Autor Tópico: Para quem não gosta de usar filtro.  (Lida 7412 vezes)

gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Online: 13 de Dezembro de 2012, 11:17:22
Já li aqui que tem gente que não gosta de utilizar filtros.

Pois bem, neste fim de semana passado em uma festa de aniversário, fui trocar a 24-105 pela 50 mm quando a mesma escorregou da minha mão e caiu no chão.

Resultado o filtro quebrou a a lente nada sofreu.

Resumo o filtro atuou bem como proteção ao vidro frontal da lente, ou seja valeu o uso dele.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2012, 12:36:05
Que sorte heim!

Eu já li vários artigos sobre o uso de filtros, dizendo que o preço da lente justifica a qualidade dela e que já tem proteção UV e tals, assim não compensa o uso do filtro porque a lente já esta tratada. Mas eu acredito como você que o filtro impede de colocar o dedo diretamente na lente, arranhões, e outros acidentes!

Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2012, 13:01:16
Que sorte hein!  :)

Mesmo assim não uso filtro por nada, a não ser que seja necessário, colocar como "proteção geral" não mesmo... pra evitar arranhões, marcas de dedo na lente e tudo mais uso o parasol, já esta de otimo tamanho :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2012, 13:30:16
Eu fiz foi comprar um filtro UV dos mais vagabundos, me custou R$13,00 no ML, desmontei, fui na vidraçaria e comprei um corte do mesmo diâmetro do vidro por um vidro anti-reflexo, gastei R$15,00(tem que ver se eles tem sobre de recorte), remontei e uso somente como proteção para minha lente.

Passa 98% de luz e não reflete, foi essa a especificação do vidraceiro.

Não atrapalho a lente e a protejo! :ok:
Fábio Pedro.


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2012, 13:30:48
deste eu começei a fotografar que eu uso UV na lente..... Antigamente eu usava uns genericos e ficava com a imagem parcialmente Piorada, hoje em dia uso um vivitar na minha 28-70L .... Mas em março vou colocar o b+w profissional, e imagino que deve ficar de boa... Afinal, dizem que é um dos melhores filtros UV que tem por ai.
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2012, 13:58:58
Que sorte hein!  :)

Mesmo assim não uso filtro por nada, a não ser que seja necessário, colocar como "proteção geral" não mesmo... pra evitar arranhões, marcas de dedo na lente e tudo mais uso o parasol, já esta de otimo tamanho :ok:

O parasol só proteje quando a lente está instalada. Duvido que alguém anda com o parasol instalado na lente quando esta fora da lente, no casaco, na bolsa, etc.

 Geralmente a pessoa coloca o parasol após a fixaçao da lente no corpo.

Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:06:59
Essa aqui é uma dica para quem quer além de proteger o corpo da lente, e futuramente quiser vender ela com aspecto de nova faça isso:

http://clicknervoso.wordpress.com/2010/07/07/capasparalentes/

Achei interessante!
Fábio Pedro.


Rafael Lima

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.696
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo de natureza e observador de aves
Resposta #7 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:13:36
Eu ultimamente não estou usando filtro, porque só tô com uns Hama de má qualidade e não quero tirar a qualidade da minhas lentes... Mas depois vou comprar uns Hoya no Ebay.
Ornitólogo e fotógrafo de natureza.
Canon 7D Mark II - EF 300mm f/4 L IS USM - TC 1.4x II
Meu WikiAves
Meu Flickr
Meu 500px


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:21:06
gtsouza, mas acontece que o elemento frontal da objetiva é muito mais resistente que o filtro, mesmo os de boa qualidade. O elemento frontal dificilmente vai quebrar nas situações onde o filtro quebra. Dá uma olhadinha nesse videozinho:

http://www.youtube.com/watch?v=vzOLbMPe0u8


E isso porque é uma 50/1.8, a objetiva mais barata da Canon. Eu estou com o leonobox, não uso filtro para nada, a não ser um ND quando preciso. Antes eu usava em todas as minhas objetivas, e era um defensor ferrenho, mas com o tempo vi que não vale a pena. Em boa parte dos casos, não degrada muito a imagem, mas quando pegamos umas situações de luz mais complicada, o filtro dá uma atrapalhada. E eu sempre usei filtros caríssimos, de alta qualidade.

No fim das contas eu acho que é pessoal, eu fico tranquilo com minhas objetivas sem o filtro, só com o parassol. Outras pessoas preferem manter o filtro, mesmo com o risco de atrapalhar na foto. Vai de cada um.

Abraços


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:21:29
em vez de filtro prefiro fazer seguro..


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:23:41
Acho que o parasol é uma proteção boa, melhor até que filtro. A noite só dá pra usar com flash externo, não que isso seja um problema lá muito grande.


Yamassaki

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #11 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:27:27
Filtro só ND e polarizador. De nada adianta investir em boa ótica pra colocar um vidro mequetrefe na frente.
Basta ser mais cuidadoso.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:28:43
Acho que o parasol é uma proteção boa, melhor até que filtro. A noite só dá pra usar com flash externo, não que isso seja um problema lá muito grande.

Então, mas eu só acho que tem que usar parassol sempre, não só para proteção, mas para redução dos flares mesmo. Mesmo usando filtro, acho que o parassol é indispensável. E ele protege de um jeito diferente do filtro. Então acho que é assim: parassol obrigatório, filtro opcional, rsrs...


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #13 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:30:01
Usar essas proteções e filtros pra mim é igual sexo com camisinha...
NUNCA será a mesma coisa  :hysterical:

Gente na boa... Parece quem compra carro e deixa o plástico no banco  :doh:

Eu tenho muito cuidado com minhas coisas. Dinheiro não se acha na lata do lixo. Porém também quero desfrutar da melhor óptica possível do meu equipamento e da sua ergonomia e estética. Nas nossas lentes "de entrada" a óptica já não é lá essas coisas. Daí coloca um filtro de vidro (de 100 reais que seja) na frente pra piorar ainda mais? Se for usar em condições extremas de poeira ainda vai lá... Outra coisa é o conforto e ergonomia proporcionados pelas borrachas originais da lente. Daí colocar EVA por cima pra proteger...

Usar filtro polarizador ou outros filtros é outra coisa, aí a intenção é produzir um efeito diferente no resultado final da foto. Mas depois da foto tira e pronto.

Muitas vezes protegi minhas coisas do uso (seja de fotografia ou não), depois de algum tempo ainda pareciam como novas. Vendi por um preço de mercado, normal, nunca vai pegar preço de novo mesmo. O que ganhei? Me privei de usar minhas coisas que comprei com tanto sacrifício da melhor maneira que elas poderiam ser usadas... Parei com isso.

Só minha opinião, ok?

 :ok:


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #14 Online: 13 de Dezembro de 2012, 14:38:47
Citar
Usar essas proteções e filtros pra mim é igual sexo com camisinha...
NUNCA será a mesma coisa  :hysterical:

Gente na boa... Parece quem compra carro e deixa o plástico no banco  :doh:

Jóia! :ok: quero ver o dia em que você deixar por um instante apenas a câmera com lente sem proteção de filtro sobre a mesa numa festa com crianças correndo por todos os lados e... :eek:  nem preciso te falar o resto. :aua:

A borracha foi dica ;), quem quer usa que não quer pelo menos não critica! :assobi:

Outra coisa! cuidado com HIV e DST's! :ok:
Fábio Pedro.