Autor Tópico: Canon G1x ou Canon G15 ???  (Lida 10345 vezes)

Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Dezembro de 2012, 00:03:28
e ai galera, ví que essas duas belezinhas foram fabricadas quase juntas....

A g1x tem 14mp e lcd movel.
E a g15 tem 12 e lcd fixo.


Mas pô. Qual a diferença de peso entre elas!? Em março meu presente de aniversário vai ser uma dessas pro hobby ( por que enche o saco levar uma dslr pesada como a 5d numa mochila todo santo dia ) e uma tele clara ( duvida entre Sigma hsm osm e sp af if da tamron, mas isso é outro topico )


Alguém pode me dizer qual é, a grande diferença elas!? Alguém pode me explicar?
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2012, 07:51:40
O sensor da g1x é muito maior que o da g15... 7.44×5.58 mm da G15 contra 18.70×14.00 mm da G1x  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2012, 08:13:43
O sensor da G1X é quase do tamanho de um sensor APS-C de uma DSLR, maior que os sensores micro 4/3 das mirrorless... A G15 tem um sensor "comum" de uma compacta, tamanho 1/1.7

Visualizando em proporção ao tamanho real fica mais fácil notar a diferença: http://cameraimagesensor.com/size/#226,53,19,a

Com o sensor grande, aumenta a qualidade de captação de imagem, tolerância a ISO elevado, etc...

Aqui tem um pequeno teste que fiz sobre a tolerância em ISO elevado: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=79176.0 - com os resultados que vi aqui acho que ela se compara (em ISO) a qualquer DSLR de entrada.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, 08:15:29 por Luciano.Queiroz »


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2012, 08:43:10
Inclusive são categorias diferentes de câmeras, acho que não da pra comparar muito entre uma e outra...

A G1x tem o sensor maior que as mirrorless 4/3 da Olympus, Panasonic... e é menor que o sensor de mirrorless APS-C quem vem nas Canon, Sony, Samsung...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2012, 11:43:06
Mas uma coisa boa da G15 é que veio com uma objetiva clara: f/1.8-2.8  :ok:
Não sei como isso se traduz em luminosidade real e nem em desfoque de fundo, mas achei um grande avanço em relação à antiga G12.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2012, 12:00:46
Mas uma coisa boa da G15 é que veio com uma objetiva clara: f/1.8-2.8  :ok:
Não sei como isso se traduz em luminosidade real e nem em desfoque de fundo, mas achei um grande avanço em relação à antiga G12.

Eu tinha a G12 que era 2.8 e agora estou com a G1X que também é 2.8...

A G12 não conseguia desfocar praticamente nada por causa do tamanho do sensor que é pequeno. Isso aumenta a profundidade de campo por natureza. Imagino que a G15, mesmo sendo 1.8 não vai mudar muito nesse quesito.

A primeira coisa que pensei sobre a G1X era que por causa do tamanho do sensor conseguiria fazer um bokeh satisfatório. Mas o que percebi é bem diferente disso. Em distâncias focais equivalentes a 85 mm ou mais, mesmo com abertura f/5.0-5.6 ela consegue dar um leve desfoque, mas deixa a desejar.

Não sei explicar tecnicamente isso, mas imagino que seja por causa da lente ter distância focal muito pequena. Trabalha entre 15.1mm-60.4 mm (equivalente 28-112mm em FF)

Tem várias características que achei melhores e mais funcionais na G1X. Mas sinto falta de algumas coisas da G12, como principalmente o seletor de ISO e a função Macro a 1cm...
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, 12:04:26 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2012, 12:40:52
Eu tinha a G12 que era 2.8 e agora estou com a G1X que também é 2.8...

A G12 não conseguia desfocar praticamente nada por causa do tamanho do sensor que é pequeno. Isso aumenta a profundidade de campo por natureza. Imagino que a G15, mesmo sendo 1.8 não vai mudar muito nesse quesito.

Imagino que em 28mm a f/1.8 não deva mudar muito não, mas será que em 140mm a f/2.8 não consegue desfocar um pouco mais não? Bom, certamente vai desfocar mais que a G12, mas não sei mesmo se é algo notável.


A primeira coisa que pensei sobre a G1X era que por causa do tamanho do sensor conseguiria fazer um bokeh satisfatório. Mas o que percebi é bem diferente disso. Em distâncias focais equivalentes a 85 mm ou mais, mesmo com abertura f/5.0-5.6 ela consegue dar um leve desfoque, mas deixa a desejar.

Não sei explicar tecnicamente isso, mas imagino que seja por causa da lente ter distância focal muito pequena. Trabalha entre 15.1mm-60.4 mm (equivalente 28-112mm em FF)

A 85mm em cropada desfoca o fundo menos do que a 135mm em FF, pois ela continua sendo uma 85mm, apesar do fator de corte. Da mesma forma, acredito que a profundidade de campo da G1X deva ser mesmo de uma 15.1-60.4mm, e não de uma 28-112mm...


fotopecci

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2012, 17:23:19
Pessoal, eu tenho uma g1x, pra mim é a melhor compacta da canon, sensor com bom tamanho e mp correto, tem menos ruido que a 7d.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2012, 18:47:44
Interessante.... O Luciano e o Humberto mataram minha duvida totalmente!!!!! Acho que vai ser g1x mesmo. Já que a diferença dela pra g15 e minúscula ( em preço )
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2012, 08:49:40
Imagino que em 28mm a f/1.8 não deva mudar muito não, mas será que em 140mm a f/2.8 não consegue desfocar um pouco mais não? Bom, certamente vai desfocar mais que a G12, mas não sei mesmo se é algo notável.

A 85mm em cropada desfoca o fundo menos do que a 135mm em FF, pois ela continua sendo uma 85mm, apesar do fator de corte. Da mesma forma, acredito que a profundidade de campo da G1X deva ser mesmo de uma 15.1-60.4mm, e não de uma 28-112mm...

Pois é Humberto, acho que mesmo em f/2.8 ela não vai fazer desfoque não porque além do sensor pequeno que maximiza o DOF a lente é 6.1-30.5mm. Muito angular pra propiciar um bom desfoque..

É mais ou menos como percebi na G1X. Apesar do sensor grande e a equivalência 28-112mm, a lente é na verdade uma 15.1-60.4mm... não sei se estou pensando corretamente sobre isso, mas acredito que sim...

Só pra ilustrar, uma foto feita com a G1X pra testar o desfoque. Do primeiro plano pro fundo tem cerca de 6 metros..

Gravado em JPEG
ISO 800
distancia focal 60mm (equivalente 112mm)
f/5.8 - 1/60 segundo
Redutor de ruído nível médio / perfil de cor vivid
Fotômetro ponderado no centro

Esse é o desfoque que consegui com ela até agora. Em distâncias focais menores, mesmo a lente abrindo mais o desfoque é menor..
Com a G12 nunca consegui nada parecido com isso. Gostaria de testar a G15 com a abertura maior pra ver se forma algum bokeh ou se confirma a tese do sensor pequeno não formar isso apesar da maior abertura..



« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 08:54:45 por Luciano.Queiroz »


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:04:38
Luciano, tem razão, o sensor pequeno realmente aumenta demais a profundidade de campo. Quando fazemos a equivalência de uma objetiva para um sensor de 35mm, na verdade é só a equivalência mesmo do ângulo de cobertura, mas todas as outras características da objetiva permanecem iguais. Então acredito que a profundidade de campo vai ser sempre a mesma, e como a objetiva é muito aberta, a profundidade de campo vai ser enorme mesmo...

Mas eu gostei do desfoque de fundo da G1X, duvido que a G15 consiga algo parecido. Mas certamente deve desfocar mais o fundo que a G12, só não sei se é algo notável...

Abraços


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #11 Online: 02 de Janeiro de 2013, 12:56:26
Oi pessoal,

eu estou analisando essas duas câmeras e vi no site da b&h que os comentários ruins sobre a g1x são com relação ao delay e demora nas operações... isso procede?

o que me faz pender pela g15 é o preço (bem menor) e a lente 1.8. Vi um video feito com ela a noite e achei muito bom... se alguem quiser ver segue o

Como a g1x foi lançada em janeiro de 2012, será que nos próximos meses não será lançada uma sucessora dela? a canon é igual a panasonic que lança sucessora a cada 3 meses?  :shock:


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 02 de Janeiro de 2013, 14:18:35
Pois é Humberto, acho que mesmo em f/2.8 ela não vai fazer desfoque não porque além do sensor pequeno que maximiza o DOF a lente é 6.1-30.5mm. Muito angular pra propiciar um bom desfoque..
É mais ou menos como percebi na G1X. Apesar do sensor grande e a equivalência 28-112mm, a lente é na verdade uma 15.1-60.4mm... não sei se estou pensando corretamente sobre isso, mas acredito que sim...
Só pra ilustrar, uma foto feita com a G1X pra testar o desfoque. Do primeiro plano pro fundo tem cerca de 6 metros..
Gravado em JPEG
ISO 800
distancia focal 60mm (equivalente 112mm)
f/5.8 - 1/60 segundo
Redutor de ruído nível médio / perfil de cor vivid
Fotômetro ponderado no centro
Esse é o desfoque que consegui com ela até agora. Em distâncias focais menores, mesmo a lente abrindo mais o desfoque é menor..
Com a G12 nunca consegui nada parecido com isso. Gostaria de testar a G15 com a abertura maior pra ver se forma algum bokeh ou se confirma a tese do sensor pequeno não formar isso apesar da maior abertura..


Relativo: (OMD EM5)


Zuiko 24mm em f5.6 por Lordakner, no Flickr

Zuiko 24mm (Equivalente 48mm - acho)
f5.6
1/250
ISO 200


Zuiko f1.8 em F5.6 por Lordakner, no Flickr

Zuiko 50mm (Equivalente 100mm - acho)
f5.6
ISO 200

A tela, ao fundo, está a menos de 1m.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


ferdu

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #13 Online: 02 de Janeiro de 2013, 14:52:59
Oi pessoal,

eu estou analisando essas duas câmeras e vi no site da b&h que os comentários ruins sobre a g1x são com relação ao delay e demora nas operações... isso procede?

o que me faz pender pela g15 é o preço (bem menor) e a lente 1.8. Vi um video feito com ela a noite e achei muito bom... se alguem quiser ver segue o

Como a g1x foi lançada em janeiro de 2012, será que nos próximos meses não será lançada uma sucessora dela? a canon é igual a panasonic que lança sucessora a cada 3 meses?  :shock:

só um detalhe que pode influenciar na escolha ... peguei uma g1 x na mão e ela parece um tijolo...rs... parece mais pesada que a minha 60D...a g15 tem mais ou menos a metade do peso...


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #14 Online: 02 de Janeiro de 2013, 15:00:34
só um detalhe que pode influenciar na escolha ... peguei uma g1 x na mão e ela parece um tijolo...rs... parece mais pesada que a minha 60D...a g15 tem mais ou menos a metade do peso...
G15: 352g
G1X: 534g

Ambas com a bateria e cartão

Fonte: www.dpreview.com

G1X bem mais pesada.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________