Autor Tópico: Dúvida- Compens.de exposição no modo Manual  (Lida 5581 vezes)

NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Dezembro de 2012, 10:21:01
Olá pessoal.
Gostaria de tirar uma dúvida. Notei que a compensação de exposição da minha D3100 só funciona no modo A e S, mas se está habilitado também para o modo M, então por que não altera em nada a foto nesse modo?
Alguém saberia me dizer?
Desde já, agradeço.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2012, 10:27:40
Olá pessoal.
Gostaria de tirar uma dúvida. Notei que a compensação de exposição da minha D3100 só funciona no modo A e S, mas se está habilitado também para o modo M, então por que não altera em nada a foto nesse modo?
Alguém saberia me dizer?
Desde já, agradeço.

Não entendi.

Você consegue setar a compensação de exposição no modo manual? :ponder:

Até onde eu sei, quem faz a exposição exata ou compensação no modo manual é o fotógrafo. Você quem vai dizer se vai ficar sub, super ou coretamente exposta a cena.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


NeyOliv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 179
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2012, 10:39:46
O que ocorre é o seguinte:-
No modo A, a compensação altera a velocidade.
No modo S, a compensação altera a velocidade tb.
Mas no modo M, você altera os valores de compensação, porém não afeta em nada a velocidade e nem abertura.
Mas não entendo pq está habilitado no modo M, se não afeta em nada a velocidade e abertura. Poderiam desabilitar isso no modo M. Pôxa!
Desculpem, eu não estava encontrando no manual.  :doh:  Consegui encontrar. Será que tem como apagar o tópico...rs
Mas sou muito grato Dimi.  :worship:
Abraço
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 10:43:36 por NeyOliv »


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2012, 10:45:41
NÂO Existe compensação em Modo MANUAL para exposição. Só para o flash e mesmo assim estando em TTL. Se tiver no manual também não faz..
Não me entenda mal, mas se vc está querendo fazer isso é pq não sabe ainda o básico sobre fotometria e uso do fotômetro. aquela linha pontilhada com sinal de mais de um lado e menos do outro.
Mas também não é só colocar a marcação em zero e achar q é só isso. Existem mais coisas envolvidas e nem sempre a indicação zerada do fotômetro é a ideal para o q vc quer fazer.
De qualquer forma se vc quiser compensar em manula, basta ir regulando a exposição, com os ajuste q a máquina disponibiliza, e colocar a marcação antes ou depois do zero na linha pontilhada. para o lado positivo vc vai ter cena mais clara pro lado negativo mais escura. Observe q cada ponto representa o quanto vc vai escurecer a cena, Veja no manula da sua cam como isso funciona, pois tá lá. Dependendo do ajsute nas configurações na cam, cada tracinho pode representar um dado valor a menos ou a mais. Leia o MANUAL.
Mas volto a insistir: Não é só isso. Dependendo também do modo de fotometria usado, a indicação na linha pontilhada varia, bem como varia se vc "apontar a cam para uma determinda área da cena fotografada. Enfim...Tem que ler mais sobre o assunto, se vc conseguir se virar por conta própia, ou fazer um curso, ou colar com alguem q saiba e possa te ensinar...
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 10:49:39 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2012, 10:49:37
O que ocorre é o seguinte:-
No modo A, a compensação altera a velocidade.
No modo S, a compensação altera a velocidade tb.
Mas no modo M, você altera os valores de compensação, porém não afeta em nada a velocidade e nem abertura.
Mas não entendo pq está habilitado no modo M, se não afeta em nada a velocidade e abertura. Poderiam desabilitar isso no modo M. Pôxa!
Desculpem, eu não estava encontrando no manual.  :doh:  Consegui encontrar. Será que tem como apagar o tópico...rs
Mas sou muito grato Dimi.  :worship:
Abraço

Cara... se está no Manual, como vc quer fazer a compensação de exposição? :shock:

O amigo Lúzio disse tudo.

Leia o MANUAL. E outra: pratique bastante.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2012, 10:57:00
Apesar da dúvida ser sanada facilmente lendo o manual, a opção nem poderia estar habilitada na câmera já que se ela não faz nada no resultado final.

Uma pegadinha para os iniciantes feitas pela Nikon?  :D :D

"Ei, vamos deixar esse botão funcionando para os iniciantes ficarem apertando tentando compensar a exposição em modo M?"

