Autor Tópico: Funcionamento de uma Olympus OM-1  (Lida 3704 vezes)

ohespe

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 19 de Dezembro de 2012, 16:20:56
Olá, pessoal... sou nova aqui no fórum, criei minha conta para tirar algumas dúvidas.
Tenho em mãos uma Olympus OM-1 que ganhei do meu pai. Quero mexer o mais rápido possível nela, alguém tem alguma dica para me dar?
Obrigada!  :D






dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2012, 22:59:16
dimi! você talvez saiba! Eu já fiz uma postagem igual em outra categoria do site, então vou copiar aqui:
---------------
"Putz cara... talvez você possa me ajudar... eu sou completamente iniciante mesmo em fotografia. Em analógica então, a OM-1 é minha primeira câmera. Câmera mecânica é uma parada cheia de manivela, alavanca, botão e coisas do tipo.
Me acompanhe: em cima tem uma que é pra abrir a tampa (quando você puxa pra cima) e rebobinar o filme (usa-se a palavra rebobinar mesmo?) Tem uma outra que é pra pular um quadro. Então, sobre ela eu tenho uma dúvida. Só é possível adiantar o filme se eu disparar o obturador no quadro que vai ser pulado. Mas também o contrário. Eu não posso usar o mesmo quadro duas vezes... Como que faz pra fazer múltipla exposição?
Na frente se vê quatro:
-Uma que creio ser do flash (x/fp).
-Uma outra para levantar o espelho.
-Uma que tem um R em vermelho do lado (essa, assim como as anteriores são, usando o termo dos profissionais: botõezinhos que giram).
E, se você procurar por imagens da câmera será possível ver um maior que esses quatro, com um bracinho saindo dela, paralelo ao corpo da câmera. O que isso faz? Eu dei uma testada e fez um som, como se tivesse fio em uma bobina e ele fizesse esse fio voltar. Sabe carrinho de corda? Então, como se ele estivesse dando corda... Mas pra que serve isso?
Se alguém puder me ajudar, vlw, se não puder, mas não tirar sarro da minha absurda falta de conhecimento, vlw também."
--------
E ai Dimi, você sabe? Ou qualquer um que tenha lido, se souber responda!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:21:00
Hehe, agora que vi que no texto do guto tinha o link para o manual. Já tinha lido o texto antes, mas nem percebi isso.
Vlw Dimi, Guto e cara que transcreveu todo o manual!


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2012, 23:32:12
Vamos ver o que lembro:

-Uma que tem um R em vermelho do lado (essa, assim como as anteriores são, usando o termo dos profissionais: botõezinhos que giram).

Este botão faz a liberação do filme, antes de rebobiná-lo você precisa girá-lo no sentido anti-horário até que o pontinho vermelho fique alinhado com o 'R'. Após rebobinar, recoloque-no na posição vertical.

Citar
E, se você procurar por imagens da câmera será possível ver um maior que esses quatro, com um bracinho saindo dela, paralelo ao corpo da câmera. O que isso faz? Eu dei uma testada e fez um som, como se tivesse fio em uma bobina e ele fizesse esse fio voltar. Sabe carrinho de corda? Então, como se ele estivesse dando corda... Mas pra que serve isso?

Este é o timer. Após avançar o filme e armar o obturador, mova a alavanca do timer 180 graus (ficará apontando para baixo). Você notará que há uma segunda alavanquinha que fica oculta sob ela, esta alavanca faz a liberação do timer.

É possível "ajustar" o timer deixando a alavanca em posições intermediárias. Totalmente para baixo, o disparo ocorrerá em aproximadamente 12 segundos; na horizontal, em 4 segundos; na posição intermediária, 8 segundos.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2012, 17:09:06
Vlw DMZamora. Isso explica o barulho de "dando corda". Quanto ao de voltar o filme... isso explica o R. Mas uma dúvida a mais. A câmera ainda está sem lente (novamente, quem tiver lente zuiko para vender me mande uma MP), por isso não coloquei nenhum filme pra testar, não quero queimar um filme a toa... mas ele, sem filme, não trava no R. Significa que eu me (censurado) e não funciona ou o botão só trava se tiver filme, quer dizer, a câmera tem algum mecanismo loco que sabe quando tem filme?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2012, 18:06:30
O que posso dizer é que tenho 2 corpos OM aqui e em ambos ele trava na posição 'R' mesmo sem filme   :shock:

 
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2012, 18:46:28
Tenho uma OM-1, se tiver alguma dúvida e quiser perguntar, pode mandar uma MP.

Abraços


clac

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 856
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2012, 18:55:24
O que posso dizer é que tenho 2 corpos OM aqui e em ambos ele trava na posição 'R' mesmo sem filme   :shock:

 
:eek:


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2012, 02:13:28
Ola,  tb tenho uma OM-1, e se precisar de algum informação, posso ajudar. consegui trazer via E-bay duas baterias para ela, como está a sua , do seu fotômetro? 

Comprei minhas lentes por aqui mesmo, e no Digiforum,  no Mercado Livre vc tb encontra lentes. Tenho hoje uma 28mm,  50 mm, 135mm,  e uma 300mm f4.  Acho uma delícia de usar, tb tenho vários filmes, se quiser algum, me fale. coloco nos classificados, se precisar.

abcs!!
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras