Autor Tópico: Fotografia infravermelha  (Lida 5125 vezes)

fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 10 de Dezembro de 2012, 00:23:14
Uma vez que resolvi brincar novamente con filme, comprei um filtro IR no eBay (China) que deve chegar em breve.
Deve ficar bacana tanto com filme colorido com PB.
Afinal, muitas das DSLR mais modernas não fazer fotos IR mesmo usando o filtro adequado.
Alguém tem experiência com esse tipo de foto e poderia contribuir com alguma dica ?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 00:25:54 por fcsergio »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2012, 14:28:46
Nunca fiz IR, mas sei que existem filmes próprios para isso, por exemplo o Ilford SFX 200 http://www.ilfordphoto.com/photocommunity/featurearticle.asp?n=14

O filtro IR, como o próprio nome diz, deixa passar apenas os infra-vermelhos (ou filtra eles, não sei ao certo) e, com isso, vc não consegue enxergar nada com ele na lente.

Tem que compor, focar, colocar o filtro com muito cuidado e então clicar.

Geralmente, esse tipo de fotografia demanda um grande tempo de obturação, exatamente pq o filtro é bastante escuro. É necessário ver certinho quantos f/stops são. A fotometria também fica complicada e é aconcelhado utilizar um fotometro de mão (se tiver)

Sobre as DSLR: elas tem um outro filtro na frente do sensor que não permite executar os infrared. Algumas deixam passar alguma coisa (bem pouco). Como teste, pegue um controle remoto e aponte pra câmera, faça um click na câmera mais longo e aperte um botão do controle remoto. Se aparecer alguma coisa, existe a possibilidade de fazer IR na sua DSLR. Caso contrário, não.
Se tiver coragem, dá pra retirar esse filtro que vem na câmera, aí ela fica específica para isso.

Depois posta os resultados pra gente ver.

Boa sorte.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2012, 15:13:57
hehehehehe agora lembrei de um site que dava a dica de remover o filtro de camcorder para fazer visao noturna, entre outras coisas :)


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2012, 13:54:29
Nunca fiz IR, mas sei que existem filmes próprios para isso, por exemplo o Ilford SFX 200 http://www.ilfordphoto.com/photocommunity/featurearticle.asp?n=14

O filtro IR, como o próprio nome diz, deixa passar apenas os infra-vermelhos (ou filtra eles, não sei ao certo) e, com isso, vc não consegue enxergar nada com ele na lente.

Tem que compor, focar, colocar o filtro com muito cuidado e então clicar.

Geralmente, esse tipo de fotografia demanda um grande tempo de obturação, exatamente pq o filtro é bastante escuro. É necessário ver certinho quantos f/stops são. A fotometria também fica complicada e é aconcelhado utilizar um fotometro de mão (se tiver)

Sobre as DSLR: elas tem um outro filtro na frente do sensor que não permite executar os infrared. Algumas deixam passar alguma coisa (bem pouco). Como teste, pegue um controle remoto e aponte pra câmera, faça um click na câmera mais longo e aperte um botão do controle remoto. Se aparecer alguma coisa, existe a possibilidade de fazer IR na sua DSLR. Caso contrário, não.
Se tiver coragem, dá pra retirar esse filtro que vem na câmera, aí ela fica específica para isso.

Depois posta os resultados pra gente ver.

Boa sorte.

Beleza dimigobbo , valeu pelas dicas. :ok:
Os filmes IR são difíceis de achar e fiquei com receio de não conseguir quem revelasse corretamente.
O filtro chegou hoje e parece que estou olhando através de uma parede preta, não vejo nada do outro lado....
Atualmente eu não tenho mais fotômetro de mão então talvez eu use o da camera (será que dá certo ?).
Pretendo usar apenas com filme mesmo pois acho que ele não funciona com a D700/D7000 (vou fazer o teste).


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:43:11
Beleza dimigobbo , valeu pelas dicas. :ok:
Os filmes IR são difíceis de achar e fiquei com receio de não conseguir quem revelasse corretamente.
O filtro chegou hoje e parece que estou olhando através de uma parede preta, não vejo nada do outro lado....
Atualmente eu não tenho mais fotômetro de mão então talvez eu use o da camera (será que dá certo ?).
Pretendo usar apenas com filme mesmo pois acho que ele não funciona com a D700/D7000 (vou fazer o teste).

Legal :ok:

Sobre o fotometro da câmera: vc tem que fotometrar e fazer a compensação.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 14 de Dezembro de 2012, 10:34:07
Fiz o teste do controle remoto com a D700 e apareceram vários pontos avermelhados na imagem.
Imaginei então que a a D7000 serviria para as fotos IR.
Montei a camera no tripé, compus, coloquei o filtro e deixei no automático e nada de imagem, tudo preto....
Onde será que eu errei ? :ponder:


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2012, 10:38:28
Fiz o teste do controle remoto com a D700 e apareceram vários pontos avermelhados na imagem.
Imaginei então que a a D7000 serviria para as fotos IR.
Montei a camera no tripé, compus, coloquei o filtro e deixei no automático e nada de imagem, tudo preto....
Onde será que eu errei ? :ponder:

A D7000 deixa passar os IR, mas ele está lá. Então a chance de conseguir a foto existe.

Acho que vc erro no tempo de exposição.

Se não me engano, precisa ser de 30 segundos ou mais.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:47:48
Vou tentar expor com >30 segundos....
Onde acho alguma coisa sobre a compensação ???


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2012, 00:39:34
Alto para o baile....

O SFX200 não é um filme IR de verdade, e sim um filme P&B comum, com sensibilidade extendida até o infravermelho próximo.

A banda espectral de um filme P&B tipico vai de 370nm (violeta) a 650nm (vermelho profundo)

Já a do SFX vai de 370nm a 740nm (início do infravermelho)

Não faz sentido usar filtros IR verdadeiros que cortem o espectro depois do 740nm, Não vai registrar NADA. O correto é usar um filtro que corte de, digamos 650-680 em diante. Os filtro corretos são os Kodak Wratten 25 (+1 1/3), 29 (+1 1/3)  e 89B (+4). Os números entre parênteses são as compensações em pontos de exposição. Outros filtros usáveis são os Heliopan 695/715 , o Hoya R72 e o B+W RG665. Estes dados estão nas informações técnicas da Ilford.


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2012, 19:00:31
Afshalders, o filtro que eu comprei é um genérico de 850nm.
O que vc me recomendaria ??
No caso de eu usar minha D7000, porque não vejo nada na foto depois que eu fotografo ?
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 19:05:43 por fcsergio »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2012, 19:16:37
Na D7000 ? Não tenho idéia. Falei sobre filmes IR
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 19:17:40 por AFShalders »


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2012, 20:03:30
Na D7000 ? Não tenho idéia. Falei sobre filmes IR

Ok.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 20:11:19 por fcsergio »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2012, 21:45:55
Afshalders, o filtro que eu comprei é um genérico de 850nm.
O que vc me recomendaria ??
No caso de eu usar minha D7000, porque não vejo nada na foto depois que eu fotografo ?

Qual o tempo de exposição?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 21 de Dezembro de 2012, 01:37:04
Ok.


Ahhh... É óbvio, a sua câmera tem um filtro de bloqueio de IR, se você poe um filtro que deixa passar só o IR e corta o espectro visivel e o filtro sobre o sensor corta o IR não sobra nada (ou quase).


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 22 de Dezembro de 2012, 01:20:10

Ahhh... É óbvio, a sua câmera tem um filtro de bloqueio de IR, se você poe um filtro que deixa passar só o IR e corta o espectro visivel e o filtro sobre o sensor corta o IR não sobra nada (ou quase).
.

Não creio que a D7000 tenha o filtro.
Fiz um teste fotografando em longa exposição e baixa luminosidade e acionei o controle remoto da Sky várias vezes apontando para o sensor e apareceram inúmeros pontos vermelhos na foto, um para cada vez que cliquei o controle remoto. Não fiz o teste com a D700.
O que aconteceu é que apesar de fotometrar com o filtro na lente e esperar um exposição prolongada em virtude da escuridão do filme,, a câmera dava um clique rápido e a foto ficava preta.
Tive a impressão que o fotômetro não funcionou direito com o filtro. :ponder:
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2012, 01:21:30 por fcsergio »