Autor Tópico: Dica de como otimizar a memória RAM de seu MAC  (Lida 9783 vezes)

Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Online: 19 de Dezembro de 2012, 13:26:46
Olá pessoal,

Estes dias eu comprei um jogo de memória de 16GB da corsair para instalar em meu iMac. No geral a performance havia melhorado, mas como utilizo diariamente Adobe Lightroom de forma pesada, ainda estava sentindo dificuldade em alguns momentos.

Saí à procura de algo para me ajudar a otimizar a memória RAM. Acabei encontrando um aplicativo Grátis que achei show de bola, aliás está na lista de TOP downloads da App Store. Agora, após abrir o Photoshop por exemplo, posso executar o aplicativo e ele limpa a memória que havia sido utilizada para rodar o Photoshop deixando-a livre para os novos aplicativos que abrir.

Chama-se Memory Clean

Quem tiver interesse, tem um post http://fototecnoblog.com.br/otimizar_memoria_ram/ sobre o aplicativo.

Espero que seja útil a vocês também.

Abraços!
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2012, 15:24:42
Legal, instalei aqui pra ver como fica  :ok:
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2012, 15:38:24
Legal, instalei aqui pra ver como fica  :ok:

O legal dele é perceber o quanto ele limpa de memória mesmo usando aplicativos. Perceba a quantidade de memória inativa antes de clicar em limpar memória... após limpar esta barra diminui muito...\\

Abraços!
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


fcsergio

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.769
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2013, 07:23:33
Eu já usava esse aplicativo antes e realmente ele é bem útil.
Tem horas que o computador está quase parando pq está realizando várias tarefas ao mesmo tempo e ele destrava na boa.


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2013, 11:49:07
Eu já usava esse aplicativo antes e realmente ele é bem útil.
Tem horas que o computador está quase parando pq está realizando várias tarefas ao mesmo tempo e ele destrava na boa.

Ele é bem útil mesmo... Abraços!
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2013, 14:18:44
Um toque só...
 
No Mac, quando você clica na bolinha vermelha, o programa não sai da memória, e fica em um estado "meio que em espera".
Se vocês olharem na doca, irão ver uns pontos brancos sob os icones. Isso indica que o programa ainda está ativo na memória.
O jeito certo de encerrar é usando command-q. Nunca precisei de programa nenhum para gerenciar memória, é uma questão muito mais de bons hábitos.
Se não for usar o programa encerre-o mesmo.



Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2014, 10:27:10
Colegas

Estou entrando no Mundo MAC e sugiro que ambas as dicas  Command+Q e Software limpa memoria  poderiam constar do topico fixo de dicas para novastos em Apple.

Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2014, 14:52:22
Tenho 16gb em um macbook pro tb, nunca usei programa nenhum para limpar memória, mas ao atualizar para o maverick senti uma melhora no gerenciamento dela.
Mas reiniciar o mac de vez em quando não mata ninguém tb né rsrs
Reiniciar limpa a memoria e ainda resolve possíveis bugs q aparecem de deixar um comp ligado direto. Faço sempre que a memória usada passa de 12gb  ;)

PS: Agora q vi q ressucitaram o topico de 2013 :assobi:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2014, 15:20:07
O Mavericks gerencia a memória de um jeito diferente, e não faz muito sentido em usar esses programas, que funcionam bem quando o micro tem pouca memória e usa os sistemas anteriores.

Uma coisa que tem que ter em mente é que quando clicamos no botão (vermelho na janela) ele não sai do programa, apenas minimiza e o coloca em um modo de espera especial e não libera a memória. Isso é feito quando se realmente sai do programa (menu, sair ou command-Q).


Fábio José

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.028
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2014, 16:13:14

PS: Agora q vi q ressucitaram o topico de 2013 :assobi:
Chumbinho

Estou entrando no mundo MAC agora e dei uma lida geral nos topicos ja existentes .de forma a aprender e verificar dicas iguais a esta do AFShalders



Abraços
Fábio José
"...Tive de esperar a coisa se concretizar, em vez de montar algo posado...Eu me incorporava no ambiente e ficava a espera... "
W.  Eugene Smith


gabrielvelloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Março de 2014, 19:21:51
Nossa! Que dica!! Ela caiu muito bem!!!!

to baixando ele agora pra ver como vai ficar meu macbook! :D
Canon EOS 6D - Canon 24-105 F4 L - Sigma 70-200 2.8 EX DG APO MACRO - Flash Canon 430 EX II


daneluti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
    • All about me
Resposta #11 Online: 06 de Março de 2014, 10:03:06
Antes de se empolgarem muito com este aplicativo, primeiro voces precisam entender como OSX gerencia RAM....

O melhor modo de entender eh abrir o 'Activity Monitor' (Application / Utilities), na aba 'Memory' vcs podem ver o quanto de memoria esta sendo utilizado.


Free: Quantidade de memoria livre (nao utilizada)
Wired:Quantidade de memoria que nao pode ser movida para o HD (virtual/swap) - a quantidade de memoria depende dos programas sendo utilizados no momento.
Active: Quantidade de memoria usada recentemente.

Inactive (eh esta memoria que o memory clean libera): Quantidade de memoria que nao esta ativa, mas foi usada recentemente. Por exemplo, vc esta rodando Photoshop e fecha o programa (command+q), a memoria que estava sendo usada por ele eh marcada como 'Inactive'. Memoria 'Inactive' pode ser usada por outros programas da mesma forma que a memoria Free. A differenca eh que se vc roda o Photoshop de novo, a quantidade de memoria que estava sendo usada por ele e que ainda nao foi alocada para outro programa eh convertida para 'Active' de novo, melhorando a performance e ajudando os programas rodarem mais rapido, diminuindo o acesso ao HD.

Se vc usa SSDs eu nao vejo problema nenhum em usar o Memory Clean (e vc tb nem perceberia a necessidade), mas de vc ainda esta usando discos, o melhor eh deixar o OSX gerenciar a memoria do Mac.... tenho certeza que o OS fara um trabalho melhor do que nós....  :D
Eliezer Daneluti
Nikon D40 - AF-S 18-55 f/3.5-5.6, AF-S 55-200 f/4-5.6
Nikon D3100 - AF-S 18-200 f/3.5-5.6
Nikon D300 - AF-D 24mm f/2.8, AF-D 50mm f/1.4
Nikon D800 - AF-S 50mm f/1.4G, AF-D 105mm f/2.8 micro, AF-S 24-70mm f/2.8, AF-S 70-200mm f/2.8 VRII


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #12 Online: 11 de Março de 2014, 13:36:33
Antes de se empolgarem muito com este aplicativo, primeiro voces precisam entender como OSX gerencia RAM....

O melhor modo de entender eh abrir o 'Activity Monitor' (Application / Utilities), na aba 'Memory' vcs podem ver o quanto de memoria esta sendo utilizado.


Free: Quantidade de memoria livre (nao utilizada)
Wired:Quantidade de memoria que nao pode ser movida para o HD (virtual/swap) - a quantidade de memoria depende dos programas sendo utilizados no momento.
Active: Quantidade de memoria usada recentemente.

Inactive (eh esta memoria que o memory clean libera): Quantidade de memoria que nao esta ativa, mas foi usada recentemente. Por exemplo, vc esta rodando Photoshop e fecha o programa (command+q), a memoria que estava sendo usada por ele eh marcada como 'Inactive'. Memoria 'Inactive' pode ser usada por outros programas da mesma forma que a memoria Free. A differenca eh que se vc roda o Photoshop de novo, a quantidade de memoria que estava sendo usada por ele e que ainda nao foi alocada para outro programa eh convertida para 'Active' de novo, melhorando a performance e ajudando os programas rodarem mais rapido, diminuindo o acesso ao HD.

Se vc usa SSDs eu nao vejo problema nenhum em usar o Memory Clean (e vc tb nem perceberia a necessidade), mas de vc ainda esta usando discos, o melhor eh deixar o OSX gerenciar a memoria do Mac.... tenho certeza que o OS fara um trabalho melhor do que nós....  :D

Olá Daneluti... Obrigado por enriquecer com este comentário! Abraços!
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br