Autor Tópico: Performance da OMD EM-5 (Hi ISO e Baixas velocidades)  (Lida 3781 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 17 de Dezembro de 2012, 17:58:02
Seguindo a indicação do pessoal daqui do MF (não lembro quem foi), segue o link que li com muito carinho agora há pouco e fiquei muito impressionado com o resultado desta câmera.
Acho que já estou 90% decidido a largar a minha DSLR e ir para o sistema M4/3 (provavelmente OMD). Razões para isso: ISO aceitável de 3.200 (com possibilidade de até 6.400), sistema de estabilização que permite tirar fotos em 1/10, 1/20 ou 1/30 sem borrar e perder nitidez, lentes top (parecem ser melhores que as Nikon e Canon nesta faixa de preço e DF - falando sobre as primes) com preços melhores, ergonomia e praticidade, cores, contrastes e nitidez muuuuito boas. Ah!!!! já ia esquecendo de um dos fatores mais importantes (para mim é, afinal, procuro muito nitidez máxima nas fotos): o foco impecável. Diante disso, dá para afirmar que é uma melhor opção do que a D7000 (melhor APS-C do mercado atualmente).
Segue o link abaixo:
http://robinwong.blogspot.com/2012/03/olympus-om-d-e-m5-review-bukit-bintang.html

Gostaria que os felizes proprietários das OMD confirmassem se isso realmente é verdade e se conseguem fotos tão boas quantos as inúmeras postadas nesse blog.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Dezembro de 2012, 21:17:12
Oi tsouto,

Vamos lá, vantagens gerais das micro 4/3:
- foco preciso
- mais pontos de focagem (toda a tela)
- nitidez uniforme por todo o quadro
- portabilidade
- padrão aberto (imagine como usar lentes Nikon direto em corpos Canon)

Vantagens exclusivas da OMD:
- DR
- baixo ruído em ISOs elevados (6400 perfeitamente utilizável)
- selada

Desvantagens das micro 4/3:
- vida da bateria
- sensor menor (fator que contribui para algumas das vantagens)
- para uso profissional, o tamanho reduzido não impressiona o cliente

A panasonic tem a lumix G5 que é uma ótima opção por metade do valor da OMD, e te digo, no resultado final não veras diferença da sua D90, se ver vai ser pra melhor, como vi da GF3 para a Rebel.

Se decidir pela OMD, verifique a questão das trincas nos parafusos da tela, a minha foi premiada com um no parafuso central, porém o pessoal já desmontou lá fora e verificou que não afeta o selamento.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 17 de Dezembro de 2012, 21:30:05
Fernando, obrigado pelos comentários.
Realmente só tem vantagens a OMD. A G5 é uma boa pedida mas parece não ter as vantagens exclusivas da OMD que você citou que é um dos fatores que busco: sistema mais prático, barato e com qualidade top da linha DX da Nikon.

Uma câmera que parece que vai arrebentar a boca do balão também é a GH3 mas aí o porte já de uma DSLR entry level (não sei se quero isso).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 17 de Dezembro de 2012, 21:37:22
Fernando, obrigado pelos comentários.
Realmente só tem vantagens a OMD. A G5 é uma boa pedida mas parece não ter as vantagens exclusivas da OMD que você citou que é um dos fatores que busco: sistema mais prático, barato e com qualidade top da linha DX da Nikon.

Uma câmera que parece que vai arrebentar a boca do balão também é a GH3 mas aí o porte já de uma DSLR entry level (não sei se quero isso).

Tsouto, a G5 com uma 25 1.4 faz um bom estrago, já vi gente comparando esse kit a uma 5D Mark II, sem exageros. Ficaria o mesmo valor da OMD com a 12-50, levando o kit da G5 mais a 25.

Lógico que se pode ir de OMD, melhor.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 17 de Dezembro de 2012, 21:45:42
Tsouto, a G5 com uma 25 1.4 faz um bom estrago, já vi gente comparando esse kit a uma 5D Mark II, sem exageros. Ficaria o mesmo valor da OMD com a 12-50, levando o kit da G5 mais a 25.

Lógico que se pode ir de OMD, melhor.
Vamos ver na hora de comprar. Precisaria pegar elas na mão e sentir no momento. Nem sei se tem lojas no Brasil que tem elas para olhar e pegar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2012, 01:58:31
Sim.....as fotos do Robin são ótimas...gosto do site dele....e sim dá pra fazer pior  :assobi: (eu.... :hysterical:)....igual  :ok: ou ainda melhor  :D.....depende novamente do fotografo... :D....mas entendi sua pergunta...se ela tem potencial pra aquele nível de foto?....sim...de sobra!!!!!

Esse clube do flickr tem algumas fotos MUITO bonitas feitas com a OM-D

http://www.flickr.com/groups/1963286@N22/pool/with/7993049788/#photo_7993049788
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2012, 07:22:57
Sim.....as fotos do Robin são ótimas...gosto do site dele....e sim dá pra fazer pior  :assobi: (eu.... :hysterical:)....igual  :ok: ou ainda melhor  :D.....depende novamente do fotografo... :D....mas entendi sua pergunta...se ela tem potencial pra aquele nível de foto?....sim...de sobra!!!!!

Esse clube do flickr tem algumas fotos MUITO bonitas feitas com a OM-D

http://www.flickr.com/groups/1963286@N22/pool/with/7993049788/#photo_7993049788

Fora o grupo OMD Brazil, que também está muito legal.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


franciscosumma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2012, 07:36:41
Desvantagens das micro 4/3:
- vida da bateria
fvanzela, como não possuo a câmera vou de boatos.
Vi em algum fórum gringo o pessoal comentando que usando a OMD na opção de não apresentar as informações no LCD e de desligar o EVF ao distanciar o olho deste, a autonomia da bateria aumentou em mais de 100%.
Ao meu ver, 90% das vezes vai ser o meu padrão de uso pois não preciso do LCD e EVF ligado sem eu estar com o olho lá tbm não tem sentindo. hehe

Vcs que possuem a OMD poderiam configurar dessa maneira e nos confirmar se procede um grande aumento de autonomia mesmo.

Realmente só tem vantagens a OMD. A G5 é uma boa pedida mas parece não ter as vantagens exclusivas da OMD que você citou que é um dos fatores que busco: sistema mais prático, barato e com qualidade top da linha DX da Nikon.
tsouto, só não se esqueça que o único monstrinho até o momento com o sistema 5 axis é a OMD. ;)
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2012, 07:37:49 por franciscosumma »
Sony Nex-F3
Canon G15


CLAUDIOYAMA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2012, 09:01:05
fvanzela, como não possuo a câmera vou de boatos.
Vi em algum fórum gringo o pessoal comentando que usando a OMD na opção de não apresentar as informações no LCD e de desligar o EVF ao distanciar o olho deste, a autonomia da bateria aumentou em mais de 100%.
Ao meu ver, 90% das vezes vai ser o meu padrão de uso pois não preciso do LCD e EVF ligado sem eu estar com o olho lá tbm não tem sentindo. hehe

Vcs que possuem a OMD poderiam configurar dessa maneira e nos confirmar se procede um grande aumento de autonomia mesmo.
tsouto, só não se esqueça que o único monstrinho até o momento com o sistema 5 axis é a OMD. ;)

   Francisco com relação a autonomia da bateria, mesmo com a opção do do viewfinder ligado somente com a aproximação do olho, a autonomia não é das maiores, no meu caso cerca de 250-300 fotos. Com a bateria do grip daria para dobrar este números..
   Recomendo a compra de pelo menos duas bateriais extras no caso da E-M5  (Acabei comprando da marca wasabi, as duas baterias pela metade do valor Olympus).
Olympus E-M1
Lentes Olympus - 12-40 mm, 75 mm, 75-300 mm - Lumix 12 -42 e 25 mm 1.4 - Rokinon Fisheye - Todas MFT
Flash FL-600R


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Dezembro de 2012, 10:30:12
fvanzela, como não possuo a câmera vou de boatos.
Vi em algum fórum gringo o pessoal comentando que usando a OMD na opção de não apresentar as informações no LCD e de desligar o EVF ao distanciar o olho deste, a autonomia da bateria aumentou em mais de 100%.
Ao meu ver, 90% das vezes vai ser o meu padrão de uso pois não preciso do LCD e EVF ligado sem eu estar com o olho lá tbm não tem sentindo. hehe

Vcs que possuem a OMD poderiam configurar dessa maneira e nos confirmar se procede um grande aumento de autonomia mesmo.
tsouto, só não se esqueça que o único monstrinho até o momento com o sistema 5 axis é a OMD. ;)

Francisco, mesmo somente no EVF a vida da bateria fica em até 300 shots. Fiz um evento no domingo, aproximadamente 650 fotos com os dois ligados, saí de lá com a 3ª bateria na câmera, porém só useis baterias genéricas (tenho 5 genéricas, me custaram 1,5 bateria da olympus, que não estava disponível na ocasião).
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2012, 15:01:29
estou dando uma olhadinha nos tópicos dessa sala, pois sou a mais nova proprietária de uma EP3, que comprei do Oliberal  :D

Eu não tenho dúvidas de que qdo chegar na OMD, passo minha reflex pra frente. Minha intenção é essa mesma, sair da reflex e ir para a M 4/3. Vou começando com a EP3, vou comprando uma lente aqui, outra ali...Qdo der, pego a OMD. Não sou profissa, tenho certeza de que a OMD vai me atender perfeitamente, com muito menos peso e volume.


franciscosumma

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #11 Online: 24 de Dezembro de 2012, 16:32:01
Parabéns pela aquisição Helena!
Sony Nex-F3
Canon G15


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2012, 16:33:54
Parabéns pela aquisição Helena!

Valeu!!
Tinha esperanças de a câmera chegar hoje, mas não vai rolar. Vamos ver se até sexta ela chega. Devia ter pedido pra ele mandar por sedex, hehe.  :D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2012, 17:13:03
Valeu!!
Tinha esperanças de a câmera chegar hoje, mas não vai rolar. Vamos ver se até sexta ela chega. Devia ter pedido pra ele mandar por sedex, hehe.  :D
Depois poste as suas impressões.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2012, 17:15:19