Autor Tópico: Vocês utilizam fotômetro de mão com equip DIGITAL?  (Lida 4690 vezes)

GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #30 Online: 06 de Junho de 2006, 12:50:59
Citar
Citar

Com relação à diferenças vcs tem que antes de mais nada entende o funcionamento de um fotômetro.
O fotômetro mede para a máxima saturação de uma dada sensibilidade, então não tem como dar diferença, TODOS OS FOTÔMETROS MEDEM IGUAL
Pois é...mas quando eu falo nas diferenças... não me refiro às diferenças de "leituras"...falo do resultado... Se utilizo, precisamente a leitura de um fotômetro de mão (testei com Polaris... Minolta...sekonic)..parece que a foto sai sempre mais estourada...muito exposta...

Mas pode ser só uma impressão...
vc não tem exemplo de nenhuma foto dessa?

Se vc "acha" q tá superexposta, deixa a gente achar tb pra tentar chegar a uma conclusão...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 06 de Junho de 2006, 13:23:40
Citar
Citar
Enfim, deixando masturbação gramatical de lado, utilizar a informação que o fotômetro me dá da maneira que eu entendo melhor ser, faz dela algo subjetivo. Fotometria é meramente objetiva quando você se restringe ao que o equipamento te dá.
Desculpa, juro q queria acabar com essa guerra de semântica (não gramatical), mas é uma questão de honra. :laughing:

O uso que vc faz da matemática não faz dela algo subjetivo, assim como a fotometria.

Foto-metria -> Medição da luz. Isso não é nem de longe um conceito subjetivo. São  simplesmente dados. Subjetivo é o uso que vc faz dessa informação para capturar um fotograma. Subjetiva é a sua escolha de subexpor meio ponto para dar um clima sombrio à foto.
Se restringir com o que o equipamento dá não é objetividade, é mediocridade.


Agora voltando ao problema do nosso amigo, os fotometros podem ser regulados. Se vc tiver acesso a outro fotometro, vc pode igualar as medições, corrigindo o seu fotometro.
Gabriel cuidado com isso, fotômetros para serem regulados precisam estar com o mesmo referencial, os resultados são diferentes porque os processos de medição são diferentes e não por uma falha de regulagem do fotômetro, se vc usa uma bolha 13% e depois uma bolha 18% no mesmo fotômetro os resultados da medição serão diferentes, é de extrema importância saber o que está medindo, o risco do fotômetro estar com alguma falha de regulagem é mínimo, a maioria dos casos de não bater medição é porque as pessoas não fazem a menor idéia do que estão medindo, o fotômetro Spot da câmera medindo um cartão cinza 18% dá EXATAMENTE o mesmo resultado de um fotômetro de mão com uma bolha 18%, temos que tomar muito cuidado com isso, a maioria sequer sabe que bolha usa no fotômetro, o exemplo que foi dado é típico, o Minolta por exemplo vem com bolhas 13% e 15% (depende do modelo), mas você pode comprar outras bolhas, o polaris é 18% Obviamente o que cada um vai dar de resultado é diferente do outro mas não porque estão desajustados e sim poque estão considerando tons diferentes de cinza, quando temos medição spot (caso da câmera) a coisa se torna mais grave porque a leitura será para a luz refletida pelo objeto mensurado e é praticamente impossível saber o nível de reflexão deste objeto a olho.
Eu gosto do fotômetro de mão exatamente pela possibilidade de medir luz incidente com um dado tom de cinza e assim conseguir definir a partir da latitude os resultados que eu preciso, já com luz refletida a medição se torna um pouco mais comlexa e precisa ser melhor detalhada para conseguir um bom resultado (apesar de em alguns casos ela ser mais interessante, principalmente quando não se conhece muito bem a latitude da mídia).


 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #32 Online: 06 de Junho de 2006, 13:29:53
Me abstenho da discussão. :laughing:

Mas não leve isso como um W.O. ok?  


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #33 Online: 06 de Junho de 2006, 20:22:45
Citar
Desculpa, juro q queria acabar com essa guerra de semântica (não gramatical), mas é uma questão de honra. :laughing:
SEMÂNTICA!!! Putz, eu fiquei mais tempo tentando lembrar dessa palavra do que escrevendo aquele post. Mas não veio, daífoi gramatical mesmo... :P
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS