Autor Tópico: Iniciante, qual câmera comprar?  (Lida 3817 vezes)

Phil Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 11 de Dezembro de 2012, 01:09:51
Olá pessoal,

Minha principal dúvida quanto a fotografia agora é qual máquina comprar e quais não comprar.

Eu estou querendo a Fujifilm HS30EXR  porque ela é que das mais comuns aqui onde estou morando no momento, pelas pesquisas que fiz, é a única que tem 30X de zoom ótico junto com o formato de arquivos RAW, pois parece que é muito importante esse formato de arquivo para quem usa photoshop como eu.

Se puderem por favor, me ajudar a  saber qual câmera é a melhor para começar que tenha um bom custo benefício mas sem perder funções importantes como o formato RAW para edição, modo manual e auto e zoom.

Atenciosamente.

Phil


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2012, 01:41:33
Ok, sem querer ser chato, mas apenas para entender, começar o que? Onde você quer chegar, o que vai primariamente fazer com a câmera. Entenda que para cada pessoa a câmera certa será diferente.


Phil Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2012, 01:50:00
Você não está sendo chato não, pelo contrário, está me ajudando.

Meu propósito inicial é ter uma câmera semi-profissional para aplicar técnicas que possivelmente eu aprenda nos cursos que pretendo fazer, digo cursos de fotografia. Quero , a princípio, uma câmera semi para a maioria das situações. Uma câmera que atenda um pouquinho em cada situação, claro que algumas ela não vai atender, mas eu digo uma câmera que eu tire fotos com mais qualidade e técnicas aprendidas do que se pode fazer com as comuns. Talvez fotos com movimento, fotos no escuro, fotos de longe usando um bom zoom, fotos em RAW para editar e ficar boa, fotos em lugares que reflete o flahs como fotos de aquários, fotos de paisagens, de pessoas, de festas, ao ar livre, fotos em sequência, etc, só que tudo isso usando técnicas que eu espero que me ensinem nos cursos e com maior qualidade.

Qualquer coisa vai me perguntando para poder me ajudar porque eu sou bem iniciante ainda.

Obrigado.

Phil


Marco Farias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é uma forma de representar a vida.
    • Facebook
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2012, 02:27:25
Eu também sou iniciante e iria comprar essa finepix. Depois de muito pesquisar acabei comprando a Nikon D3100. Uma das coisas que me fez pender para ela é o fato de ser uma DSLR podendo assim, conforme minhas necessidades trocar de lente; como as lentes duram muito mais do que o corpo, quando for trocar a D3100 posso manter as lentes.

Quando a gente é iniciante se impressiona muito com o zoom das câmeras, só que isso nem sempre é necessário. Os mais experientes podem confirmar ou não mas eu imagino que fazer um disparo com uma distância focal de 720mm com a máquina na mão, mesmo com estabilizador, deva ser algo difícil, principalmente em condições de iluminação não favoráveis o que levaria à necessidade de também comprar um tripé.

Outro fator foi a aparente fragilidade da finepix. Ela pesa 0,637 kg mesmo com sua lente super zoom de 24-720mm. Apenas a lente AF-S NIKKOR
600mm f/4G ED VR pesa 5,060 kg! Imagino que derrubar no chão a finepix quando está com sua extensão focal total não deva ser algo legal de se ver...

Como dissestes, a finepix tira fotos em raw mas em todos os reviews que vi sobre ela a velocidade de processamento raw era lento, mais notável ainda quando se tira fotos em sequência.

Mesmo assim, não achei bridge melhor do que a Fujifilm Finepix HS30EXR.

Por último o preço, onde a diferença entre elas não era muita coisa o que fez pender mais ainda pela DLSR. Comprei a D3100 porque meu orçamento era curto senão teria comprado a D5200.

E como o Carcarah disse, tu tens que ter pelo menos uma vaga idéia do que tu gostaria de fotografar pois isso influencia muito na compra da máquina e principalemente das lentes, se for o caso. Se mesmo assim fica difícil de saber o que tu realmente gostaria de fotografar, compra a máquina que virá com a lente do kit (no caso de uma DSLR), tira muitas fotos (dá para aprender bastante com a lente do kit) e analiza as limitações que tu possivelmente encontrará (como fotografar em ambiente noturno ou macrofotografia) que com o tempo tu saberá que caminho percorrer na fotografia e consequentemente que acessórios e equipamentos comprar.
D3100 | AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2012, 02:42:27
Bom dia amigo.

Por partes
- primeiro sobre a câmera fuji: Acredito que nesta linha (de superzoom, bridge, chamem como quiserem) que tu citou, tem opções muito melhores que a fuji. Neste segmento, creio ser na seguinte ordem de qualidade: Panasonic fz200, canon sx50, panasonic fz150, canon sx40, panasonic fz47... São as duas marcas que dominam este mercado. Dou especial atenção pra sx40, que pode ser encontrada por menos de 900,00 e é bem versátil.
- Sobre o curso: Posso estar muito enganado, mas acredito que a maioria dos cursos de fotografia sejam voltados exclusivamente pra câmeras dslr. Sei que tem muito curso que empresta a câmera tb... Sendo assim, se o foco principal for realmente fazer cursos e adentrar no aprendizado da fotografia, uma dslr de entrada é a melhor opção. Tanto nikon quanto canon atenderão muito bem, mas precisa decidir entre uma marca e outra. E isso é estritamente pessoal visto que em termos de qualidade final não verás significativa diferença. Por não conhecer muito a linha da nikon, vou falar apenas das canon. Se a grana estiver curta, tem a t3. Se tiver um pouco mais sobrando tem a t2i ou t3i. Todas são excelentes entradas para aprendizado.
Já te adianto que fica muito mais fácil o pessoal poder te sugerir alguns modelos se tu também disser o quanto é o máximo que está disposto a investir, e se topa comprar de lojas pela internet ou com vendedores do forum (pergunto isso pq tem muita gente que prefere pegar uma câmera bem mais ou menos numa loja física ou tipo americanas da vida do que pegar uma camera boa, pelo mesmo preço mas de uma loja online).
Abraço
Tecpix + motorola do guga


Phil Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2012, 03:03:56
Colegas,

Em primeiro lugar devo agradecer o Carcarah, o Marco Farias e o Fernandez.

Agora indo para o assunto quero começar dizendo que eu preciso gastar o menos possível e obter o máximo de uma forma radical. O porque disso é o seguinte, eu fiz um mega upgrade no meu PC e realmente gastei muito dinheiro então estou apertadão quanto a isso, mas para ajuda-los a me ajudar eu digo que se eu puder obter o que quero por 400 reais prefiro se não der pode ser uns 650 e por último 1000 reais no máximo estourando mesmo. Agora o que ocorre é que embora estejamos nos conhecendo hoje e ser este meu primeiro post eu estou contando muito com os colegas porque não entendo nada então seria interessante, visto que eu já disse que quero tirar fotos, a princípio de uma forma geral, apenas lembrando das principais funções como foto em movimento, no escuro, foto de aquário e lugares que reflete o flash. Como sou iniciante quero dizer que considero muito o zoom óptico e o formato raw , pois uso photoshop, embora isso possa não valer nada para quem já é experiente. A realidade é que eu não sei nada de fotografia e isso faz com que as coisas que vocês me dizem serem importantes, pois são minhas primeiras experiências, digamos que, não teóricamente, mas práticamente vocês estão sendo meus primeiros professores, porque é a primeira vez que estou recebendo informações de alguém quanto a fotografia.

Quero deixar a ênfase em poder tirar fotos boas, com uma pitada de profissionalismo no máximo de situações possíveis. Eu não estou dizendo em toda ocasião possivelmente e provavelmente em algumas ocasiões eu não terei bom rendimento com a foto e se eu conseguir algum resultado, eu digo mesmo no máximo de situações que for possível. Uma máquina versátil, até eu decidir uma linha de trabalho que eu goste.

Se os colegas puderem discorrer um pouco mais sobre os modelos citados, bem como outras opções no preço que eu falei eu agradeço muito para que eu entenda o porque de estes modelos serem melhores, digo, quais fatores os fazem melhores para o meu caso.

Gostaria de perguntar algo muito importante: com o que eu devo me preocupar ao comprar minha primeira máquina semi-profisional? Caso possam listar alguns fatores, talvez uns quatro cinco mais importantes.

Eu irei pesquisar agora os modelos citados pelos colegas canon, rikon, panasonic, etc, mas o quanto puderem me dar de informações eu fico muito agradecido, pois os 3 posts do carcarah do, Marco Farias e do Fernandez já me ajudaram a começar a por os neuronios a pensar diferente quanto a fotografica.

Grato.

Phil


Marco Farias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é uma forma de representar a vida.
    • Facebook
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2012, 10:39:13
Pois é, com o orçamento bem apertado não daria pra tu comprar uma DSLR de entrada muito menos a HS30EXR onde pesquisando na net, o menor preço é de R$ 1.100, claro em sites "duvidosos". Quem sabe o Nelson tenha uma oferta melhor.

Para aprender, a máquina teria que ter um modo manual onde tu possa tomar todas as decisões, exercitar o que tu fores aprendendo. Nessa faixa de preço que falastes, na fuji tem a S4500 ou a S2980. A panasonic tem a FZ47. Todas com modos de prioridades (abertura, velocidade) e modo manual, além é claro do automático. Todas também possuem visor eletrônico que para tu já ir te acostumando com ele  :D.

Outras opções seriam DSLR usadas que pesquisando bastante tu talvez possa encontrar uma nessa faixa de preço.
D3100 | AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR


Marco Farias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é uma forma de representar a vida.
    • Facebook
Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2012, 10:42:22
Outra coisa, que esqueci mencionar é que para aprender não se necessita de um equipamento novinho em folha top de linha. Basta que ele te dê a possibilidade de praticar o que fores aprendendo.
D3100 | AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2012, 13:08:52
Marco, dá uma olhada nessa mensagem, acho que é o que você precisa. Siga essa dica que você vai bem, mas querendo economizar dá uma olhada nas opções, lendo com calma o tópico
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=76617.msg754354#msg754354


Marco Farias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é uma forma de representar a vida.
    • Facebook
Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2012, 13:27:39
Marco, dá uma olhada nessa mensagem, acho que é o que você precisa. Siga essa dica que você vai bem, mas querendo economizar dá uma olhada nas opções, lendo com calma o tópico
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=76617.msg754354#msg754354

Eu? hehehehehehe.

Mesmo assim, Phil, dá uma olhada nesse tópico, principalmente por falar de compras com o Nelson como havia dito.
D3100 | AF-S DX NIKKOR 18-55mm f/3.5-5.6G VR


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2012, 13:38:19
Eu? hehehehehehe.

Mesmo assim, Phil, dá uma olhada nesse tópico, principalmente por falar de compras com o Nelson como havia dito.
hahaha foi mal, tenho péssima pontaria


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2012, 15:12:28
Phil, conseguiu já olhar o tópico que os colegas recomendaram?
Agora estava vendo tua resposta e tu diz que queres uma câmera que tire fotos noturnas, em movimento, com zoom e etc... Tanto fotos com baixa iluminação quanto fotos em movimento ficam muito melhores em câmeras com sensores maiores, tipo as compactas premium (que ficam em torno de 1100,00) e as dslr (vi a t3 por 1090,00). Ou seja, conseguirá tirar fotos em movimento ou baixa luz com uma superzoom por exemplo, mas o resultado será muito aquém de uma das outras duas opções que citei. Por outro lado, o zoom é coisa que você não vai ter com nenhuma destas (ok ok, sei que pode comprar uma lente para isso, mas acho que não estaria dentro da verba).
Sendo assim, EU, se tivesse os mesmos interesses que tu, e não quisesse de forma alguma abrir mão do zoom, me veria quase que obrigado a ir de superzoom, e nessa faixa de preço eu escolheria a fz150 por 1090,00 ou, se fosse pra economizar um pouquinho, a sx40 com o nelson por um preço bem bacana, em torno de 900,00.
No meu caso, eu também queria muito poder usar um zoom potente, acho que é coisa que todo iniciante quer muito, mas depois de muito ler e pesquisar por aí, decidi que prefiro ir de qualidade ao invés de versatilidade (leia-se zoom).
Então minha dica seria, se de forma alguma quiser abrir mão do zoom, vai de superzoom e seja feliz; se o zoom não for o supra-sumo da fotografia pra ti e quiser investir em qualidade de imagem com controles manuais, vai de compacta premium; se quiser mais qualidade ainda e a possibilidade de ir investindo e tunando mais a máquina com novas lentes, vai de dslr; E se quiser economizar bastante, ficando na casa dos 700,00, a melhor pedida seria a sx240.
Acho que a primeira coisa que tem que decidir é que tipo de câmera tu queres, e depois, pode pedir a melhor indicação dentro da categoria. Do contrário, cada um que vem aqui vai te dizer camera x ou camera y sendo que cada uma de categorias diferentes e quem sabe dificultando ainda mais tua escolha, que eu sei que é bem complicado mesmo escolher por onde começar.
Espero que todas as dicas do pessoal aqui estejam te clareando um pouco as coisas... Grande abraço e boa sorte
Tecpix + motorola do guga


Phil Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2012, 17:54:46
Olá colegas,

Muito obrigado pelas respotas, a todos.

Na realidade eu gostaria, como disse, de algo que me atendesse na maior quantidade de situações em que se tira uma foto. Eu especifiquei foto com movimento, foto no escuro, etc, mas além disso em muitas outras,
claro, se possível.

Um detalhe importante é que eu pretendo fazer cursos de fotografia semi-profissional e profissional então eu acho que precisarei treinar com uma DSLR(o que está dificultando é o preço delas).

Outra coisa é que quero aprender usar o modo manual que tanto falam. Eu ainda não sei o que é sensor, ISO, ajustes, etc, mas pretendo aprender e quero usar as funções que um profissional usa. Neste ponto vem uma pergunta importante: As "bridge", se é assim que chamam, elas me permitem usar o tanto falado modo manual?

Outra coisa, se com uma bridge eu conseguir usar as funções semelhantes a das DSLR só que sem cambiar as lentes não seria o ideal para começar?

Quanto ao zoom, não é que faça questão é que eu citei porque ainda sou inesperiente, mas é claro que eu quero qualidade. Na minha opinião eu quero qualidade boa e ainda quero que com essa qualidade a imagem saia em RAW para eu ir no photoshop e tacar mais qualidade nela ainda, ou seja, eu quero qualidade em primeiro lugar, não que não tenham tido, mas continuem a ter paiência comigo por favor porque eu falo de zoom e de fotos no escuro entre outras coisas porque sou inciante, mas para não confundir os colegas que estão tentando me ajudar vou esclarecer:

Quero fotos ótimas, usando recursos profissionais da câmera(modo manual, velocidade do obturador, sensor, lente, etc) e usando técnicas profissionais aprendidas em cursos. Isto é o que eu quero, só não sei em qual máquina eu conseguirei começar isso tudo. Entendo que terei que trocar de equipamento no futuro mas gostaria de começar com algo razoável.

Os colegas acham que eu devo me concentrar no que? Velocidade do obturador? Qualidade das lentes? Sensor? Variedade de opções nas funções do modo manual?

Os colegas poderiam, por favor, fazer uma lista dos qusitos que eu devo me atentar antes de comprar a câmera?

Grato

Phil


Fernandez

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.320
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2012, 18:40:44
Cara, seguinte... Acho que tu é do tipo que realmente quer aprender, quer fazer curso e tudo mais. Uma bridge tem sim controles manuais, tem boa qualidade, bom zoom, RAW, mas o problema vai ficar por conta do pequeno sensor, onde vai te dificultar na execução de algumas técnicas específicas e acredito que tu vai ficar com aquele gostinho de "quero mais, mas não posso..."
As compactas premium, salvo engano meu, todas tem a opção de armazenar em raw. Mas apesar de elas terem todos os comandos manuais eles estão dispostos dentro de menus, não sendo tão fácil seu acesso como é numa dslr, cheia de botões e tudo mais... Não que seja uma coisa horrível, mas não é tão prático.
Eu acho que tu pode até considerar algum corpo usado pra começar, ou talvez a t3 que tá por aproximadamente 1000,00, e mesmo apenas com a lente do kit tu já vai poder brincar muito nela e aprender do mesmo jeito.
Ah, e se tem tempo, dá uma pesquisada no youtube por FOTOGRAFIA... tem inúmeros videos ensinando muita coisa, todos esses conceitos que tu ainda não sabe... Já vai te dar uma baita ajuda isso ai...
Tecpix + motorola do guga


Phil Santos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #14 Online: 12 de Dezembro de 2012, 19:05:32
Olá pessoal,

Grato pelos feedbacks.

Eu estava pensando em pegar uma D3100, mas eu li a pouco que ela não tem estabilizador de imagem para a foto não ficar tremida. Achei um contra e tanto isso.

Parecia que eu já tinha escolhido o modelo, que nada!

Eu andei vendo um geral sobre a D3100 num site que não sei se é permitido citá-lo aqui ou se é contra as regras do forum, tinha um monte de contras escritos lá sobre a D3100.

Se alguém tiver alguma indicação próxima a D3100 só sem os contras dela eu peço e já a gradeço.

Grato.

Phil