Autor Tópico: Leitura interessante para quem posta fotos na galeria  (Lida 2024 vezes)

spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


cquevedo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.749
  • Sexo: Masculino
    • Todas as Minhas Fotos
Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2012, 21:13:10
Muito bom o texto. Pra mim que estou começando a "brincar" de fotografar críticas (positivas ou negativas) são um pote de ouro. É claro que tenho que filtrar as críticas. Quando o crítico não gosta da foto por motivos técnicos e diz porque não gostou é como se ele estivesse me dando um presente. Até prefiro receber esse tipo de crítica do que elogios (claro que como leonino que sou adoro receber elogios - rs).

Enfim se você tiver coragem para perguntar deve ter coragem para ouvir qualquer resposta da mesma forma ninguém precisa passar a mão na cabeça de ninguém, mas grosseria (...?).
"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2012, 00:19:18
Muito bacana o texto. Exemplifica bem alguns tipos q postam na galeria: o q nao aceita criticas e aquele q busca somente elogios. Nenhum desses 2 esteriótipos deveriam postar. Se vc nao aceita criticas, nao exponha seu trabalho. Simples!!!!! Se vc quer somente elogios e massagem no ego, erros passam batidos e perde o sentido do topico, q eh o aprendizado do fotografo q posta a foto. Adoro quando apontam os erros das minhas fotos! Mas sempre há criticas vazias. Cabe ao autor do topico filtrar isso e de vez em quando, refutar alguma besteira escrita, só pra mostrar q nao está morto.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2012, 09:59:52
Bom texto... a pouco eu fotografo procurando fazer fotografias legais, mas também a pouco, que já comecei a filtrar, não que eu vá ignorar todo comentário ruim sobre minha foto, sempre irei levar em consideração e na próxima prestar atenção aos detalhes relatados...
Porém não posso deixar que opiniões e comentários atrapalhem MEU modo de fotografar...

Tem aquela frase que diz, que se agente não gostou da foto, é porque não estamos próximos do bom resultado, e mesmo que várias pessoas não tenham achado minhas fotos boas, EU TENHO, e se tenho, é porque consegui o resultado esperado POR MIM, e ao longo do tempo conforme a evolução acontece, eu irei notar como melhorei, pois isso é natural...

Muitos se preocupam em satisfazer os outros, eu me preocupo em satisfazer A MIM....

Sem mais...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2012, 10:17:37
O que achei mais interessante foi a colocação sobre a postura do avaliador.
Vc realmente deve mostrar seu portfolio a quem você admira e tem uma relação sincera do ponto de vista profissional.
Humildade de ambas as partes é fundamental para o crescimento mútuo.
Certa vez levei minhas imagens a um amigo fotógrafo e grande inspirador, pela capacidade profissional e pela pessoa... realmente admiro muito.
Ele foi sincero em sua avaliação, e sem querer me jogar na lata de lixo. Para mim as fotos estavam muito boas... mas com sua experiência ele me apontou o que poderia ser melhorado. Confesso que fiquei um pouco decepcionado... achava que as fotos estavam realmente muito boas... mas algum tempo depois, olhando com calma, paciência e com um pouco menos de paixão percebi que todas as "críticas" feitas por ele eram válidas... exatamente TODAS. Este fato me ajudou muito, principalmente a baixar minha bola e procurar por aperfeiçoamento.
O avaliador não precisa te desmoralizar... nem amar suas fotos... mas precisa ter a humildade de como mais experiente que você, indicar os pontos a serem melhorados.
Isso é típico de pessoas generosas e que tem o dom de ensinar... sem medo que seu "pupilo" algum dia, talvez, chegue ao mesmo patamar do "mestre".
Abs.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #5 Online: 17 de Dezembro de 2012, 11:05:54
O avaliador não precisa te desmoralizar... nem amar suas fotos... mas precisa ter a humildade de como mais experiente que você, indicar os pontos a serem melhorados.

Acho que no fundo, quando colocamos alguma foto na galeria, estamos querendo duas coisas: que nos indiquem o que está errado e, o nosso ego gosta sim de ser massageado e o elogio é bem vindo. Entretanto, como diz o artigo, o elogio puramente "facebookiano" não acrescenta nada ao nosso aprendizado. Tenho exemplos das fotos que eu postei no Facebook da corrida de Formula Truck que recebi elogios de todos pelas fotos. Quando postei na galeria, as avaliações que tive foram técnicas, mostrando os erros que cometi, inclusive na pós-edição,  o que me levou a corrigir estes erros na segunda tentativa de fotografar corridas.

Quando postamos na galeria, nós mesmos já fizemos o nosso filtro e escolhemos as melhores fotos, já descartando a que nós mesmos já consideramos ruins. Então, queremos que outras pessoas enxerguem o que não vimos de defeitos, mas como o Paulo Arruda disse, não desmoralizando, nem amando totalmente a sua foto. Comentários do tipo "foto ruim", "a foto está estragada por tal motivo", podem desestimular inclusive a criatividade, pois não sabemos o que o fotógrafo quis dizer com aquela foto, nem o que ele estava pensando quando fez, nem as condições para fazer a foto, pois pode ter cometido algum "erro" de quebrar uma regra propositadamente.

