Autor Tópico: Foto macro com a FZ200  (Lida 3951 vezes)

FernandoL

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 24 de Dezembro de 2012, 13:48:51
Olá pessoal.

Sou novo no fórum e também no mundo da fotografia.
Recentemente comprei uma Panasonic Lumix FZ200. A câmera é ótima e tem me agradado bastante nos resultados das fotos.

Estou com algumas dúvidas em relação à fotos macro.
Não encontrei nenhuma opção para definir como modo "macro" ou mesmo "close-up". No manual não cita esse tipo de fotografia como opção, apenas diz para colocar o foco no modo automático macro. O que percebi é que no modo inteligente automático, que identifica o tipo de cena automaticamente, fica um ícone de uma flor, imagino que este seja de certa forma, o modo macro automático.
Porém, tenho encontrado dificuldades em conseguir o foco ideal.
Quando não utilizo zoom, a qualquer distância do objeto, consigo o foco correto, até mesmo à 1 cm.
Mas quando estou , por exemplo, com a câmera uns 50 cm de distância e quero utilizar zoom, não consigo ajustar o foco, em nenhum modo da câmera. Apenas consigo foco utilizando zoom em distâncias maiores, com a câmera por volta de 1,5 m de distância do objeto.
Como sou leigo no assunto, não sei se isto é normal.

Tenho interesse em adquirir um filtro macro. Uma opção que me parece boa é o Raynox DCR - 250.
Porém estou com dúvida se basta comprar o filtro, que já vem com adaptador.
Não sei se precisa de algum tipo de adaptador de filtros específico para minha câmera.
Li que esse filtro é do tipo "snap on", não sei se entendi bem, mas seria possível apenas com o adapatador que vem nele, colocar o filtro na parte da frente da lente da câmera? Ou seja, apenas comprando o filtro (que tem seu adaptador próprio), sem nenhum outro adicional, vou conseguir utilizá-lo na câmera?

Gostaria que me dessem algumas dicas com relação a fotos macro, e que me esclarescessem se a situação do foco com zoom que descrevi é normal.

Desde já, obrigado.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, 13:50:49 por FernandoL »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2012, 14:29:33
Olá pessoal.

Sou novo no fórum e também no mundo da fotografia.
Recentemente comprei uma Panasonic Lumix FZ200. A câmera é ótima e tem me agradado bastante nos resultados das fotos.

Estou com algumas dúvidas em relação à fotos macro.
Não encontrei nenhuma opção para definir como modo "macro" ou mesmo "close-up". No manual não cita esse tipo de fotografia como opção, apenas diz para colocar o foco no modo automático macro. O que percebi é que no modo inteligente automático, que identifica o tipo de cena automaticamente, fica um ícone de uma flor, imagino que este seja de certa forma, o modo macro automático.
Porém, tenho encontrado dificuldades em conseguir o foco ideal.
Quando não utilizo zoom, a qualquer distância do objeto, consigo o foco correto, até mesmo à 1 cm.
Mas quando estou , por exemplo, com a câmera uns 50 cm de distância e quero utilizar zoom, não consigo ajustar o foco, em nenhum modo da câmera. Apenas consigo foco utilizando zoom em distâncias maiores, com a câmera por volta de 1,5 m de distância do objeto.
Como sou leigo no assunto, não sei se isto é normal.

Tenho interesse em adquirir um filtro macro. Uma opção que me parece boa é o Raynox DCR - 250.
Porém estou com dúvida se basta comprar o filtro, que já vem com adaptador.
Não sei se precisa de algum tipo de adaptador de filtros específico para minha câmera.
Li que esse filtro é do tipo "snap on", não sei se entendi bem, mas seria possível apenas com o adapatador que vem nele, colocar o filtro na parte da frente da lente da câmera? Ou seja, apenas comprando o filtro (que tem seu adaptador próprio), sem nenhum outro adicional, vou conseguir utilizá-lo na câmera?

Gostaria que me dessem algumas dicas com relação a fotos macro, e que me esclarescessem se a situação do foco com zoom que descrevi é normal.

Desde já, obrigado.

O modo macro dessas câmeras não foi feito para usar com zoom. só na menor distância focal mesmo. Se quiser melhorar as fotos macro, só utilizando filtros como o raynox, mas já não sei falar com relação à compatibilidade do filtro com a câmera. Se vc olhar no google deve achar algo... ou até mesmo no flickr. tem muita gente lá que usa esse filtro com outros modelos de câmera, como a sx40hs da canon.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, 16:22:40 por Helena Bsb »


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2012, 15:00:43
Fernando, a macro sem ser no modo iA da Panasonic está descrita na página 97 do manual:



Com relação ao Raynox DCR 250 ele vem com um adaptador para lentes de diâmetro entre 52-67mm. E por esse vídeo no Youtube (Raynox DCR-250), só é necessário o adaptador que vem com ele.

E aqui um vídeo com a FZ200 e o Raynox.

Abcs e FELIZ NATAL!

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


marcelo556

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.122
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2012, 16:10:45
Coloque no modo manual e ative o macro.
♫ Na sua terra tem palmeiras onde canta o sabiá, na minha terra tem favela onde canta o HK  ♪


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2012, 16:24:08
Fernando, a macro sem ser no modo iA da Panasonic está descrita na página 97 do manual:



Com relação ao Raynox DCR 250 ele vem com um adaptador para lentes de diâmetro entre 52-67mm. E por esse vídeo no Youtube (Raynox DCR-250), só é necessário o adaptador que vem com ele.

E aqui um vídeo com a FZ200 e o Raynox.

Abcs e FELIZ NATAL!

huuum, tem a questão do zoom digital, é verdade... alguém aqui já falou como fazer isso, se não me engano, no tópico da FZ150. vou dar uma olhada.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 24 de Dezembro de 2012, 16:27:04
Foi no tópico da SX40hs.

Veja o que um usuário disse a respeito:
"Quando quiser tirar uma foto desse tipo, você vai no MENU da câmera, lá tem a opção zoom digital, que provavelmente a sua está no modo padrão, daí você muda o modo, basta clicar para o lado direito ou esquerdo, as opções são: Padrão, 1.5x, 2.0x e off, usando a opção 2.0x, ajuda muito nas macros, pois aproxima bastante os motivos pequenos que queira fotografar, faça um teste e boa sorte, só lembre de depois voltar ao modo padrão, ou até mesmo off, o modo 2.0x não é aconselhado para fotos normais do dia a dia."

A FZ200 deve fazer do mesmo jeito.
Bem, testa aí, depois vem contar se deu certo e se gostou do resultado!  :ok: