Autor Tópico: Digital back - Nikon  (Lida 5488 vezes)

douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 18 de Dezembro de 2012, 10:13:59
Alguém viu a notícia dessa patente da Nikon?
http://nikonrumors.com/2012/12/17/nikon-patents-a-digital-back-for-35mm-film-slr-cameras.aspx/

E aí, será que vai rolar?
Adoraria poder trocar o "back" das minhas Nikons pra digital e voltar pra filme quando quiser...

Adeus DSLRs novas!  :fight:
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2012, 10:24:28
lembro que essa era a ideia quando as digitais chegaram. Tentaram implementar mas o tamanho reduzido do sensor tornou isso impossível. Agora com sensores fullframe acho que é perfeitamente viável, mas como vintage, por pura nostalgia. As câmeras digitais hoje são melhores e a única coisa que atrai de fato nas antigas são justamente os filmes.
Na minha humilde opinião, veja bem


NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2012, 10:28:20
Muito interessante isso! E parece tão simples! :doh: Imagine só a facilidade para limpar o sensor.  :clap:
Pela simplicidade, resta saber qual impacto haveria nas vendas dos demais modelos. Será que alavanca?


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2012, 10:50:24
lembro que essa era a ideia quando as digitais chegaram. Tentaram implementar mas o tamanho reduzido do sensor tornou isso impossível. Agora com sensores fullframe acho que é perfeitamente viável, mas como vintage, por pura nostalgia. As câmeras digitais hoje são melhores e a única coisa que atrai de fato nas antigas são justamente os filmes.
Na minha humilde opinião, veja bem
Concordo em partes.. e por isso acho difícil de fabricarem mesmo.
Provavelmente fizeram a patente pra guardar pra eles e ninguém patentear antes.

Mesmo assim, pra mim, que uso fotografia apenas por hobby, preferiria comprar um back desses e ficar só com elas, ao invés de ter uma DSLR das novas.
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2012, 13:26:24
acho dificil acontecer pq poderia prejudicar as vendas das digitais, eu compraria uma Nikon F5 e colocaria um se nao fosse inviavel...

mas eis a duvida, nao teria o painel de LCD?
@jacobfotografiacriativa


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2012, 14:52:03
Concordo em partes.. e por isso acho difícil de fabricarem mesmo.
Provavelmente fizeram a patente pra guardar pra eles e ninguém patentear antes.

Onde é a fila pra comprar?



O que mais instiga é que a Canon vai atrás! Imaguna poder usar de novo as lentes FD com back digital?

[]s,

RSalles



Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2012, 15:00:28
lembro que essa era a ideia quando as digitais chegaram. Tentaram implementar mas o tamanho reduzido do sensor tornou isso impossível. Agora com sensores fullframe acho que é perfeitamente viável, mas como vintage, por pura nostalgia. As câmeras digitais hoje são melhores e a única coisa que atrai de fato nas antigas são justamente os filmes.
Na minha humilde opinião, veja bem

Kodak vendia os back dcs,la no 1994,para F4, EOS1,F90.
mas ficou por ai mesmo, o que diferencia as 35mm das "digi",
e que a qualidade do filme es absurdamente superior a qualquer sensor.
Seria voltar para atras mais ainda!!!!!
Para que vou estragar uma F5, com um back de 36mb(d800), se qualquer filme tem mais de 100mb.
abs.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Dezembro de 2012, 17:45:24
Esse papo de PATENTE é sempre um assunto muito controverso. Me soa muito estranha essa conversa de que a Nikon detém esse direito.

Sabe por quê?!

Porque essa câmera já existe faz tempo: LEICA R9 HIBRID.

Isso mesmo! Nela pode-se usar tanto filme quanto o back digital. Como diz o nome, ela é híbrida.



http://www.flickr.com/photos/penmachine/1409405324/

https://www.google.com.br/search?q=Leica+R9+hibrid&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2012, 17:45:59 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #8 Online: 18 de Dezembro de 2012, 20:11:19
Esse papo de PATENTE é sempre um assunto muito controverso. Me soa muito estranha essa conversa de que a Nikon detém esse direito.

Sabe por quê?!

Porque essa câmera já existe faz tempo: LEICA R9 HIBRID.

Isso mesmo! Nela pode-se usar tanto filme quanto o back digital. Como diz o nome, ela é híbrida.



http://www.flickr.com/photos/penmachine/1409405324/

https://www.google.com.br/search?q=Leica+R9+hibrid&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

Braga,

A Nikon detem o direito de patentear modificações em seus produtos, não tem nada de estranho nisso. Estranho seria a Canon fazer um back digital pra Nikon.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 19 de Dezembro de 2012, 08:09:43
Esse papo de PATENTE é sempre um assunto muito controverso. Me soa muito estranha essa conversa de que a Nikon detém esse direito.

Braga,

A Nikon detem o direito de patentear modificações em seus produtos, não tem nada de estranho nisso. Estranho seria a Canon fazer um back digital pra Nikon.

[]s,

RSalles

Acionar o gatinho sem olhar para onde a arma está apontando... isso só pode dar merda mesmo!  :assobi:

Pois é, Salles, vc tem razão. Eu estava pensando uma coisa, resolvi escrever muito rapidamente, e não coloquei no papel algo compatível com aquele raciocínio.

Também não vou dizer que fui mal interpretado. O que está escrito, está. E pronto! Só tenho que me retratar e não tentar justificar. Assim, aqui e agora eu me desculpo pelo que disse. Sim, não só a Nikon mas qualquer pessoa ou empresa tem o direito de patentear alguma coisa, ou pelo menos de pleitear o registro disso.

Eu racionava mais ou menos pro lado de que não é nada de novo, não se trata de algo inédito. Confesso que tenho grande dificuldade com o idioma daquela publicação, por isso não sei se entendi tudo beeeem direitinho. De outro modo, para os mais desavisados ou desatentos, estes poderão pensar: "pô, a Nikon é foda, inventaram um troço do caralho que vai detonar o mercado".

Resumo da ópera. Registre-se aqui o que tenho dito:

  • minhas desculpas pela asneira que disse;
  • minha ênfase para o fato de que a patente requerida pela Nikon não é uma grande inovação, mas, talvez, uma melhoria de uma coisa que já existe.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2012, 08:13:37 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #10 Online: 19 de Dezembro de 2012, 08:32:11
Braga,

Relaxa...

Voce disse:
"pô, a Nikon é foda, inventaram um troço do caralho que vai detonar o mercado".

É verdade, eles não inventaram o back digital pra 35mm, a Leica fez antes e vendeu milhões antes deles, e eu me lembro "clara e distintamente" do fato na época do lançamento, foi muito comentado no meio.

Ainda assim eu acho interessante um produto desses, um corpo com a robustez e confiabilidade de uma F3 gerando arquivo RAW de 24 MP, imagina?

Abraço,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Dezembro de 2012, 08:42:29

(...)
Ainda assim eu acho interessante um produto desses, um corpo com a robustez e confiabilidade de uma F3 gerando arquivo RAW de 24 MP, imagina?

(..)


Isso me dá até um friozinho na barriga. :assobi:

Imagina minha ansiedade por esse produto considerando que tenho três câmeras esperando esse "gadget". São elas:

– Nikon F5
– Nikon FM3A
– Nikon F3 HP

Pensando no preço... ai meu Deus do céu, isso não vai acabar bem. :hysterical:
-22.352971,-48.775582


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #12 Online: 19 de Dezembro de 2012, 08:46:28
Kodak vendia os back dcs,la no 1994,para F4, EOS1,F90.
mas ficou por ai mesmo, o que diferencia as 35mm das "digi",
e que a qualidade do filme es absurdamente superior a qualquer sensor.
Seria voltar para atras mais ainda!!!!!
Para que vou estragar uma F5, com um back de 36mb(d800), se qualquer filme tem mais de 100mb.
abs.

Se voce dissese que um filme 120 ou um 4X5 tem mais de 36MP ainda vá lá, mas um Tri-X, por exemplo, duvido...

Voce disse:

Para que vou estragar uma F5, com um back de 36mb(d800), se qualquer filme tem mais de 100mb.

Porque pra revelar e ampliar um negativo o cara tem que ter um lab e saber fazer - eu sei - e se for colorido vai ter que mandar pra terceiros... Pela dificuldade de encontrar químicos pra revelação, papel bom, e pela velocidade de processamento do digital X analógico. Foi por causa disso que foi inventado os backs digitais pra MF, por exemplo.

Por outro lado, abandonar o filme é burrice. Tem pessoas que podem ainda usufruir da qualidade e das características únicas do filme e a indústria parece ter em mente tornar a vida delas um inferno...

[]s

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Dezembro de 2012, 09:21:46
Se voce dissese que um filme 120 ou um 4X5 tem mais de 36MP ainda vá lá, mas um Tri-X, por exemplo, duvido...

RSalles, teoricamente, em função do tamanho aproximado dos grãos (em microns) e da dispersão destes sobre a superfície de um flme 35mm e da área desse filme, considera-se que um filme tenha 50mp de resolução. É claro que existem outras característica atraentes no filme também, como o espaço de cor, a ausência de moiré e outras aberrações cromáticas causadas pela física (e algoritmo de formação de imagem) dos sensores de imagem.

De qualquer forma você está certo em dizer que o custo da imagem digital é absurdamente menor que o do processamento dos filmes, além de não resultar em resíduos químicos nocivos à natureza.
Quanto a complexidade de revelação, nem tanto, há muito tempo ela é feita por máquinas, que controla tempo, agitação e temperatura de forma precisa. Até o processo de ampliação é simplificado. Mesmo na época que não existiam as digitais, não era qualquer fotógrafo amador que se metia a revelar C-41. Nos jornais e revistas já existiam máquinas para isso. Os profissionais de eventos recorriam a laboratórios de confiança mesmo, pois era mais barato, pediam uma cópia de contato e só ampliavam o que queriam.
Assim, acho que o filme está perto de morrer mesmo, e a Kodak já entendeu isso, assim que as câmera melhorarem as aberrações e fixarem resoluções maiores que 50mp eles serão piores. Isso está perto.
Quanto ao back, é brincadeira. Colecionares não vão querer detonar suas antigas câmeras, os outros não vão querer voltar a uma tecnologia de auto-focus e fotometria da década passada.





vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #14 Online: 19 de Dezembro de 2012, 10:33:43
Eu gostaria e MUITO ter um back digital assim, com uma Olympus OM1n e umas zuikos... não precisava de mais NADA...

Pra que vou querer mais do que, foco central manual, e fotometria pontual?

É da década passada, mas que perdura por décadas e ainda é amplamente usada... tanto se fala de X números de sensores para fotometria matricial, só uso o pontual mesmo...

Claro que estou sendo egoísta, pensando somente em mim... Mas acho que quem compraria um back digital desses seria justamente para, usar a simplicidade das máquinas mecanicas, com a simplicidade das digitais de obter o resultado tão logo que o obturador tenha fechado.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7