Autor Tópico: Para quem não gosta de usar filtro.  (Lida 7444 vezes)

Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 13 de Dezembro de 2012, 16:35:58
O parasol só proteje quando a lente está instalada. Duvido que alguém anda com o parasol instalado na lente quando esta fora da lente, no casaco, na bolsa, etc.

 Geralmente a pessoa coloca o parasol após a fixaçao da lente no corpo.


Cara, eu uso mochila, então não tiro o parasol da lente, antes tirava e invertia, mas como não tenho problem de espaço, deixo direto. Sim, andar com mochila é quase como andar com toalha, coisa de nerd


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #31 Online: 13 de Dezembro de 2012, 17:03:02
A questão não é proteger contra UV a questão no meu caso foi que se estivesse sem filtro e caísse em cima de alguma quina ou qualquer outra coisa poderia danificar o vidro da lente.

Só não me venham dizer que um vidro de lente é tão mais resistente que de um filtro que nem arranhar arranha. Por favor menos.


Alguem sabe dizer se existe testes que comprovadamente os filtros, UV no caso, degrada a imagem da lente sem filtro??

Bem eu não tenho grana de monte para arriscar um lente de mais de $ 1000, não que a 50 mm 1.4 custa isso, mas a 24-70 sim.

Em fim no meu caso ficou comprovado que protejeu do que eu pretendia que protejesse.

Uma vez derrubei uma canon 50mm 1.8 no chão.. o anel de foco partiu e com isso a lente abriu e foi pedaço pra todo lado.

Como já estava tudo ferrado, a assistência já tinha dado orçamento e não compensava arrumar e já tinha recebido da seguradora, resolvi brincar pra testar a resistência do vidro frontal, o único que fica exposto.

Bati inúmeras vezes com a ponta de uma faca, passei a serra de uma faca de mesa várias vezes, joguei no chão tentando quebrar, e pra minha surpresa não consegui sequer um risco visível! Nenhum risco perceptível!!!!!!!!!!!!! e isso que é a lente mais barata da Canon..

Depois desse dia me convenci que esse negócio de colocar filtro UV pra proteger a lente é cuidado excessivo! Ninguém tem a menor noção da resistência que um vidro desses tem antes de fazer o que eu fiz!

Isso ninguém me contou não! Eu mesmo fiz!!
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2012, 17:05:08 por Luciano.Queiroz »


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #32 Online: 13 de Dezembro de 2012, 18:08:35
Depois de perceber que o filtro UV tira um pouco da qualidade da imagem mesmo sendo de uma boa marca... É simples: Compre um Hoya Protector que é só um pedaço de vidro com 0% de reflexão e não tem nenhum coating :ok:

Como eu disse acima, eu substitui o UV por vidro anti-reflexo com 98% de passagem, mas não notei diferença alguma! vou ver com mais atenção fazendo duas fotos no tripé com e sem o filtro de vidro.

Esse filtro Hoya Protector 0% não conhecia. :ponder:
Fábio Pedro.


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #33 Online: 13 de Dezembro de 2012, 20:19:22
Como eu disse acima, eu substitui o UV por vidro anti-reflexo com 98% de passagem, mas não notei diferença alguma! vou ver com mais atenção fazendo duas fotos no tripé com e sem o filtro de vidro.

Esse filtro Hoya Protector 0% não conhecia. :ponder:

 Pedro, pode testar que vc verá que existe degradação.


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #34 Online: 13 de Dezembro de 2012, 20:22:38
 Voces estão pensando somente no elemento frontal, existe muito mais coisas que podem ser afetadas.

 Precisão de foco é a principal!

 Partir lente ao meio, romper os flexiveis, danificar o IS.

 A melhor coisa mesmo é cuidado e seguro nos equipamentos.


Gustavo Hannun

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
    • Portifólio
Resposta #35 Online: 13 de Dezembro de 2012, 22:52:30
Vou experimentar tirar o filtro.
Agora, qdo levo para a praia, o filtro volta. Não vou arriscar areia e maresia no vidro frontal.

Depois do video da 50tinha levando porrada, acredito que nada é tão frágil assim.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #36 Online: 14 de Dezembro de 2012, 09:23:38
Vou experimentar tirar o filtro.
Agora, qdo levo para a praia, o filtro volta. Não vou arriscar areia e maresia no vidro frontal.

Depois do video da 50tinha levando porrada, acredito que nada é tão frágil assim.

confesso que também não achava que fosse tão resistente!!!
Mas já vi de perto lente quebrada, deve então ter sido uma pancada daquelas...
Fábio Pedro.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 15 de Dezembro de 2012, 21:55:07
engraçado que quando minha zuiko 1.8 50mm caiu no chão, ela simplesmente explodiu ( os vidros ) a estrutura metalica ficou intacta e os vidros viraram picadinho.....
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


ArmandoFerreira

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #38 Online: 16 de Dezembro de 2012, 12:44:47
Somente uso filtros para proteção quando a situaçãoé insalubre e oferece risco direto á objetiva.


Para mim:


- Praia e maresia muito forte
- Dunas de areia
- esportes radicais como o motocross (imagina uma pedra voando em direção à lente)


No mais apenas filtro ND de boa qualidade para efeitos de baixa velocidade em situações específicas.


O filtro UV só é bom quando você compra lentes usadas, tive a sorte de comprar uma Nikkor 18-70 zerada, onde foi usada filtro UV desde nova.


Mas é gosto pessoal, mas sugiro no mínimo um Hoya HMC para proteger, filtro vagabundo estou fora. :ok:





AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #39 Online: 16 de Dezembro de 2012, 15:21:07
Fecho mais ou menos com o Armando.

Normalmente não uso filtros, embora já tenha feito testes - e sou chato nisso - usando algumas lentes com e sem UV (uso Hoya HMC, o melhor deles junto com o Pro1 segundo o teste do lenstips, que aparentemente foram muito bem feitos, inclusive com o uso de espectofotômetro http://www.lenstip.com/113.1-article-UV_filters_test.html ) e a única coisa que notei foi pequena alteração no WB. Nitidez e resolução, se ouve perda, não pude perceber em crop's de 100%.

No entanto, testes caseiros não são assim confiáveis porque vc não consegue simular todas as situações possíveis, como por exemplo uma situação de luz complicada como acontecem nos eventos. Então acabo não usando no dia a dia. Parassol sim, este todas as minhas lentes tem.

Agora nas condições citadas pelo Armando, uso filtro sim. Até porque em algumas condições, um bom filtro UV pode ajudar na sua função principal, que é filtrar a radiação. Na beira-mar, por exemplo, uso UV sempre. Já aconteceu de chegar depois de algumas fotos na praia e literalmente, ter que lavar o UV na torneira da pia, com sabão líquido para tirar a meleca da maresia. Melhor isso do que tentar limpar a lente com lenspen e paninho de microfibra. Neste caso, se existe alguma perda, acho ela plenamente justificável para meu uso amador.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #40 Online: 16 de Dezembro de 2012, 17:59:15
No entanto, testes caseiros não são assim confiáveis porque vc não consegue simular todas as situações possíveis, como por exemplo uma situação de luz complicada como acontecem nos eventos. Então acabo não usando no dia a dia. Parassol sim, este todas as minhas lentes tem.

É bem por aí mesmo, eu fiz muitos testes com filtros e nunca notava uma perda tão grande assim de qualidade. Mas em situações mais complicadas, contra-luz, baixa luz com bastante luz artificial (principalmente fluorescente), etc, o filtro dá uma derrubada na qualidade. Mas no geral não é tão ruim assim, dá pra usar numa boa, principalmente em externas. E aí entram os casos que os colegas falaram de quando vale a pena um filtro para proteção!

Abraços


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 16 de Dezembro de 2012, 21:03:20
Essa aqui é uma dica para quem quer além de proteger o corpo da lente, e futuramente quiser vender ela com aspecto de nova faça isso:

http://clicknervoso.wordpress.com/2010/07/07/capasparalentes/

Achei interessante!

GAMBIARRA
Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 19 de Dezembro de 2012, 08:08:04
Eu comprei uma lente UV destas bem baratinhas no eBay com o intuito exclusivo de proteger a lente. Fiz uns testes e não percebi diferença alguma, no entanto para trabalho tiro a lente porque o fator psicológico de que estou perdendo algo é forte...  :D mas no lazer eu uso o filtro sim e pelo menos na hora de limpar o filtro não fico com tanta frescura.


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #43 Online: 19 de Dezembro de 2012, 08:16:10
Eu já disse e repito quantas vezes for necessário: Eu não deixo de usar um filtro "nem que a vaca tussa".
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #44 Online: 19 de Dezembro de 2012, 09:06:52
Eu comprei uma lente UV destas bem baratinhas no eBay com o intuito exclusivo de proteger a lente. Fiz uns testes e não percebi diferença alguma, no entanto para trabalho tiro a lente porque o fator psicológico de que estou perdendo algo é forte...  :D mas no lazer eu uso o filtro sim e pelo menos na hora de limpar o filtro não fico com tanta frescura.

É simples, faça o teste, local escuro com luzes fortes... verá como esse vidro a mais na frente da lente piora a coisa... e no sol forte em horários que ele está mais no horizonte, também, o flare aumenta e muito...

Questão de degradação da qualidade de imagem, é muito relativo... Varia MUITO da SUA percepção da qualidade, se sua lente for uma lente de kit, e quer evitar de estragar ela por ser sua única lente... OK... Mas colocar filtro na frente de uma lente TOP, cujo qual entrega MUITO mais resolução, não faz sentido NENHUM usar filtro.
A não ser em locais de risco mesmo, como litorais... aí eu não tiro a razão MESMO, pois são atmosferas corrosivas... e a maresia na óptica faz um estrago...

Mas é fato que toda a lente do elemento frontal recebe tratamentos contra RISCOS e líquidos, o chamado COATING... proteção UV, este está no próprio SENSOR da câmera...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7