Autor Tópico: Canon 7D: Manchas nas fotos  (Lida 7133 vezes)

isnpms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:33:50
Estou com uma desagradável mancha escura bem pequena, mas perceptível, em todas as minhas fotos que tenho feito com minha 7D, independente da lente.
A seguir vai uma imagem feita com ela na lente 24-105mm F4/L. Tenho uma 70-200 F4L e uma 100mm macro F2.8L. Com todas sai a mesa coisa no mesmo local, provavelmente descartando problema com a lente. Alguém sabe me dizer o que posso fazer para me livrar disso, onde devo limpar e como? Tirar no Lightroom é fácil, quero livrar-me dela no hardware.
Obrigado pela atenção.

Mancha: http://www.ivan.med.br/mancha.jpg
Canon EOS 6D | EF 24-105mm F4 L | EF 70-200 F4 L | EF 100mm F2.8 L IS | EF 50mm F 1.4


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:40:05
sensor ou espelho sujo. pra confirmar onde é, veja se aparece no ovf ou no lcd (em liveview). se aparecer só no ovf, é no espelho. se aparecer no lcd em liveview, é no sensor.

faz um teste e tira uma foto com a abertura mínima da lente. essa mancha tende a se tornar mais nítida, e sumir para aberturas grandes.


a propósito, bonita foto! :ok:
fkuhne.tumblr.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:51:54
Isso é sujeira no sensor. Tem vários tópicos aqui no MF falando sobre limpeza de sensor. O assunto também é bem discutido na internet e é uma coisa bem simples de se fazer, apenas tem que se tomar alguns cuidados básicos.

Eu uso bombinha fuc-fuc e pincel de blush novo de cerdas macias. Resolve em 90% dos casos, se não resolver, aí eu particularmente prefiro levar na assistência para fazer a limpeza.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2012, 23:53:39
hehe, isso mesmo alexandre, agora que me toquei que ele mostrou a própria foto  :hysterical:

sorry, foi a cerveja....
fkuhne.tumblr.com


isnpms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 15 de Dezembro de 2012, 00:04:41
a propósito, bonita foto! :ok:
Isso é sujeira no sensor.

Obrigado pela foto  :)

Tem algum tutorial para ensinar esta limpeza?
Comprei na BH uma tipo caneta com cerdas bem fininhas de um lado e algo tipo um "carimbo" do outro, próprio para máquinas fotográficas e também sei como expor o sensor via menu levantando o espelho.
Só assoprando e passando a "vassourinha" pode resolver?
Obrigado.
Canon EOS 6D | EF 24-105mm F4 L | EF 70-200 F4 L | EF 100mm F2.8 L IS | EF 50mm F 1.4


waage

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2012, 00:49:14
Eu fui tentar limpar o despolido da minha T3i por causa de um grão de poeira, e após a tentativa apareceram outros vários, ou seja, só piorei.

Levei na autorizada da Canon aqui em SP ( http://canon.com.br/Assistencia.aspx ), limpei o sensor, espelho e despolido por menos de 100 reais.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2012, 01:07:03
Obrigado pela foto  :)

Tem algum tutorial para ensinar esta limpeza?
Comprei na BH uma tipo caneta com cerdas bem fininhas de um lado e algo tipo um "carimbo" do outro, próprio para máquinas fotográficas e também sei como expor o sensor via menu levantando o espelho.
Só assoprando e passando a "vassourinha" pode resolver?
Obrigado.


Se soprar com a boca vai melecar tudo.

Se o pincel da LensPen nunca foi usado nem manuseado dá para ser usado COM MUITO CUIDADO para não empenar a cortina do obturador (uma das peças mais frágeis da cam) ou deslocar o espelho.

Compre um pincel novo de cerdas bem macias. Não esfregue esse pincel nas mãos/dedos sujos. A oleosidade da pele passa para o pincel e depois vai passar para o passa-baixa.
Use um tecido limpo de algodão/lã para esfregar um pouco as cerdas e criar estática. Limpe com cuidado com passadas sempre na mesma direção, de preferência de cima para baixo para, se não sair colada nas cerdas, assentar na parte de baixo da cam.
Depois guarde bem o pincel para uso posterior já que sujeira no passa-baixa é bemmmm comum.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


isnpms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Dezembro de 2012, 10:07:50
Valeu a todos. Tomei coragem e dei umas borrifadas de ar com a bombinha e passei a LensPen. Sumiu tudo. Ufa. Obrigado.
Canon EOS 6D | EF 24-105mm F4 L | EF 70-200 F4 L | EF 100mm F2.8 L IS | EF 50mm F 1.4


fkuhne

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.928
    • fkuhne.tumblr.com
Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2012, 12:46:11
Não esquece de verificar a imagem com aberturas menores...
fkuhne.tumblr.com


isnpms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 15 de Dezembro de 2012, 16:04:09
Ok. Chequei em todas e com as outras lentes também. Valeu.
Canon EOS 6D | EF 24-105mm F4 L | EF 70-200 F4 L | EF 100mm F2.8 L IS | EF 50mm F 1.4