Autor Tópico: Ascensão do mount Canon FD  (Lida 2358 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 12 de Dezembro de 2012, 13:29:56
Lá por 2005, o mount Canon FD era praticamente um fóssil da fotografia. Era incompatível com qualquer DSLR, exceto se fosse utilizado um horrendo adaptador, que inseria mais fator de crop e um elemento óptico que degradava a qualidade de imagem. Usar uma Canon FD numa câmera EOS era mais reflexo da emoção do que da razão. Usar o adaptador EOS-FD era fruto de um apego de quem tinha muitas objetivas do antigo mount da Canon.

Foi nessa época que eu decidi começar a fotografar com filme. Como até então eu só havia usado compactas digitais, eu poderia ter optado por qualquer mount, mas o Canon FD era sem dúvida o que ofertava câmeras e objetivas pelo menor preço. Ganhava até da Pentax, que outrora foi a opção mais acessível no Brasil. Com duzentos reais era possível comprar uma 24/2.8 ou uma 200/4. Com R$200,00 também comprei uma 55/1.2 que ficou zero após uma limpeza de 80 reais. Cerca de quatro anos depois, a mesma objetiva é oferecida por algo em torno de R$1000,00. Se vai vender, são outros quinhentos.

Acho que quem tem contribuído para a inflação do mount FD é que ele vem sendo redescoberto por muita gente, principalmente usuários de câmeras mirrorless. Embora o fator de crop das micro 4/3 ou das APS-C transforme praticamente qualquer objetiva em normal ou tele, parece que as lentes corrigidas na óptica e as grandes aberturas vêm conquistando gerações de fotógrafos que nasceram depois da extinção do mount FD. O preço em conta, porém, parece estar se tornando coisa do passado.

Se eu começasse a fotografar com filme hoje, talvez eu tivesse optador pelo mounts autofoco da Canon ou Nikon. Por alguns reais a mais, ganho autofoco, controle de abertura e velocidade por dials ergonomicamente posicionados, entre outras vantagens. Andava procurando umas objetivas FD nos últimos dias, mas acho que o meu set FD está completo. Acabou o oásis dos fotógrafos amadores. Fomos descobertos. Acabou a era romântica do ostracismo do mount FD. Agora são artigos de luxo.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:15:44
ÓTIMO texto, gostei muito de ler, prende a atenção, e nos passa o sentimento, e me senti na sua pele...
Você é um ótimo redator... parabéns... e concordo com tudo...
Será que podemos chamar isso de modismo também?
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:21:03
Francisco,

Belíssimo relato da realidade. Texto muito bem elaborado e que mostra conhecimento do assunto.

Me atrevo apenas a dizer, ainda, que as lentes S.S.C. (Super Spectra Coating) do mount FD talvez sejam um capítulo à parte. O coating dessa objetiva merece um pouquinho de atenção das pessoas que gostam de ter qualidade nas mãos.

Tenho comigo duas câmeras para esse mount: uma Canon FTb e uma Canon T90. Não tenho um set completo de lentes, mas as minhas são:
– 24mm f/2.8
– 50mm f/1.4
– 100mm f/2.8

Estas duas últimas são S.S.C.

Não tenho coragem de vender nenhuma delas. Nem trocar, nem emprestar, nem nada.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, 14:22:31 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:44:09
Pra quem se interessou pelo assunto "Canon mount FD", se tiver um tempinho pesquise sobre as lentes FD do tipo ASPHERICAL e também aquelas que tem o material ótico feita de THORIUM RADIOACTIVE. E, lógico!, vejam também os preços desses brinquedinhos.
-22.352971,-48.775582


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2012, 14:45:37
Comprei uma lente FD com vc há alguns anos atrás, Francisco. Não sei se lembra. Já passei ela pra frente esse ano pelo mesmo valor que paguei, se não me engano. Na minha AE1 só deixei uma 50mm 1.8 e já está bom pra mim. Eu até poderia usá-la na minha mirrorless mas aquela meia tele fica meio desproporcional na minha máquina em questão de ergonomia.

No meu caso, uso lentes antigas por oportunidade. Comprei há 4 anos atrás uma OM-1 com 5 lentes e vários acessórios por R$800,00. Testei na digital e gostei. Não é modismo, na minha opinião.

Vi uma FD 50mm 1.2 bem conservada (pelo menos nas fotos) no mercado livre  mesmo. Dependendo do preço ainda acho um bom negócio usar manuais antigas em digitais mas elas estão meios inflacionadas mesmo.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2012, 16:07:25
E aí, Guto, lembro sim. Eu sempre vendi as câmeras e lentes FD pelo preço que paguei ou mais baixo - geralmente mais baixo, pois acho que durante o uso, o equipamento acaba "se pagando", então não preciso tentar lucrar na hora de vender... o meu objetivo quando vendo algo é mais desocupar espaço na estante do que qualquer outra coisa. Creio que te vendi aquela 135mm quando ainda não tinham me roubado a minha F1 New, então as lentes FD de primeira geração ficavam pesadas demais para o conjunto (eu tenho uma 135mm New FD também), mas aquela objetiva estava em bom estado mesmo. Hoje, já sem a F1 New, talvez eu tivesse vendido a outra 135, já que as minhas F1 antigas ficam melhores de manusear com objetivas mais pesadas.

A sensação de usar uma objetiva New FD numa Canon F1 Old é como usar um flash Vivitar 285HV numa Panasonic LX3, por exemplo...

Acho que o câmbio tá influindo nos preços também. Se uma 35/f2 custava USD 140-160 há alguns anos, hoje ela custa USD 200-230 hoje em dia. Convertendo para o câmbio de hoje, mais os impostos, chegamos no preço que as pessoas estão cobrando por equipamento FD hoje em dia, praticamente o mesmo preço das primes equivalentes para EOS.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2012, 17:58:25
Eu namorava as FD quando quis começar a fotografar com filme, ao ver os preços me assustei um pouco, mas o que mudou totalmente minha decisão foi o fato de que ganhei uma EOS G do Renato, acho que foi a melhor coisa que me aconteceu esse ano em termos de fotografia  :D.

É muito bom utilizar minha 50mm 1.8 novinha na EOS G e poder utilizar o autofoco, além das minhas M42.

Mas ainda acho que foi uma péssima idéia da canon em mudar o mount depois de tantas lentes maravilhosas já fabricadas!

No momento a única "mirrorless" que vem na minha cabeça é a X100, então estou longe de ter uma FD na minha mão para uso...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2013, 15:27:43
Estou com uma eos/filme. Se bem entendi tenho de comprar um adaptador para usar lentes FD e ainda assim teria uma imagem ruim. Assim, as FD só servem para as cÂemras Canon de antes das EOS, mesmo que seja uma 50mm F1.8, certo?


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2013, 16:24:33
Estou com uma eos/filme. Se bem entendi tenho de comprar um adaptador para usar lentes FD e ainda assim teria uma imagem ruim. Assim, as FD só servem para as cÂemras Canon de antes das EOS, mesmo que seja uma 50mm F1.8, certo?

Correto, Carcarah. Se você quiser usar uma objetiva FD aproveitando toda a sua qualidade em uma câmera digital, deve acoplá-la a uma mirrorless com adaptador para FD. Nesse caso, haverá fator de crop (2x, nas micro 4/3; e 1.5x nas APS-C).

Eu ainda aguardo o lançamento de uma mirrorless fullframe de lentes intercambiáveis. Aí podermos usar as objetivas FD em todo o seu potencial - e seus preços subirão mais ainda.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS