VRSilva,
Finalmente alguém que não fala besteira. A turma confunde um monte de coisas, achando que uma placa gráfica mega-fucking-power fará muita direfença ao processar fotos. Essas placas são para jogos e 3D. Embora alguns programas comecem a usar as GPUs para processamento matemático genérico, o impacto não é absurdo como muitos acham.
É a mesmíssima coisa em relação ao i5/i7, sendo que o i7 tem vantagem somente quando o número de threads for realmente grande e em certos algoritmos usados em codecs de compressão de vídeo. No mais, tanto faz ser i5 ou i7.
Hoje, o que tem mais peso é a capacidade de entrada/saída, ou seja a velocidade sustentada do barramento de dados e basicamente do HD. Outra coisa que faz toda a diferença é o SO usado. Se estiver usando qualquer Windows de 32 bits, a performance é horrenda, e não tem jeito. A coisa melhora um pouco com o Win7 64, isso se você desabilitar as frescuras do Aero, que come uma insanidade de recursos e não serve pra nada prático. Quem precisa ou gosta de usar Windows a sério, só tem uma opção, que é o Win7 64 bit. Esquece os SOs de 32-bit se você tem mais de 3G instalado. Novamente, acima de 4G, SÓ COM O USO DE WIN DE 64-BIT. NÃO FUNCIONA COM WIN DE 32 !
Resumindo, eu trabalho perfeitamente bem em um Notebook Toshiba com 4G de RAM, SSD de 256 e CPU Dual Core de 2G, com imagens GRANDES, na faixa de 25000 x 4000 sem maiores problemas, eficientemente, usando o PictureWindow 6 Pro de 64 Bit, ImageMagik, DxO Pro, Silkypix Pro e o Win7 64. No llinux então nem falo...
Agora, se ficar com Win32 e Adobe, melhor rezar.