Por exemplo, estas fotos do fotógrafo de moda Terry Richardson do Obama com sombras duras teriam obviamente comentários de que ele poderia ter usado um rebatedor para eliminar as sombras, mas ele criou este estilo e quando vemos suas fotos, elas tem uma identidade, nem precisa de colocar uma assinatura.

http://www.highsnobiety.com/2012/11/07/barack-obama-by-terry-richardson/

É difícil digerir uma crítica, em qualquer ramo de atividade, não seria diferente na fotografia. Ao mesmo tempo, não podemos nos deslumbrar pelos elogios gratuitos. Mas podemos comparar as críticas como o alimento que comemos... aproveitamos os nutrientes (críticas/elogios com embasamento),  e jogamos fora as críticas/elogios gratuitos não objetivos.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #6 Online: 17 de Dezembro de 2012, 12:50:14
Eu acredito que justamente pela foto ter sido jogada na galeria vamos ter diversos pontos de vista diferentes, ao contrario quando levamos o nosso material para alguma pessoa em especifico para ser avaliado, percebo muitas vezes na galeria que as pessoas querem criticar, dar sua opinião mas esquecem de antes analisar o por que o fotografo fez daquela forma, se ele conseguiu oq queria, ou oq ele poderia fazer para conseguir oq ele queria, e não como eu quisesse que fosse... um exemplo é esse do Terry Richardson, quem disse que fazer a foto dessa maneira é errado? que ele errou de proposito... bem, ele queria uma luz dura então usou oq ele precisava pra isso, fez uma foto correta, quem poderia definir então oq seria um retrato corretamente iluminado, isso não existe... mas a galera quer é criticar...

Eu por exemplo não me sinto apto para criticar fotos na galeria, corredor polonês então nem pensar, claro que tenho minhas preferências, gosto pessoal, mas criticar a foto de alguém vai muito alem disso, por enquanto estou mais como observador e apreciador, oq eu gosto eu elogio, oq não gosto não comento e só dou minha opinião quando pedem e ainda assim só se eu achar que tenho uma opinião formada sobre aquilo, algo que poderia vir a agregar, e não criticar por que não gostei e ficar com achismos sem sentido... mas acho que quando começar a querer interagir mais dessa forma vou para o corredor polonês... :)

Acho legal colocarmos nosso portifolio para ser avaliado e criticado, realmente evoluimos muito com isso, esses dias mesmo um colega fez algumas criticas sobre alguns dos meus trabalhos em algumas coisas que eu não havia percebido o quando precisava melhorar, eu estava mais preocupado com outras coisas, e foi uma critica do tipo "esta uma bosta" (não falou isso mas deu pra entender), mas veio de uma pessoa da qual eu esperava uma analise dessa forma, e valeu muito a pena, vi que a coisa tava feia, e o melhor que ele ainda se prontificou a me ajudar com isso  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 17 de Dezembro de 2012, 13:08:10
Achei bem interessante também, texto muito sóbrio, muito bem escrito.

Antes eu postava muitas fotos em outro fórum que participo. No começo, ficava nervoso quando recebia críticas. Mas depois relia tudo com mais calma e via que a maioria das pessoas querem mesmo é ajudar, e a críticas contêm informações preciosas, que me ajudaram muito no crescimento como fotógrafo, e que certamente me ajudaram na entrada na fotografia profissional.

Hoje posso dizer que adoro receber críticas, não levo nada pelo lado pessoal e absorvo absolutamente tudo que foi dito. Se me é relevante ou não, pouco importa, o que importa num 1° momento é ouvir de cabeça aberta tudo o que os outros têm a dizer. Se a pessoa que fez a crítica comete o mesmos erros, também pouco importa, pra criticar algo você não precisa saber fazer melhor. Absolutamente.


Ultimamente eu tenho postado quase nada de fotos, nem no outro fórum e nem aqui, principalmente por falta de tempo de selecionar as fotos adequadamente. Mas volta e meia o faço, principalmente quando estou praticando/estudando algo novo para mim, e aí busco principalmente as críticas. Lógico que os elogios são bons, um pouco por causa do ego, mas também pra saber onde acertamos. Mas saber absorver as críticas sem levar para o lado pessoal só faz o fotógrafo crescer.

O fotógrafo que acha que não tem mais nada a aprender está perdido!


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2012, 21:12:07
Citar
Há poucas pessoas em que realmente confio para criticar meu trabalho. O resto é solenemente ignorado.

essa parte é verdade... não da pra confiar em qualquer zé esquina com diploma de fotografia duvidosa tbm....

eu sempre aceitei bastante críticas construtivas mas também verificava se o cara tbm era bom, se tinha embasamento ou histórico interessante  :ponder:
sempre olho no flickr do sujeito que fala bem ou não dos meus trabalhos.. pra ver se a crítica tem peso ou é apenas de boca pra fora  :ok:

um dos meus maiores prazeres nessa área foi ser avaliado por pessoas realmente talentosas e mais da metade delas deram dicas valiosas para eu melhorar meu olhar  :fight:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2012, 14:11:09
Achei meio petulante o texto, mas ok.

Acho que o comportamento mais perigoso é daquele que busca aprovação, consentimento, validação de seu trabalho. Principalmente quando se está iniciando na coisa, naquele meio termo entre aprendiz e profissional.

O cara que busca essa validação pode ser dar muito mal ao encontrar pessoas e opiniões inadequadas, fúteis, vazias ou cruéis, rancorosas e invejosas.

Creio que a melhor crítica é a auto-crítica mesmo, estar atento, obter referências, perceber as deficiências do próprio trabalho e descobrir como resolvê-las. Estabelecer objetivos também ajuda.

[]s