Autor Tópico: dúvida sobre WB em evento  (Lida 1045 vezes)

Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Online: 20 de Dezembro de 2012, 16:18:27
Olá pessoal, amanhã será a primeira vez que vou fotografar um evento(bodas de ouro do meu sogro) em ISO alto(pretendo fazer tudo em iso 800). Vou fotografar somente com flash em modo manual e off câmera. Como é o primeiro evento que vou fotografar em RAW+JPEG gostaria de saber se deixo o WB em automático mesmo uma vez que vou tratar as fotos posteriormente no lightroom ou ACR, ou deixo setado para flash? Gostaria de captar a luz existente(incandecente) da igreja.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2012, 18:07:38
Os mais craques irão dizer para você chegar antes, fazer umas fotos em cartão branco e deixar o WB personalizado mas eu, como amador entusiasta, prefiro deixar em A e corrigir na pós depois. Muitas vezes, dependendo da câmera e a iluminação do local, o WB automático da máquina não erra tanto.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2012, 18:12:33
Acho que se você vai mexer em todos os arquivos RAW posteriormente, pode deixar no automático mesmo. Depois, na conversão do RAW, você consegue fazer um ajuste mais fino do que se regular o branco na hora.

Abraços


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2012, 18:30:59
Acho que se você vai mexer em todos os arquivos RAW posteriormente, pode deixar no automático mesmo. Depois, na conversão do RAW, você consegue fazer um ajuste mais fino do que se regular o branco na hora.

Abraços

- Tsouto, obrigado pela dica, não tinha lembrado do WB customizado. Mas acho que vou deixar no automático mesmo.

- Humberto, é o que pretendo fazer. Será que tratando uma só foto da sequência e depois sincronizando o tratamento realizado(somente quanto ao WB) nas outras fica tudo igual? Será que não haverá diferença de tonalidade entre uma e outra foto?

Obs: agora que lembrei que existe um tutorial legal do Willian Lima na área de edição e impressão de imagens. Vou dar uma checada lá para relembrar como ele faz e tentar aplicar a mesma técnica.
Obrigado pessoal
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.