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2012, 10:58:29
Apesar da dúvida ser sanada facilmente lendo o manual, a opção nem poderia estar habilitada na câmera já que se ela não faz nada no resultado final.

Uma pegadinha para os iniciantes feitas pela Nikon?  :D :D

"Ei, vamos deixar esse botão funcionando para os iniciantes ficarem apertando tentando compensar a exposição em modo M?"

Não é pegadinha.

Fica subentendido que, quando está em M, ninguém vai tentar compensar a exposição. :no:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:06:59
Raciocínio lógico simples kkkkkk.
Como diz o ditado: Perde-se o amigo mas não a piada...  kkkkk
Ney, liga não. Basicamente pilha e uns cascudos para poder ficar esperto, mas tudo na boa...kkkkk
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:16:35
Eu já fiz isso na minha câmera  :aua: :aua:

No começo, câmera nova, modo M e eu apertando o botão de exposição na Canon SX240HS e claro, não acontece nada, ele é desabilitado.    :assobi: :assobi:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:20:38
Estes dias em outro fórum teve uma grande discussão sobre isso. Um usuário migrou de Nikon para Canon e estava indignado porque não conseguia fazer a compensação de exposição em modo M. E vai tentar fazer entender que compensação de exposição em M não faz sentido. O cara dizia que se na Nikon podia, então algum propósito tinha. Vai entender.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:25:54
hummmm Sempre deixo o ISO fixo na minha câmera e uso o manual, no máximo o S.
Vou tentar colocar o ISO em AUTO e tentar compensar em manual para ver se ele muda o ISO....


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #11 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:25:57
hummmm Sempre deixo o ISO fixo na minha câmera e uso o manual, no máximo o S.
Vou tentar colocar o ISO em AUTO e tentar compensar em manual para ver se ele muda o ISO....

O manual da D3100 diz que apenas afeta o indicador de exposição, que é usado para mostrar se a foto esta sub ou super exposta. No manual apenas cita que afeta este indicador, não afetando a abertura ou velocidade. Não diz nada sobre alteração no ISO, mas é um caso a testar. Mas o NeyOliv já fez o teste e não muda nada na foto.

EMHO, não devia estar habilitado, mesmo que quem compra uma DSLR saiba que não existe a compensação de exposição em modo M.

A Nikon não deixaria habilitada uma função que não fizesse nada na foto. Ou deixaria?

« Última modificação: 20 de Dezembro de 2012, 11:28:45 por alexandreranieri »

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:29:40
A questão é: a compensação de exposição em modo MANUAL não existe em nenhuma câmera, em lugar nenhum.

Agente vai ficar aqui batendo cabeça tentando entender e explicar o fato, mas não existe.

Se está habilitado na Nikon, algum fundamento deve ter e a câmera deve tratar de alguma maneira diferente.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


marciocons

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.140
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:31:37
Só um detalhe. Se não me engano, dá para trabalhar com auto ISO mesmo no modo Manual. Como algumas câmeras Nikon (sei da D7000) permitem o auto ISO e EC (exposure compensation) no modo M, será que os ajustes não afetarão o ISO? Vou verificar em casa...kkkk
Nikon D7000 + Nikkor 24 70 2.8 + Nikkor 70 200 2.8 VR +  Nikkor 50 1.8G + Flash Oloong SP 690N + Flash YN-565EX + Lambency Flash Diffuser + LED Wansen W12 + Radio flash PIXEL HOOK

Vídeo: Panasonic GH2 + Olympus 14 56 2.8-3.5II + Panasonic 20 1.7 + Michael Lens 35 1.6 - Movie HD Lens

Fotosub: Canon S95 + Ikelite Housing + Inon Z24 Strobe + Inon 167 Macro Lens + Ikelite Red Filter


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 20 de Dezembro de 2012, 11:35:13
Só um detalhe. Se não me engano, dá para trabalhar com auto ISO mesmo no modo Manual. Como algumas câmeras Nikon (sei da D7000) permitem o auto ISO e EC (exposure compensation) no modo M, será que os ajustes não afetarão o ISO? Vou verificar em casa...kkkk

Minha T2i também deixa trabalhar com ISO automático em manual. Mas não faz a compensação não.

Talvez, do jeito que vc está falando, a Nikon permite para usar o ISO alto. Ele compensa a exposição feita com o ISO. Vai entender.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM