Autor Tópico: Dúvida sobre filtro  (Lida 1429 vezes)

marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Online: 07 de Dezembro de 2012, 14:47:07
Sempre contando com a ajuda de todos, obrigado.
Li aqui no MF um post sobre filtros mas mesmo assim permaneci com algumas dúvidas, talvez por serem mais básicas ainda.
Uso para proteção da lente um filtro UV.  Este é o mais indicado para isto? Posso usar ele continuamente sem que haja muita interferrencia no resultado da foto ou tem situações que atrapalha significativamente a foto?
Estou pensando em comprar um filtro polarizador. Para que seja usado devo retirar o filtro UV ou posso coloca-lo sobre este?
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Celso Felix

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 188
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2012, 15:16:53
Boa tarde, amigo até onde eu sei é possível sim usar um sobre o outro, o filtro UV você pode deixar sempre na lente "eu faço isso", e você pode colocar o filtro polarizador sobre este sempre que precisar.

Daqui a pouco alguém mais expert explica melhor! abs
Canon EOS 60D + SP AF17-50mm F/2.8 XR Di II VC + Canon EF 50mm II F/1.8 +
 + Flash YN565EX


NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2012, 15:53:46
Sempre contando com a ajuda de todos, obrigado.
Li aqui no MF um post sobre filtros mas mesmo assim permaneci com algumas dúvidas, talvez por serem mais básicas ainda.
Uso para proteção da lente um filtro UV.  Este é o mais indicado para isto? Posso usar ele continuamente sem que haja muita interferrencia no resultado da foto ou tem situações que atrapalha significativamente a foto?
Estou pensando em comprar um filtro polarizador. Para que seja usado devo retirar o filtro UV ou posso coloca-lo sobre este?

Olha Marcelo, na minha opinião, quanto mais filtros vc colocar na frente de sua lente, mais interferência terá sobre a imagem, mesmo com toda a qualidade fotográfica desses filtros. Que eles se adaptam um sobre o outro, é verdade, mas....   Bem, eu tirei o UV da minha lente e deixei o polarizador apenas. Além de proteger, já está pronto para eliminar certos reflexos ou para dar um tom melhor em certas luminâncias quando eu precisar. Bem, o que é bom para mim, pode não ser para outro...rs


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:12:30
Filtro UV pra proteger??? Acho que a lente frotal é mais resistente que qualquer filtro, mesmo a lente do kit...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2012, 16:27:38
O filtro UV é um caso sério.

Costuma aumentar em muito o flare, junta muita sujeira, e não serve pra nada.

Se você vai pra um lugar que tenha bastante sujeira, poeira, vento essas coisas, vale a pena colocar pra evitar problemas mas pra usar no dia-a-dia não sei se é o melhor dos mundos.

Você pode sim utilizar um filtro sobre outro, mas isso pode ser um problema e chega a gerar vinheta (veja o caso do rbpope).

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2012, 18:13:52
Filtro UV é uma excelente proteção sim... contra raios UV.
Se vc mora no litoral, se fotografa na neve, se está embaixo do buraco na camada de ozônio, se está em grande altitude ou altas latitudes, tá fazendo certinho. Se não, tá fazendo erradinho. :D

E sim, dependendo da necessidade e desejo pode-se usar um polarizador sobre um UV, mas com certeza gerará degradação na captura. Muita, pouca?? Vai depender da cena, ângulo de incidência da luz, grau de polarização setada e sua experiência em identificar tudo isso junto lá na cena.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2012, 18:43:25
Resumo da ópera, esqueça tudo e seja feliz com a lente, ela não é de brinquedo como agente pensa... PRINCIPALMENTE o elemento frontal... o traseiro SIM, esse é MUITO sensível.. mas esse deve ficar só dentro da máquina, ou no máximo na tampa...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2012, 18:56:46
Usava filtros UV em quase todas as inhas lentes. Hj, soh uso quando vou a praias, pela areia fina q acaba aderindo ao elemento frontal e pelo sol excessivo.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Dezembro de 2012, 00:00:43
Não existe nada mais danoso que a maresia. Pra quem não sabe maresia é água salgada do mar, junto com pequenas partículas de areia, que são carregadas pelos ventos, mesmo que leves. A água do mar é carregada de compostos orgânicos e se você não se imagina dando um banho na sua lente de areia, sal e micro-organismos que podem muito bem se decompor em ácidos, não deixe de usar um filtro na frente dela.
Eu sempre uso, o que estou pensando em abolir são a capas frontais de lentes, elas são opacas e acho que deixar o interior da lente na escuridão pode favorecer a criação de fungos. Aqui em Fortaleza é muito úmido e quente, além de termos uma das praias mais salgadas do mundo. É uma batalha isso. Morar em Brasília de ser ótimo para as lentes. :)


Ronaldo Andrade

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão
Resposta #9 Online: 08 de Dezembro de 2012, 05:14:29
aqui no jp e dificil encontrar esse filtro isso porque a maioria das maquinas ja vem com protecao uv interna (segundo o vendedor) , quanto a se usar filtro e bom sim mas tem que ser filtro de qualidade melhor riscar ou quebrar o filtro do que a lente,voltei da loja nesse instante acabei comprando um so para proteçao da kenko pra 85mm
D700 d610


marcelo.leme

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.863
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/marceloleme/
Resposta #10 Online: 08 de Dezembro de 2012, 11:22:08
Até então eu considerava esta prática da proteção da lente como uma coisa consagrada. Vou me esforçar para mudar , pelo menos nas situações de menor risco.
Obrigado pelos comentários de todos.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2012, 11:22:47 por marcelo.leme »
Nikon D7000
Nikkor 18-105 VR
Tokina 12-28 mm


Nardinrenan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 172
  • Sexo: Masculino
  • http://nardinfoto.com
    • http://nardinfoto.com
Resposta #11 Online: 14 de Dezembro de 2012, 11:34:13
Eu uso o filtro UV quando vou à praia por conta da areia e da maresia.. Em outros locais eu retiro. Quando quero usar o polarizador na praia eu ponho por cima do UV.