Autor Tópico: NITIDEZ x DOF x DIFRAÇÃO  (Lida 10757 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 10 de Janeiro de 2014, 16:28:40
Exatamente, existem soluções ideais que nem sempre estão ao nosso alcance. Um cara como o Ansel Adams usava tudo, grande formato, tilt e hiperfocal, e ainda subia no teto da van, deu no que deu.

Mas e se eu tô na praia com minha m43 e quero obter o máximo do equipamento? Melhor lembrar da regrinha da hiperocal, nem que seja de forma aproximada. Faz duas fotos, uma focando no infinito e outra focando perto da hiperfocal e compara.
A minha sugestao eh para quem se dedica realmente a fotos de paisagens, saindo de casa com a camera justamente para ir caminhar/dirigir (explorar) para fazer fotos e mais nada. Nesse caso vale a pena investir em equipamentos, e esses esquipamentos usados sao muito acessiveis tanto em oferta no mercado quanto a precos. Ja se for um fotografo de paisagens casual, sem aquela dedicacao em colecionar paisagens, entao nao vale a pena mesmo.


Outra boa opcao eh uma das quelas pinholes da Ilford. Tem de dois tipos, uma de titanio e outra de madeira. no tamanho 4x5 inches se nao me engano e 8x10 inches eu acho. A de titanio tem opcoes de cones trocaveis, assim vc pode dar "zoom in" e "zoom out" trocando a cabeca da camera.

Cameras pinholes nao costumam fazer fotos tao nitidas quanto as fotos feitas com lentes, mas para uma camera pinhole as da Ilford sao bem nitidas. E sendo grande formato ja nao precisa nem ampliar, eh so fazer impressao a contato que fica perfeito.

Pinhole eh a melhor opcao para garantir que tera exatamente tudo em foco... E sao super baratas...


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 10 de Janeiro de 2014, 16:43:56
Pinhole?

Mas não estamos tentando escapar da difração?
Então basta usar as nossas objetivas em f32.

Ou então basta fazer um furinho na tampa da câmera, não precisa nem gastar com objetiva.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 10 de Janeiro de 2014, 17:33:05
Pinhole?

Mas não estamos tentando escapar da difração?
Então basta usar as nossas objetivas em f32.

Ou então basta fazer um furinho na tampa da câmera, não precisa nem gastar com objetiva.
Eu estou falando para ter o DOF mais largo possivel tendo certeza de que exatamente tudo estara em foco.

Usando objetiva em f32 ainda tera marges de DOF em muitos casos, principalmente com tele-lentes.

O furinho na tampa da camera ainda fara com que vc tenha que ampliar, perdendo ainda mais definicao. A vantagem de se fotografar em grande formato eh justamente perder menos ou nenhuma qualidade ao imprimir a partir do arquivo original.

E como falei, a definicao/nitidez dos pins da Ilforde de tao boas que as fotos nao parecem terem sido feitas com Pinholes.

So estou falando de Pinhole pq alem de muito baratas sao super leves e faceis de levar para qualquer lugar. E bons pins fazem fotos com boa nitidez...

Olha uma foto feita com uma Ilford Pinhole 8x10:


Fonte: http://www.thephoblographer.com/2013/03/20/ilford-releases-a-new-harman-titan-8x10-pinhole-camera-with-f288-aperture/

8X10 eh o tamanho minimo e original sem perder nenhuma qualidade... Vc pode ampliar gigante e ainda fica bom.

A desvantagem eh que todas as fotos serao longa exposicao e o custo do filme vs workflow. Mas para quem gosta vale muito apena.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 10 de Janeiro de 2014, 18:32:00
Então tá. Confesso que não sabia que existia Pinhole de alta qualidade.

Interessante este tópico, temos dicas das mais variadas, hiperfocal, tiltshift, grande formato e Pinhole. Nitidez é o que não falta.


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 13 de Janeiro de 2014, 12:30:30
Então tá. Confesso que não sabia que existia Pinhole de alta qualidade.

Interessante este tópico, temos dicas das mais variadas, hiperfocal, tiltshift, grande formato e Pinhole. Nitidez é o que não falta.

... além do focus stacking.
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 13 de Janeiro de 2014, 12:50:27
... além do focus stacking.

e dá pra usar vários ao mesmo tempo. Eu particularmente só descartaria a pinhole, desconhecia a alta qualidade delas.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 13 de Janeiro de 2014, 13:37:44
Obviamente os melhores pins ainda nao chegam ao nivel das lentes para fazer aquela nitidez dura e cristalizada. Mas eh uma otma opcao para ter exatamente tudo em foco.

Como tambem, um bom pin mesmo que tenha uma nitides um pouco soft, muitas vezes sai melhor/mais bonito do que uma nitidez menos soft feita com uma lente. Eu nao sei esplicar isso mas eh como se houvesse diferentes qualidade de imagem "soft". Algumas lentes por exemplo fazem fotos com foco macio muito bonito, outras fazem fotos com nitidez macia feio.

O mesmo vale paralentes e sensores que tem nitidez dura.


mjeffbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #37 Online: 14 de Janeiro de 2014, 01:06:34
compre uma tilt  shift 17mm ou 24mm e seja feliz  :ok:, um dos segredos mais úteis e menos conhecidos de uma tilt shift 

pra mim todo bom fotógrafo de arquitetura e paisagens deveria ter uma, o problema é o $$$

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/tilt-shift-lenses2.htm

pra ilustrar do que estou falando, olá nitidez e dof gigante, adeus difração!  :)
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 01:08:24 por mjeffbr »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 14 de Janeiro de 2014, 03:06:31
compre uma tilt  shift 17mm ou 24mm e seja feliz  :ok:, um dos segredos mais úteis e menos conhecidos de uma tilt shift 

pra mim todo bom fotógrafo de arquitetura e paisagens deveria ter uma, o problema é o $$$

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/tilt-shift-lenses2.htm

pra ilustrar do que estou falando, olá nitidez e dof gigante, adeus difração!  :)
Segredo nao eh. Mas como nao eh moda a maioria das pessoas nao dao atencao.

Na verdade, a maioria das pessoas que conheco que fotografam paisagem preferem tele-lente, pelo o que percebi.

Todo bom fotografo de arquitetura que ja conheci usa o recurso. O mesmo nao acontece com a maioria dos fotografos de paisagem pq a maioria fotografa por hobby, entao o equipamento eh para uso geral e nao especificadamente para paisagem. Sera o mesmo equipamento padronizado de todo hobista Cannon, Nikon ou Sony e uma 70-300.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 14 de Janeiro de 2014, 09:34:27
compre uma tilt  shift 17mm ou 24mm e seja feliz  :ok:, um dos segredos mais úteis e menos conhecidos de uma tilt shift 

pra mim todo bom fotógrafo de arquitetura e paisagens deveria ter uma, o problema é o $$$

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/tilt-shift-lenses2.htm

pra ilustrar do que estou falando, olá nitidez e dof gigante, adeus difração!  :)

Menos conhecido por quem nao usa, e pela geração de fotógrafos que pensa que TS só serve pra fazer miniaturinhas bobas.

Aliás, as Tilt-Shifts disponíveis que me fizeram escolher o meu sistema inteiro.



JRS

  • Trade Count: (50)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 992
  • Sexo: Masculino
  • Canon 5D Mark III
Resposta #40 Online: 14 de Janeiro de 2014, 13:01:24
compre uma tilt  shift 17mm ou 24mm e seja feliz  :ok:, um dos segredos mais úteis e menos conhecidos de uma tilt shift 

pra mim todo bom fotógrafo de arquitetura e paisagens deveria ter uma, o problema é o $$$

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/tilt-shift-lenses2.htm

pra ilustrar do que estou falando, olá nitidez e dof gigante, adeus difração!  :)

Verdade, tenho uma TS (TS-E 24mm L II) e além de poder controlar o plano focal (conseguindo DoF impossíveis com uma lente comum) ela é uma lente extremamente nítida mesmo na abertura máxima e distorção praticamente inexistente. Com certeza quem quer conseguir o melhor em fotografia de arquitetura ou paisagens tem que considerar uma seriamente.
Canon 5D3 | 24-70L II | 17-40L | 70-300L | 135L | TS-E 24L II | 15 2.8 Fisheye | 270EXII | 600EX-RT (x2) | ST-E3-RT


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 14 de Janeiro de 2014, 14:03:55
Verdade, tenho uma TS (TS-E 24mm L II) e além de poder controlar o plano focal (conseguindo DoF impossíveis com uma lente comum) ela é uma lente extremamente nítida mesmo na abertura máxima e distorção praticamente inexistente. Com certeza quem quer conseguir o melhor em fotografia de arquitetura ou paisagens tem que considerar uma seriamente.

Esta objetiva é impressionante, muito mais nítida que a 24mm 1.4 e que a PC-E Nikon. Um projeto quase perfeito, mas tá incluído no preço.


mjeffbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #42 Online: 14 de Janeiro de 2014, 15:37:35
citei como "segredo" pq mesmo reviews profissionais quase não falam disso, falam muita da correção de perspectiva na arquitetura além das miniaturas (que eu particularmente gosto tb  :assobi:), e mesmo no tópico só de passagem citam o que é, na minha opinião, a melhor e mais séria alternativa para fotografia de paisagem - ts