Autor Tópico: NITIDEZ x DOF x DIFRAÇÃO  (Lida 10863 vezes)

mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #15 Online: 12 de Dezembro de 2012, 02:44:32
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #16 Online: 12 de Dezembro de 2012, 09:09:17
aproveitando, acho que tem relação com o assunto (ou não?!)
sábado fiz umas fotos em estúdio, iluminação com duas tochas, usei a t4i em ISO 100, velocidade 1/200 (limite da minha câmera para sincronizar) e diafragma variando F11 / F13
eu nunca tinha usado abertura F assim, pois costumo usar em 2.5/2.8 nas externas
com grande abertura as vezes perco o foco e achei que teria fotos muito nítidas/focadas em F11/F13 mas não ocorreu tanto como eu imaginava, algumas não ficaram como eu esperava... estava com a 50mm 1.8

postei na galeria, tem algumas externas também, onde foi usado rebatedor:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=79523.0



« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, 09:09:34 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Marco Farias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é uma forma de representar a vida.
    • Facebook
Resposta #17 Online: 14 de Dezembro de 2012, 11:38:57
aproveitando, acho que tem relação com o assunto (ou não?!)
sábado fiz umas fotos em estúdio, iluminação com duas tochas, usei a t4i em ISO 100, velocidade 1/200 (limite da minha câmera para sincronizar) e diafragma variando F11 / F13
eu nunca tinha usado abertura F assim, pois costumo usar em 2.5/2.8 nas externas
com grande abertura as vezes perco o foco e achei que teria fotos muito nítidas/focadas em F11/F13 mas não ocorreu tanto como eu imaginava, algumas não ficaram como eu esperava... estava com a 50mm 1.8

Não sei se é exatamente essa a lente que estavas utilizando, mas no teste do site photozone (http://bit.ly/Z5pCOe) o pico de foco fica em f/5.6, talvez por isso não tenha dado o resultado esperado.
D3100 | AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR


hoguga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #18 Online: 08 de Janeiro de 2014, 14:40:40
O Humberto matou a pau com esse comentário...

O "compromisso" exige uma escolha sua. Para isso é necessário vários e vários testes antes. Há que se estabelecer o limite máximo tolerado pelo fotógrafo (e sua habilidade de pós) para suportar a difração. Estabelecido esse limite, pode-se muito bem passar um pouco do ponto máximo de nitidez, com alguma perda conhecida e tolerada, para conseguir um DOF mais longo. Em outras palavras:

"Tenho uma cena que se apresenta com 5 planos de interesse distintos. 1-areia (1m de distância), 2-galho de árvore tombado (3m). 3-pedra e água (5m-10m), 4-água (5m-infinito), 5- água e nuvens (5m-infinito). E quero conseguir boa definição em todos eles. Sei (pelos testes feitos anteriormente) que meu pico de nitidez para aquela DF setada é em f/8, mas tb sei que se setar f/8 não consigo fazer hiperfocal para abarcar no DOF 1m até infinito. Sei que se setar f/16 consigo de 1m até infinito. E tb sei que f/16 já derruba a nitidez um pouco mas não muito e aceito esse nível de perda. Aí está o compromisso assumido e aceitado. Pronto, a foto já pode ser obtida.

Mas se vc não domina sua lente, não conhece as melhores aberturas, não sabe o quanto se perde de nitidez com a difração em cada abertura diferente, não sabe calcular hiperfocal, não vai nem conseguir assumir compromissos conscientes, nem fazer escolhas acertadas para conseguir a foto.

Estude hiperfocal e conheça seu limite aceitável para a perda de nitidez pela difração. Só assim vai conseguir obter suas fotos.

Desculpe reativar o topico depois de tanto tempo, mas a duvida do nosso colega é EXTREMAMENTE recorrente no mundo da fotografica.. Principalmente para um amador, como eu..hehe

Eu estava pesquisando sobre DOF e nitidez da lente, qunado mi deparei com exatamente a mesma duvida..

Essa explicação é excelente, mas serviria apenas para quem estivesse buscando a distancia hiperfocal.. Mas e quem busca o foco no infinito, oq fazer?

Minha lente da NEX-F3:
Citar
Melhor nitidez possivel:

28mm f8




f8 já nao seria suficiente para uma grande DOF?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 14:41:33 por hoguga »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #19 Online: 08 de Janeiro de 2014, 15:17:41
f8 já nao seria suficiente para uma grande DOF?

Pode ser, mas como aqui foi dito, vai depender da lente.
Geralmente em sites ou em testes de lentes em revistas eles fazem uma análise de nitidez máxima/abertura, lembrando que isso tbm vai depender do assunto a ser fotografado. 

Foco infinito e hiperfocal são a mesma coisa ao meu ver, me corrija quem souber....


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2014, 15:19:55
  Porem tem que treinar, nao posso ficar andando com notebook para acessar site, fita metrica para ficar calculando. 

Uma solução é arranjar um telêmetro



http://35mm-compact.com/photographie/telemetres.htm


Tenho um, presente do Braga quando comprei a Bessa dele, funciona bonito!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 08 de Janeiro de 2014, 15:23:54
http://www.midiaarte.com.br/midiafoto/equipamento/entendendo-a-hiperfocal/

A melhor forma de obtenção de nitidez na situação descrita é através de uma tilt-shift com  movimento tilt inferior e abertura ótima.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 15:39:30 por Claudio Rombauer »


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #22 Online: 08 de Janeiro de 2014, 16:01:38
Nossa, viajei.....hiperfocal não é = infinito... :no:

Ou seja, trocando em miúdos, o método informado ali ( ou o mais indicado ) é na verdade um "foco genérico", sem uma nitidez completa e real na imagem toda.

O que confirma a teoria ( ou estudo ) de que muitas das coisas que parecem estar em foco numa fotografia na verdade não estão, só que não percebemos.
 


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 08 de Janeiro de 2014, 16:27:23
Nossa, viajei.....hiperfocal não é = infinito... :no:

Ou seja, trocando em miúdos, o método informado ali ( ou o mais indicado ) é na verdade um "foco genérico", sem uma nitidez completa e real na imagem toda.

O que confirma a teoria ( ou estudo ) de que muitas das coisas que parecem estar em foco numa fotografia na verdade não estão, só que não percebemos.
 

Sendo teórico chato, só existe um plano em foco, o resto está apenas aceitavelmente nítido. Em foco mesmo, só um plano, mesmo que você use uma TS.

O grande barato é dar uma lida rápida nessa teoria da hiperfocal e logo pegar a camera ir pra rua e fazer uns testes, assim você nunca mais esquece.
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2014, 16:28:12 por Claudio Rombauer »


hoguga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #24 Online: 08 de Janeiro de 2014, 17:11:56
http://www.midiaarte.com.br/midiafoto/equipamento/entendendo-a-hiperfocal/

A melhor forma de obtenção de nitidez na situação descrita é através de uma tilt-shift com  movimento tilt inferior e abertura ótima.


oi claudio...

Pode explicar com mais detalhes?


Uma solução é arranjar um telêmetro



http://35mm-compact.com/photographie/telemetres.htm


Tenho um, presente do Braga quando comprei a Bessa dele, funciona bonito!

telemetro seria barbada mesmo..hehe


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #25 Online: 09 de Janeiro de 2014, 04:29:08
Citar
About nature photography....."F/8 and be there"....attributed to a number of photographers from Weston on. Certainly WASN'T Ansel Adams. LOL!

Para fotos de paisagem esperando ter alta nitidez e DOF mas largo possivel, o ideal eh usar formatos maiores como medio formato 6x7 ou 6x9 ou grande formato. Ate mesmo pq lentes para grande formato e algumas medio formatos costumam ir alem de f16 ou f22 como eh de costuma nas lentes para 35mm. E com grande ou medio formato mesmo fotgrafando com f22, f32, f45, ou f65, por ser um formato tera maior nitidez do que as fotos feitas com 35mm. Outra vantagem eh que as lentes para grande e medio formato tambem costumam ter maior qualidade e nitidez (a nao ser que seja aquelas lentes "softs"mais antigas).

Eu mesmo faco minhas fotos de paisagem e natureza com filme 6x7 e faria com formato maior se houvesse uma camera 6x9 ou grande formato mais portatil e com lente cambiavel. Mas mesmo assim, na maioria da vezes estou fotografando paisagens em f/8 ou f/11.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 09 de Janeiro de 2014, 09:37:22

oi claudio...

Pode explicar com mais detalhes?

Claro.

É o seguinte, ao usarmos aberturas muito pequenas, ocorre perda de nitidez devido à difração. A imagem fica meio soft por completo. Algumas objetivas, principalmente as que possuem aberturas maiores, sofrem mais com isso. Formatos menores como APS e M43, sofrem mais do que fullframes também.

Então uma boa solução é utilizar uma objetiva TS, como a 24mm TS canon ou 24mm PC-E Nikon. Alkém destas serem mais tolerantes à difração por motivos construtivos, elas permitem o movimento de tilt que altera o plano de foco. Ao abaixar o tilt aproximamos o plano de foco do plano do solo, podemos então aumentar a abertura para uma que seja mais nítida e ainda mantemos profundidade de campo aceitável no plano em questão. Basta girar a objetiva um pouco, devido à regra do paraleloramo o plano de foco muda bastante.

http://www.oopoomoo.com/2012/03/seven-advantages-of-using-tilt-shift-lenses/

http://davidkillockphotography.wordpress.com/2012/10/14/canon-ef-24mm-f3-5-ts-e-l-my-experiences/

O controle de tilt&shift é muito útil, poderoso, soluciona muitos problemas, e toda objetiva poderia ter, mas é caro. Operar sem estes controles torna a objetiva limitada apenas a um plano de foco, o que nos obriga a diversas limitações. Desde foco seletivo até profundidade de campo controlada, abre-se um universo de controle e precisão.

