Autor Tópico: 50mm F/ 1.8D ou 50mm F1.8G Qual a diferença ???  (Lida 2149 vezes)

Helder Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
  • Jesus Te Ama !!!
    • Hélder Martins
Online: 12 de Dezembro de 2012, 13:55:15
Boa tarde colegas, comprei um D90 usada com a lente do kit 18 - 105mm. Uma amiga que está abrindo um salão de beleza me chamou para fazer um book pra ela, de penteados, e fotos de noivas, li em alguns tópicos que a lente 50mm é ideal para retratos, estou pensando em adquirir uma 50mm, mas vi que existem dois modelos nikkor 50mm, a G e a D, gostaria de saber a diferença entre elas, e se seria essa a lente indicada pra eu usar para esse book dos penteados, e das noivas.
Canon EOS 6D + 24-105mm L  + 600Ex

http://www.flickr.com/photos/109896275@N05/


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2012, 13:57:26
G ótima e com motor de foco. Extremamente nítida mesmo toda aberta.

D boa e sem motor (não funciona com algumas câmeras, mas com a D90 funciona normalmente), foco mais rápido... nítida a partir de f/2.8 ficando boa mesmo por volta de f/5


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2012, 23:16:19
Até que me provem ao contrário não compensa comprar a G. Os resultados práticos são praticamente os mesmos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2012, 23:20:22
Até que me provem ao contrário não compensa comprar a G. Os resultados práticos são praticamente os mesmos.

Se eu tivesse grana eu teria pego a "G" envés da "D"... Eu usei uma "G" e fiquei impressionado com a precisão e rapidez, sem contar que ela realmente é bem nítida desde f/1.8

Mas com esse dinheiro eu teria preferido pegar a 85mm 1.8D :)
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2012, 23:20:53 por rafael dantas lima »
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2012, 00:03:39
Pega a G.


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2012, 00:09:07
Comprei a G e não me arrependi.

Excelente nitidez, rápida no foco...

Não conheço a D... mas se de fato existem diferenças na 'ótica' da lente, e  temos vários relatos que o foco é mais rápido e preciso que os da AF através do motor da própria câmera, julgo isso um relevante motivo prático.
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 00:09:37 por Versiano »
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2012, 07:07:46
A minha 50 1.8 D foi liberada ontem na receita federal (sem imposto) e assim que chegar faço um review e comparo com a minha 35 1.8 G.
Pelo que li e assisti em reviews, além de ter observado fotos de usuários reais, a diferença na qualidade de imagem é insignificante.
Claro que, por meio de fotos, é impossível avaliar se o foco da lente D ou G, são diferentes.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2012, 08:33:45
A "D" tem o foco beeem mais rápido do que a "G" só que é menos preciso.


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2012, 08:35:06
Não conheço a D... mas se de fato existem diferenças na 'ótica' da lente, e  temos vários relatos que o foco é mais rápido e preciso que os da AF através do motor da própria câmera, julgo isso um relevante motivo prático.

Não é mais rápido, é só mais preciso, mas não é mais rápido não.

No meu canal no youtube mesmo tem o teste de foco das duas, a 1.8D tem custo mais longo e ainda assim mais rápido
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 08:38:52 por Natão »


Helder Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
  • Jesus Te Ama !!!
    • Hélder Martins
Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2012, 15:07:32
Estou pensando em pegar uma dessas lentes para usar em umas foto que farei em Janeiro, as foto serão ao ár livre em um sítio, as fotos são pedido de uma amiga cabeleireira que quer apresentar seu trabalho, e com isso eu vou ganhando experiência... a G custa quase o dobro da D, pra mim que estou começando, compensa a diferença? mesmo usando com a D90 ?
Canon EOS 6D + 24-105mm L  + 600Ex

http://www.flickr.com/photos/109896275@N05/


jaso

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 484
Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2012, 16:21:09
E so dar uma analisada no que o pessoal falou que tu vai conseguir ver qual é melhor para você...... Como você usa D90, qualquer uma das duas terá foco automático, a D foco mais rápido..... A G foco mais preciso, e mais nítida, inclusive nas aberturas maiores..... As diferenças básicas são essas de acordo com o pessoal, agora cabe a você analisar qual será melhor...... 


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2012, 19:08:54
Estou pensando em pegar uma dessas lentes para usar em umas foto que farei em Janeiro, as foto serão ao ár livre em um sítio, as fotos são pedido de uma amiga cabeleireira que quer apresentar seu trabalho, e com isso eu vou ganhando experiência... a G custa quase o dobro da D, pra mim que estou começando, compensa a diferença? mesmo usando com a D90 ?
Compra a D.

Novamente reitero que as duas prestarão fotos de mesmo nível. Contudo esses 200 reais a mais farão faltas em outras compras.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #12 Online: 14 de Dezembro de 2012, 10:22:37
Jah tive a 1.8G antes de comprar uma 1.4G do Guevara. Duvido muito q a 1.8D seja tao nitida quanto a 1.8D em f/1.8 ou ateh aberturas mais fechadas. Aih, a escolha vai de acordo com suas prioridades...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #13 Online: 14 de Dezembro de 2012, 10:27:47
Jah tive a 1.8G antes de comprar uma 1.4G do Guevara. Duvido muito q a 1.8D seja tao nitida quanto a 1.8D em f/1.8 ou ateh aberturas mais fechadas. Aih, a escolha vai de acordo com suas prioridades...

Em f/5~5.6 eu achava a "D" com melhor resolução, só que o contraste era mais fraco. Mas entre f/1.8~f/3.5 sem chances para a "D". Agora uma cois que eu gostava da "D", pouca vinheta e distorção zero! Já a G, tem bastante vinheta e um pouquinho de distorção.