Autor Tópico: Para quem não gosta de usar filtro.  (Lida 7429 vezes)

NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 19 de Dezembro de 2012, 09:44:35
Passei uma tarde inteira brincando com o filtro tentando provocar alguma diferença e nada... Sem brincadeira, foram horas e horas. Vale lembrar que lente de kit IS II não perde em nada em qualidade de imagem e sim em qualidade mecânica que é quase um brinquedo.

É simples, faça o teste, local escuro com luzes fortes... verá como esse vidro a mais na frente da lente piora a coisa... e no sol forte em horários que ele está mais no horizonte, também, o flare aumenta e muito...

Questão de degradação da qualidade de imagem, é muito relativo... Varia MUITO da SUA percepção da qualidade, se sua lente for uma lente de kit, e quer evitar de estragar ela por ser sua única lente... OK... Mas colocar filtro na frente de uma lente TOP, cujo qual entrega MUITO mais resolução, não faz sentido NENHUM usar filtro.
A não ser em locais de risco mesmo, como litorais... aí eu não tiro a razão MESMO, pois são atmosferas corrosivas... e a maresia na óptica faz um estrago...

Mas é fato que toda a lente do elemento frontal recebe tratamentos contra RISCOS e líquidos, o chamado COATING... proteção UV, este está no próprio SENSOR da câmera...


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #46 Online: 19 de Dezembro de 2012, 11:35:43
Passei uma tarde inteira brincando com o filtro tentando provocar alguma diferença e nada... Sem brincadeira, foram horas e horas. Vale lembrar que lente de kit IS II não perde em nada em qualidade de imagem e sim em qualidade mecânica que é quase um brinquedo.

NATTIS, tente fotografar contra uma lâmpada flurorescente, por exemplo, ou um por do sol, esse tipo de coisa. Tente fotografar com a fonte de luz incidindo lateralmente na objetiva, ou objetos em contra luz. Esse tipo de situação que causa fantasmas e degradação na imagem, e foram a razão de eu ter abandonado os filtros.

Experimente também com alguma objetiva mais nítida, como a 501/1.8 ou algo do tipo.

Abraços


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 19 de Dezembro de 2012, 11:54:09
Vou tentar com as lampadas, no por do sol eu não consegui ver diferença. Junto com o filtro eu estava usando um hood que chegou junto com o filtro, será que ele da uma amenizada?

NATTIS, tente fotografar contra uma lâmpada flurorescente, por exemplo, ou um por do sol, esse tipo de coisa. Tente fotografar com a fonte de luz incidindo lateralmente na objetiva, ou objetos em contra luz. Esse tipo de situação que causa fantasmas e degradação na imagem, e foram a razão de eu ter abandonado os filtros.

Experimente também com alguma objetiva mais nítida, como a 501/1.8 ou algo do tipo.

Abraços


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #48 Online: 19 de Dezembro de 2012, 11:59:01
Vou tentar com as lampadas, no por do sol eu não consegui ver diferença. Junto com o filtro eu estava usando um hood que chegou junto com o filtro, será que ele da uma amenizada?

Dá uma amenizada sim, principalmente quando a fonte de luz está mais lateralmente. Mas dá uma olhada direito nas fotos com e sem filtro, tem uma perda sim. Dependendo da situação (por exemplo, luz do dia) a diferença é mínima mesmo, mas com luz artificial e lateral é que os problemas aprecem mais.

abraços


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #49 Online: 19 de Dezembro de 2012, 12:28:31
Não uso porque não tenho motivos... só isso... não vejo vantagem nenhuma, porque vou gastar mais com algo desnecessário e que, corre o risco de depreciar minha foto...
Parasol SIM é útil e muito, ajuda MUITO com luzes laterais, de cima, e ainda protege fisicamente.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Alexandre Ricci

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.064
    • Flickr Alexandre
Resposta #50 Online: 19 de Dezembro de 2012, 13:49:08
Verdade Vinícius. Só fotografo sem parassol quando uso flash (coisa rara hoje em dia rsrsrs) pra não deixar a sombra na foto.  :ok: