Autor Tópico: Polir objetiva?  (Lida 4087 vezes)

marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Online: 26 de Dezembro de 2012, 15:41:10
Pessoal, um amigo meu deixou comigo uma Leica M2 que era do Avô dele e que ele está querendo vender.
O corpo está perfeito, mas a objetiva está com manchas e riscos no elemento frontal. Levei para uma assistência e me informaram que só polindo o elemento frontal.
Alguém conhece esse tipo de procedimento? Vale a pena? Como isso vai afetar a ótica da objetiva?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2012, 16:38:57
Não vale a pena. O polimento remove o coating, que faz parte do projeto da mesma. Vai perder contraste e multiplicar por mil o risco de flare. E não é só isso, provavelmente, pela idade dela deve estar com fog interno, que demanda a descolagem e posterior recolagem de um grupo ótico, para trocar o cimento ótico que "gruda"o grupo. Além disso, polimento mal feito pode alterar a curvatura da lente.

O serviço completo, bem feito, com coating não deve sair por menos de mil reais, mas hoje em dia não conheço ninguém mais que faça coating.

Melhor descartar e comprar outra.


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2012, 16:44:52
Vai perder o coating, e a lente ficará desprotegida... se o serviço for muito caro, não compensa comprar uma lente nova?
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2012, 16:51:23
Não vale a pena. O polimento remove o coating, que faz parte do projeto da mesma. Vai perder contraste e multiplicar por mil o risco de flare. E não é só isso, provavelmente, pela idade dela deve estar com fog interno, que demanda a descolagem e posterior recolagem de um grupo ótico, para trocar o cimento ótico que "gruda"o grupo. Além disso, polimento mal feito pode alterar a curvatura da lente.

O serviço completo, bem feito, com coating não deve sair por menos de mil reais, mas hoje em dia não conheço ninguém mais que faça coating.

Melhor descartar e comprar outra.

O pessoal de sampa, lá da 7 de Abril, não fazem esse tipo de serviço?

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2012, 19:07:52
Valeu pelas respostas pessoal.
O problema é o valor da objetiva, é uma Summicron 50mm F2.0. Pelo que pesquisei na net, encontrei preços por volta de R$ 2000 nessa objetiva  :doh:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2012, 22:44:01
Bem, se for uma Cron 50 e você polir vai perder 90% do valor. Qualquer modificação em objetivas Leica praticamente zera o valor de revenda.


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2012, 10:08:19
AFShalders, pois é... Imaginei isso. Como a máquina não é minha e o cara quer vender, sugeri a ele vender do jeito que está (deixando isso claro pra quem for comprar).
Eu até ia comprar a máquina, mas com esse detalhe da objetiva complica, pois pra comprar a máquina + uma objetiva nova ia ficar muito caro pra mim...


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2012, 10:41:21
Se você gosta MUITO de rangefinder e pode pagar o preço, vale a pena, até porque essa não seria sua única lente, porque ter Leica pra ter uma lente só?

Se quer rangefinder com uma lente só compre uma Canonet QL17 G3, ou uma Yashica Electro 35 GX ambas com ópticas maravilhosas, simples e fazem o mesmo que a Leica a grosso modo... e por um preço MUITO menor....
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


marciocvital

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2012, 16:37:47
vrsilva, na verdade eu já tenho uma rangefinder, uma Olympus 35 SP.
Essa Leica na verdade eu pensei em comprar até pq o preço estava bem interessante por uma M2 + objetiva + Leica Meter.
Mas com a objetiva com problemas aí eu já acho que não compensa, a brincadeira ia ficar muito salgada, pois teria que comprar outra objetiva.
No final das contas tb eu prefiro a minha Canon AE-1 (reflex), ao invés de uma rangefinder, hehehehe. Essa Olympus eu roubei do meu irmão, presente do meu pai, pois ele não estava usando e estava parada...