Quando vou para o estúdio levo geralmente uma 45mm TS e uma 90mm TS.

Mas nem tudo são flores, muitas vezes precisamos aumentar o foco em um produto cúbico, neste caso a TS não resolve nada, e temos que recorrer ao focus stacking para não usar aberturas pequenas, mesmo em câmeras médio formato usamos bastante o focus stacking, veja abaixo um exemplo:

http://www.epicmind.com/blog/tag/jewelry-photography/
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2014, 09:41:46 por Claudio Rombauer »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 10 de Janeiro de 2014, 14:08:10
Pode ser, mas como aqui foi dito, vai depender da lente.
Geralmente em sites ou em testes de lentes em revistas eles fazem uma análise de nitidez máxima/abertura, lembrando que isso tbm vai depender do assunto a ser fotografado. 

Foco infinito e hiperfocal são a mesma coisa ao meu ver, me corrija quem souber....

Não, Raphael. Não são a mesma coisa. Muito embora, possa resultar em um bom produto final, a depender da cena, se vc fechar um pouco o diafrgama e focar no infinito.

Contudo, se a cena não for simples, envolvendo vários planos distintos e várias distâncias diferentes, a solução se dará via hiperfocal.

Interessante notar que em fotografia não existe uma única solução para a maioria das situações. Vejam a solução apresentada pelo Cláudio. Ela é perfeita, mas pouco conhecida pq a maioria das pessoas não usam uma TS/PC.

O Croix tb apresenta uma outra solução. Tb pouco conhecida pq a maioria não usa MF/GF, embora seja uma solução recorrente para fotógrafos especializados em paisagem.

Então, como vc deve usar FF ou APS-C, recomendo que dê uma estudada mais aprofundada em Distância Hiperfocal.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 10 de Janeiro de 2014, 14:29:49

Interessante notar que em fotografia não existe uma única solução para a maioria das situações. Vejam a solução apresentada pelo Cláudio. Ela é perfeita, mas pouco conhecida pq a maioria das pessoas não usam uma TS/PC.

O Croix tb apresenta uma outra solução. Tb pouco conhecida pq a maioria não usa MF/GF, embora seja uma solução recorrente para fotógrafos especializados em paisagem.

Então, como vc deve usar FF ou APS-C, recomendo que dê uma estudada mais aprofundada em Distância Hiperfocal.

Exatamente, existem soluções ideais que nem sempre estão ao nosso alcance. Um cara como o Ansel Adams usava tudo, grande formato, tilt e hiperfocal, e ainda subia no teto da van, deu no que deu.

Mas e se eu tô na praia com minha m43 e quero obter o máximo do equipamento? Melhor lembrar da regrinha da hiperocal, nem que seja de forma aproximada. Faz duas fotos, uma focando no infinito e outra focando perto da hiperfocal e compara.



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #29 Online: 10 de Janeiro de 2014, 14:32:21
Não, Raphael. Não são a mesma coisa. Muito embora, possa resultar em um bom produto final, a depender da cena, se vc fechar um pouco o diafrgama e focar no infinito.

Contudo, se a cena não for simples, envolvendo vários planos distintos e várias distâncias diferentes, a solução se dará via hiperfocal.

Interessante notar que em fotografia não existe uma única solução para a maioria das situações. Vejam a solução apresentada pelo Cláudio. Ela é perfeita, mas pouco conhecida pq a maioria das pessoas não usam uma TS/PC.

O Croix tb apresenta uma outra solução. Tb pouco conhecida pq a maioria não usa MF/GF, embora seja uma solução recorrente para fotógrafos especializados em paisagem.

Então, como vc deve usar FF ou APS-C, recomendo que dê uma estudada mais aprofundada em Distância Hiperfocal.


Pois é, viajei total.

Isso foi um desleixo meu, como as cams tem autoco nunca me preocupei muito nem em saber ou entender como é ou o que é Hiperfocal.
Sei que há um tópico aqui no fórum sobre esse assunto, e na net mesmo tem várias explicações. Mas sinceramente mesmo agora lendo ainda não entendi direito.
Vou persistir até entrar na cachola.... :aua:

O que me chama atenção é que muitos falam que na verdade não existe uma "receita", ou seja, o resultado nunca será 100% de foco na cena toda fotografada.

Valeu! :ok: