Autor Tópico: Primeiro antes/depois - revelando o arquivo RAW  (Lida 5051 vezes)

Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Online: 17 de Dezembro de 2012, 16:49:14
Pela primeira vez, "revelando" um arquivo RAW.

Antes f: 5.9 | 1/250 | ISO 100 | 25mm


Depois


JPG direto pela câmera.


O que notei usando o RAW na Canon SX240HS é que eu ganho mais área útil na foto, mesmo depois de aplicar a correção de lente para corrigir a vinhetagem e também a distorção da lente.

O prédio à direita "sumiu" na correção da distorção da lente, e na foto em jpg, o corte é maior ainda.

Críticas bem-vindas.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2012, 23:08:22
Pois é, toda câmera tem pixels que não são utilizados. Usando alguns pogramas, como o dcraw ou PerfectRAW (acho que o RAWTherapee também), eles aparecem  :ok:
Mas no caso da SX240 é bastante perceptível mesmo...

É outra coisa fotografar em RAW, o JPG é como um fósforo já queimado, para fazer fogo é bem mais difícil e não terá a mesma "eficiência" do que um fósforo "virgem"


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2012, 23:23:53
Pois é, toda câmera tem pixels que não são utilizados. Usando alguns pogramas, como o dcraw ou PerfectRAW (acho que o RAWTherapee também), eles aparecem  :ok:
Mas no caso da SX240 é bastante perceptível mesmo...

É outra coisa fotografar em RAW, o JPG é como um fósforo já queimado, para fazer fogo é bem mais difícil e não terá a mesma "eficiência" do que um fósforo "virgem"

Afinal, ela não tem RAW nativo, utilizo o CHDK para ter RAW entre outras funções que não existem na SX240HS.

O que chama atenção, pra mim, é o detalhamento das nuvens no fundo na foto "revelada".

Obrigado por ver e comentar  :ok:
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2012, 23:25:40 por alexandreranieri »

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2012, 23:25:56
Afinal, ela não tem RAW nativo, utilizo o CHDK para ter RAW entre outras funções que não existem na SX240HS.
Obrigado por ver e comentar  :ok:

Eu sei, usava o CHDK na minha SX100 (a primeira câmera da linha SX rs). Nela não aparecia essa vinheta causada pela lente...


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2012, 23:30:00
Eu já vi todas as configurações e não consegui tirar, sempre aparece e no tópico do CHDK, http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=74872.40, o nardinrenan também está tendo este problema, mas na SX40.

Eu consegui baixar o profile da lente da SX230 e funcionou, agora tenho um preset que já aplico na importação do RAW e fica tudo certo.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2012, 11:45:46
Bem vindo ao mundo do RAW Alexandre... é outra história... eu só não faço 100% das fotos em raw, porque meu cartão é de 512mb, da para umas 50 fotos somente em raw, se for fazer raw+jpg cai pra umas 35... Nem sempre consigo descarregar o cartão, e ficar com cartão cheio não é comigo...
Vou ver se providencio um de pelo menos 4gb na semana que vem...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2012, 11:57:25
Bem vindo ao mundo do RAW Alexandre... é outra história... eu só não faço 100% das fotos em raw, porque meu cartão é de 512mb, da para umas 50 fotos somente em raw, se for fazer raw+jpg cai pra umas 35... Nem sempre consigo descarregar o cartão, e ficar com cartão cheio não é comigo...
Vou ver se providencio um de pelo menos 4gb na semana que vem...

Eu ainda estou apanhando um pouco na "revelação", mas acho que isso vem com o tempo, entendendo melhor o que cada mudança que faço no processo faz na foto em RAW. Quanto ao tamanho, realmente, cada imagem fica com 18Mb, sem um cartão grande fica complicado.

Abcs e obrigado por comentar   :ok:


- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2012, 12:31:53
No lightroom, se segurar algum dos ctrl, shift ou alt esquerdo, ele te mostra o que você está alterando, não lembro qual dos três era, mas ao pressionar esse botão por exemplo, alterando a nitidez, ele te mostra o quão efetivo está sendo a nitidez... é muito útil...
Com os pretos por exemplo, sem segurar a tecla você só vê que está aumentando o preto, nada mais, segurando a tecla, você vê, onde os pretos estão se formando, ou tirando eles.
Outra coisa é o histograma também... Para fotos tecnicamente perfeitas, o histograma é uma mão na roda... Para fotos com filtros de cor não da para se basear muito nele...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2012, 12:37:10
Vc esta utlizado a tecnica do Fuça daqui, fuça de la até conseguir, ou tem um tutorial?

Eu recentemente adquiri a minha T3i, por enquanto estou fazendo tudo em jpg - até para poder conhecer a maquina melhor - mas ja estou querendo migrar para o raw!

Parabens pelo resultado. Esta muito bom!  :ok:
Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2012, 12:54:36
No lightroom, se segurar algum dos ctrl, shift ou alt esquerdo, ele te mostra o que você está alterando, não lembro qual dos três era, mas ao pressionar esse botão por exemplo, alterando a nitidez, ele te mostra o quão efetivo está sendo a nitidez... é muito útil...
Com os pretos por exemplo, sem segurar a tecla você só vê que está aumentando o preto, nada mais, segurando a tecla, você vê, onde os pretos estão se formando, ou tirando eles.
Outra coisa é o histograma também... Para fotos tecnicamente perfeitas, o histograma é uma mão na roda... Para fotos com filtros de cor não da para se basear muito nele...

Segurando ALT, movendo o controle deslizante...

Valeu pela dica!!  :ok: :ok:

Vc esta utlizado a tecnica do Fuça daqui, fuça de la até conseguir, ou tem um tutorial?

Eu recentemente adquiri a minha T3i, por enquanto estou fazendo tudo em jpg - até para poder conhecer a maquina melhor - mas ja estou querendo migrar para o raw!

Parabens pelo resultado. Esta muito bom!  :ok:

No LR estou usando a técnica de fuçar e ver o resultado. Só recorro aos tutoriais com uma pesquisa no Google/Youtube /forum quando o bicho pega e não sai nada...  :D

Quando vejo que o resultado ficou legal para uma foto, CTRL+SHIFT+N ou no menu "Revelar/Nova predefinição..." e salvo essas definições para usar em fotos semelhantes.

Quanto a migrar para o RAW, se tiver tempo, paciência e cuidado, os resultados na pós são muito melhores que com o .jpg.

Abcs e obrigado por comentar  :ok:
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 12:55:02 por alexandreranieri »

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


marcus_elias

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #10 Online: 30 de Janeiro de 2013, 21:26:03
Estou lendo sobre RAW, mas minha intenção é fazer HDR, acabei de adquirir uma SX240 após muitas dicas que vi nos tópicos, e da ajuda de pessoas como o Alexandre ranieri.
Bom voltando ao assunto: Alexandre, você faz fotos HDR com a SX240??

se faz...como é o procedimento, já vi pessoas falararem que fazem HDR, a partir de somente um foto RAW!!!

Canon - SX240


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 30 de Janeiro de 2013, 21:32:07
Ranieri ficou bom o tratamento. Eu também devo todo o meu aprendizado e conhecimento no LR do fuça aqui e fuça ali. É assim que começa. Entretanto não gasto mais do que 3 minutos por foto. Basicamente tenho já na minha cabeça os ajustes que faço.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2013, 08:38:57
Ranieri ficou bom o tratamento. Eu também devo todo o meu aprendizado e conhecimento no LR do fuça aqui e fuça ali. É assim que começa. Entretanto não gasto mais do que 3 minutos por foto. Basicamente tenho já na minha cabeça os ajustes que faço.

Hoje tbm não perco mais tempo do que isso, pois já importo com uma predefinição que já faz os ajustes básicos... depois, um ajuste fino e a foto está pronta. Pena que, por não ser nativo na câmera, demora a liberar a câmera para o próximo clique, então tenho usado pouco o RAW.

Abcs.

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #13 Online: 31 de Janeiro de 2013, 09:11:45
Se criar os presets básicos para tratamentos de acordo com o tipo de foto, agiliza e MUITO a edição das fotos, basicamente você se limita em acertar a exposição somente...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #14 Online: 31 de Janeiro de 2013, 09:39:00
Se criar os presets básicos para tratamentos de acordo com o tipo de foto, agiliza e MUITO a edição das fotos, basicamente você se limita em acertar a exposição somente...

Isso... essa foto foi meu primeiro tratamento RAW... hoje em dia faço tudo rapidinho  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________