Autor Tópico: Foto Running  (Lida 1464 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Dezembro de 2012, 00:17:34
Senhores,

Fui convidado para fazer uma foto que devera ter 4,5 metros de largura por 2,5 metros de altura, para ser colocada no estande (barraca) de corrida (a pe mesmo, sem carro). Detalhe, com gente bem de perto.

Este estande eh de uma equipe que treina corredores e que sempre esta em local de destaque nas corridas que acontecem na região onde moro. A apresentação media é de ao menos 2 corridas por mes.

A proposta é a de que a imagem tenha um visual claro, o que nao quer dizer que a imagem seja sobre exposta, ok?, com um corredor no estilo marca internacional de tênis (tipo Nike, adidas, asics, etc), onde a marca dos patrocinadores possam ser colocadas nos cantos da foto.

Estou imaginando fazer uma composição em que o corredor esteja quase na linha da camera, que ficara em contramergulho, bem proxima ao solo, imagino algo aproximado do joelho do corredor, em uma estrada que tenha as laterais com vegetação, com a menor interferência humana possível, se der ela devera iniciar no ponto de ouro superior direito, com luz do sol lateral ao corredor (pensei tambem em fazer umas fotos com o sol por traz, que deve ficar magico mas poderá escurecer um pouco as laterais da foto prejudicando as marcas, vou ver na hora), usando uns speedlights para preencher o corredor.

Como sera em uma rodovia (ja escolhi. a mais indicada entre as 3 que encontrei, fica ha uns 70 km de minha casa) sei que tenho que me atentar para o fator transito/segurança (bom seria poder fazer em um autodromo, mas como nao temos um bacana por aqui a coisa fica tensa).

Ainda nao sei se vou colocar um tripe do outro lado da pista com um flash (a uns 40/45 graus do ponto em que farei a foto do corredor), aa minha esquerda com sol a minha direita e ficarei sentado no acostamento, ou se precisarei montar uma "improvisação t'ecnica" (do verbo gambiarra) , numa caminhonete para seguir pela pista com o corredor atras do carro.

A primeira alternativa me parece funcionar e ser bem mais simples, mas a segunda me parece dar uma serie de possibilidades, como por exemplo a de usar uma profundidade de campo bem menor (filtro ND para compensar, ou polarizador, que embora "gaste"menos pontos de luz, satura bem o ceu) e ainda ficar com um efeito panning, mesmo abrindo mao da profundidade de campo reduzida em troca da menor velocidade, ainda que de dia.

Eh possivel ainda fazer um misto das duas, ou seja, colocar a iluminacao no canto da pista e passar de carro. quando chegar ao ponto certo disparar os flashs na lateral da pista.

AInda estou pensando em como fazer uma foto BEM bacana.

Por enquanto estou tentando nao me limitar a dificuldades e imaginar o melhor possível. Depois, colocarei as idéias na mesa e discutirei as possibilidades praticas e as disponibilidades.

A previsao e a de que a foto seja feita em meados de janeiro.

Gostaria de poder ouvir os colegas de forum sobre as experiências neste tipo de foto e as ideias que por ventura surgirem na discussão, inclusive na escolha das cores das roupas, para maximizar a atratividade da foto (as laterais da pista, que eh de asfalto, estarão cheias de arvores ou gramados, com montanhas (pequenas) também muito verdes ao longe).

Estou pensando em uma camisa laranja ou vermelha, com bermuda/calça preta, caso as fotos sejam de sol lateral, como inicialmente proposto, ou caso o sol seja ao fundo, de camisa branca, violeta ou azul .

Abraço a todos.

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2012, 02:12:11
Puts, nenhuma ideia, pitaco, comentario ou critica?

 :ponder:

Vamos para a açao e vamos ver no que da.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2012, 12:23:12
Vc já tem as idéias ,na cabeça, acho que é só meter bala. Tem tudo pra dar certo.


Boa sorte na empreitada. Abraço!


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2012, 13:13:29
-Se fosse estático, faria no esquema tipo ”Brenizer”

-Dia claro com sol com um speedlight do outro lado da pista, não vai faltar potencia?

-Melhor substituir o branco por cinza claro.

-Acho que o Google Earth mostra a posição do sol.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2012, 19:57:26
Pictus/Mike,

Bacana. Vou olhar o método.

Quanto aa luz ser pouca com o Speed Light, a rua é bem fina (duas faixas separadas apenas por um risco amarelo no meio) pretendo colocar o atleta sobre a faixa e disponho de ao menos 3 YN 565 EX para isso.

Vamos ver no que vai dar.

 :ok:

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Janeiro de 2013, 14:16:36
Pictus,


Escuta ai irmão, vc nao é fácil nao heim. Tive dando uma olhada no Flicker e vi umas fotos que voce editou o fundo. As que vc escureceu o fundo e saturou ficaram muito boas mas as que vc mudou completamente o fundo ficaram excelentes.

Nao sei se isso acontece com todo mundo que edita, mas quando faço isso parece que aquele pontinho que eu acho que nao ficou 100% esta grosseiro e que todo mundo esta vendo, especialmente os próximos do cabelo.

Na suas fotos nao vi um ponto sequer.

Parabéns ficaram ótimas.

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2013, 21:31:58
Prezados, foto feita. O cliente gostou bastante. A sessao de fotos foi relativamente rapida e muito divertida.

Ele animou até de colocar mais duas fotos (era apenas uma) no pacote.

Se me autorizar vou postar a foto aqui.
Ele pediu para segurar até que fique pronta a impressão e ele apresente na corrida.

Pode ser meu primeiro trabalho nesta linha, mas acho que o resultado vai ficar bem bacana.

Ja ja ela vem.

Abraço.

 :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #7 Online: 12 de Janeiro de 2013, 06:56:46
Já ampliou ?
Me interessa muito saber o resultado, pq certa vez recusei um trabalho p/ uma ampliação meio grande, achando que a 7d não entregaria tamanho suficiente p/ um painel de tamanho parecido com o seu.

 :ok:
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 12 de Janeiro de 2013, 10:32:00
Paulo,

Assim que sair a impressao vou dizer o resultado. Por agora tenho apenas os "flyers" na mao do cliente, que ja me ligou dizendo que firacam otimos.

Quando eu vir o resultado da impressao em tamanho grande vou falar o que achei dela. Confesso que ainda estou um pouco preocupado.

Por agora, como ja saiu a imagem em papel, vou mostrar as fotos que escolhemos.

Estas estao como o meu nome mas as originais nao os levaram. (e algumas diferenças minimas)

O importante é ter uma ideia do que foi a imagem.

Seguem as fotos em tamanho menor (para o imageshack aceitar. A grande ele negou). A do painel sera a que mostra a estrada seguindo mais ao longe. A foto do atleta de lado foi para o flyer.

http://imageshack.us/a/img577/8383/ary8153logopcabiluminad.jpg
http://imageshack.us/a/img692/2241/ary8121logopiluminada.jpg
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #9 Online: 12 de Janeiro de 2013, 19:03:58
Aryon, as fotos ficaram ótimas!
Parabéns!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Janeiro de 2013, 21:52:24
Mr. Hyde,

Muito grato pelas considerações.

 :worship:

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.