compre um SB900 ou SB910. Com esse valor que você cobrou dá pra comprar qualquer um deles. E, pra aprender sobre flash, devora esse site aqui:

http://neilvn.com/tangents/flash-photography-techniques/


Tenta ler no mínimo todos os artigos da parte de "flash photography techniques" (veja na coluna à direita). O Neil van Niekerk é um dos caras que mais manjam de flash no mundo.

Um flash bem usado faz toda a diferença. O bom uso da iluminação (luz natural, luz ambiente, flash, etc...) é que faz toda a diferença de um profissional. Leia muito, veja muitas fotos, principalmente no dia do casamento, isso ajuda a dar inspiração.

E boa sorte!


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #29 Online: 08 de Dezembro de 2012, 10:56:38
Cara, R$1.500 é valor que profissionais em começo de carreira cobram para casamentos com 2 fotógrafos. Ou seja, se prepare para ser exigido como um profissional. Minha dica é que você tire muitas fotos, muitas mesmo, de absolutamente tudo o que está acontecendo. Se faltar algo, pode ter certeza de que vai ser cobrado por isso.

Sobre o flash, é essencial que você compre o melhor que puder, pois faz muita diferença. Se for Canon, compre um 580EX II ou um 600EX-RT. Se for Nikon, compre um SB900 ou SB910. Com esse valor que você cobrou dá pra comprar qualquer um deles. E, pra aprender sobre flash, devora esse site aqui:

http://neilvn.com/tangents/flash-photography-techniques/


Tenta ler no mínimo todos os artigos da parte de "flash photography techniques" (veja na coluna à direita). O Neil van Niekerk é um dos caras que mais manjam de flash no mundo.

Um flash bem usado faz toda a diferença. O bom uso da iluminação (luz natural, luz ambiente, flash, etc...) é que faz toda a diferença de um profissional. Leia muito, veja muitas fotos, principalmente no dia do casamento, isso ajuda a dar inspiração.

E boa sorte!

Humberto, obrigado por postar o link acima, excelente para quem quer aprender a explorar todos os recursos que um simples flash possibilita, favoritadíssimo.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.