Autor Tópico: bokeh  (Lida 2639 vezes)

kazinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Feminino
Online: 21 de Dezembro de 2012, 14:04:07
queria tanto fazer bokeh com luz, mas tentei de todo jeito e nao consegui. tenho uma lente 18-55mm, que a abertura maxima é 3.5 e vi em alguns sites que apesar de nao ser a mais indicada, ainda é possivel fazer bokeh com ela. nao sei o que estou fazendo de errado, poderiam me ajudar, me dar umas dicas.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2012, 14:19:58
É bem difícil obter um verdadeiro com essa lente do kit. Quanto mais o "cenário" atrás da pessoa ou objeto estiver longe, mais fácil para aparecer um bokeh.
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2012, 14:20:22 por tsouto »
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas Andreas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
  • Sexo: Masculino
  • Em busca do segundo em que tudo se encaixa
Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2012, 15:07:15
O que você chama de bokeh??
Já vi duas definições, uma delas é o fundo fora de foco (profundidade de campo rasa) e a outra são luzes (highlights) com formatos específicos como corações.

A sua lente não é tão rápida como normalmente indicam em tutoriais, mas não significa que é impossível!
Se o seu objetivo é apenas um fundo desfocado, dê o máximo de zoom em relação ao objeto/tema principal e se possível maximize a distância dos elementos que funcionam como cenário! Assim terá o máximo de desfoque possível...

Já se você quiser fazer aqueles formatos a história muda um pouco!
Esses formatos são obtidos colocando um "filtro" na frente da lente, que nada mais é do que um papel com um furo com o formato desejado... O segredo desse furo é o TAMANHO que ele têm! Com lentes mais rápidas (fstops menores como 2.8,1.8, 1.4, 1.2...) esse buraco é maior o que facilita tanto o desfoque do fundo como a formação das formas (sei que ficou estranha essa frase, mas não achei melhor maneira para explicar).
Caso queria se aventurar com esses desenhos, você precisa recortar um círculo com o diâmetro da sua lente (Canon 58mm e Nikon 52mm para as lentes do kit 18-55mm) e fazer um furo com o tamanho obtido por esse cálculo:
Distância focal (em milímetros)/Abertura máxima do diafragma (o fstop)

O resultado demonstra o tamanho em mm do buraco...

Exemplo:
55mm / 5.6 = 9,82mm

Espero que tenha conseguida ajudá-lo!
Canon EOS 6D, Canon EF 50mm f/1.8 II, Canon EF 24-70mm f/2.8 L USM, Canon EF 70-200mm f/2.8 IS L, Sigma EX DG 15mm f/2.8 Fisheye, Canon Speedlite 580EX II, Pixel King PRO Flash Trigger.


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2012, 15:08:45
Observe também que não se trata apenas de desfocar o fundo, mas o quantoele deve ser desfocado, existe um ponto no qual o bokeh aparece melhor, antes e depois desse ponto não fica perfeito. VocÊ tem que achar a distância certa entre o modelo, lente e fundo, será essa a combinação que fará ter sucesso.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #4 Online: 21 de Dezembro de 2012, 17:09:28
O que você chama de bokeh??
Já vi duas definições, uma delas é o fundo fora de foco (profundidade de campo rasa) e a outra são luzes (highlights) com formatos específicos como corações.

(...)

Nem um, nem outro... Comumente as pessoas falam de bokeh como sinônimo de desfoque. Isso é aceitável fora do meio fotográfico ou noobs, mas para amantes, profissionais e iniciados, não.

Desfoque é defeito da objetiva. Ocorre por limitação dos projetos óticos em entregar uma imagem nítida em todas as aberturas setadas. Os fotógrafos acabaram gostando daquele desfoque e desde há muito as objetivas são fabricadas levando-se em consideração a possibilidade de se entregar um desfoque mais "cremoso".

Bokeh é justamente essa qualidade estética do desfoque, não o desfoque em si. Se não há qualidade estética no desfoque, tecnicamente, não deveria ser chamado de bokeh, muito embora todo mundo chame.

O outro que vc citou não é nem desfoque nem bokeh, é simplesmente uma máscara para formar brilhos espectrais personalizados ou o resultado dessa máscara: http://www.dicasdefotografia.com.br/bokeh-com-formatos-personalizados

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 21 de Dezembro de 2012, 17:11:43
Existe uma confusão de termos aqui, bokeh é um termo utilizado para designar uma qualidade relativa da área em desfoque de uma foto, não significa "área fora de foco" e muito menos tem a ver com o formato das highlights. Por isso dizemos que determinada lente tem um bokeh "cremoso" ou "nervoso". São características da área em desfoque, e não ela propriamente dita.

O melhor seria vc especificar melhor o que quer dizer com "bokeh com luz" ou postar exemplo do que vc está tentando.

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460