Autor Tópico: Colocando roupinha na E-P3  (Lida 18283 vezes)

Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #90 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 11:29:14
Nem eu acredito que o APS-C vá sumir, o que eu acho é que as DSLR com sensor APS-C vão sumir...

 :ok: :ok:
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #91 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 12:58:02
Nem eu acredito que o APS-C vá sumir, o que eu acho é que as DSLR com sensor APS-C vão sumir...
Bem perspicaz....
Às vezes bate um certo arrependimento sobre vender minha reflex Nikon mas quando olho as inúmeras possibilidades futuras desse sistema M4/3 o arrependimento começa a ir embora.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #92 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 15:13:47
Bem perspicaz....
Às vezes bate um certo arrependimento sobre vender minha reflex Nikon mas quando olho as inúmeras possibilidades futuras desse sistema M4/3 o arrependimento começa a ir embora.

Tsouto, por suas fotos que tenho visto, micro 4/3 não será um problema para você, já que não tem fotos de objetivos em movimentos rápidos.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #93 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 16:15:31
Eu acredito fortemente que para uma fábrica, produzir uma camera como uma t4i e uma superzoom seja o mesmo custo... Aliás acho até que uma SZ seja mais cara pra produzir, já que uma t4i não tem lente fixa, é intercambiável, portanto a produção de um corpo de uma t4i pode ser bem mais barato que uma SZ cheia de lentes para conseguir todo o range com qualidade...

Se tirarem o espelho de uma t4i por exemplo e continuar no sistema EFS a camera não vai reduzir de tamanho, simplesmente porque, o sensor terá que ter a mesma distancia do elemento traseiro da lente. Só fazendo uma nova plataforma de lentes.
Com relação ao peso, não sei onde aquele espelho é pesado, deve pesar umas 10gr...

Afirmar o que é certo é muito incerto... Assim como anos atrás diziam que o sistema M4/3 não iria pra frente, e hoje vemos ele em ascensão... Mas dizer que as DSLR com sensor crop vai sumir é muito incerto.
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #94 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 16:25:46
Eu acredito fortemente que para uma fábrica, produzir uma camera como uma t4i e uma superzoom seja o mesmo custo... Aliás acho até que uma SZ seja mais cara pra produzir, já que uma t4i não tem lente fixa, é intercambiável, portanto a produção de um corpo de uma t4i pode ser bem mais barato que uma SZ cheia de lentes para conseguir todo o range com qualidade...

Se tirarem o espelho de uma t4i por exemplo e continuar no sistema EFS a camera não vai reduzir de tamanho, simplesmente porque, o sensor terá que ter a mesma distancia do elemento traseiro da lente. Só fazendo uma nova plataforma de lentes.
Com relação ao peso, não sei onde aquele espelho é pesado, deve pesar umas 10gr...

Afirmar o que é certo é muito incerto... Assim como anos atrás diziam que o sistema M4/3 não iria pra frente, e hoje vemos ele em ascensão... Mas dizer que as DSLR com sensor crop vai sumir é muito incerto.

Vinícius, é bem possível que removam o espelho e o OVF das linhas cropadas, isso reduziria em cerca de 100 a 150 gramas em uma T4i, mas o tamanho ainda seria similar, pouca coisa menor. E fariam isso para que as pessoas que hoje tem DSLR cropadas não vendam todo o equipamento, e mantenham-se fiéis à marca e continuem usando as lentes antigas e caras. A Pentax já fez isso com a K01, e apesar de muitas críticas, foi um sucesso de vendas, considerando os volumes de venda da Pentax, pois ela aceita qualquer lente da pentax.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #95 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 16:32:54
Maldade pura  >:D......vamos lá...minha resposta: FF digital num é bobagem não... e acho que ninguém afirmou isso aqui. Grip ...uhhh na minha opinião se significar um grande aumento de tamanho ai realmente acho desnecessário sou feliz com a "pegada"da OM-D....espelho...( fique claro que essa é minha opinião pessoal) acho que será anacronismo em pouco tempo sim....creio que todo mundo já sabe minha opinião, previsão, achismo ou teimosia mesmo... :assobi:....que num futuro não distante teremos cameras com sensores 4/3, APS-C e FF... só que todas...sem espelhos.
Viewfinder é essencial sim...mesmo os ótimos LCD de hj no sol forte te deixam as cegas....o viewfinder digital da OM-D  já é excelente...e ai vai uma outra previsão minha....se o da OM-D já é muito bom...imagino a qualidade dos próximos em futuros lançamentos e as vantagens de informações possíveis de constar nele. Então discordo da sua opinião Mad ..."mesmo sendo digital"....pois não vejo problema algum dele ser eletrônico.

Tranquilo! Achava q somente a galera old school das mirrorless eh q nao abriam mao do viewfinder.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #96 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 16:38:01
Vinícius, é bem possível que removam o espelho e o OVF das linhas cropadas, isso reduziria em cerca de 100 a 150 gramas em uma T4i, mas o tamanho ainda seria similar, pouca coisa menor. E fariam isso para que as pessoas que hoje tem DSLR cropadas não vendam todo o equipamento, e mantenham-se fiéis à marca e continuem usando as lentes antigas e caras. A Pentax já fez isso com a K01, e apesar de muitas críticas, foi um sucesso de vendas, considerando os volumes de venda da Pentax, pois ela aceita qualquer lente da pentax.

Tirar o espelho e colocar um EVF no lugar de um OVF???!!! Pense numa ideia de jirico! Eh bem mais barato e simples o sistema de espelho q um EVF de altissima resoluçao, como os da seria Alpha da Sony. Nao vejo lucro nessa troca, nem pro usuario, nem pra industria. Isso iria encarecer as reflex de entrada.

A nao ser q seja um EVF mixuruca como da FZ47 de um amigo meu.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #97 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 16:57:42
Também concordo com o Mad, acho que as "apostas" para o futuro (incerto) está com pouca imparcialidade por questão de gosto de sistemas...

Só ver o preço de uma t4i com o de uma OM-D que em termos de analogia seria a mais compatível, e vemos claramente que uma OM-D passa fácil o valor de uma T4i...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #98 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 17:35:28
Também concordo com o Mad, acho que as "apostas" para o futuro (incerto) está com pouca imparcialidade por questão de gosto de sistemas...

Só ver o preço de uma t4i com o de uma OM-D que em termos de analogia seria a mais compatível, e vemos claramente que uma OM-D passa fácil o valor de uma T4i...
É certo, até para vender mais FF as DSLR APS-C precisam sair de cena!
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #99 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 17:56:11
É certo, até para vender mais FF as DSLR APS-C precisam sair de cena!

Os públicos são diferentes.

Quem usa FF hoje é pq tem a real necessidade de high ISO (isso é o que eu percebo).

Num futuro não tão distante, as APS-C ficarão com as cameras de entrada (linha Rebel da Canon e as D3000 e D5000 da Nikon) pra quem realmente quer uma DSLR, em concorrencia com as MFT também de entrada.

Esse é meu achismo e também já senti isso em conversa com outros fotógrafos.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


daluco

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 415
  • Sexo: Masculino
    • DaLuCo
Resposta #100 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 18:15:39
Também concordo com o Mad, acho que as "apostas" para o futuro (incerto) está com pouca imparcialidade por questão de gosto de sistemas...

Vou meter minha colher torta nessa conversa. Trabalho com publicidade e lembro perfeitamente quando surgiram as digitais no mercado...quando se falava que iriam substituir as de filme...MEU DEUS, os fotógrafos só faltavam te bater com um tripé na cabeça, bradavam "..essas digitais jamais substituirão a qualidade de um cromo...". Alguns anos depois a maioria já estava no mínimo com os dois sistemas e os que não se adaptaram, fecharam as portas...
Acho que está faltando levar em consideração a evolução do sistema MFT, que está sendo rápida e promete ser mais rápida ainda e isso levará fatalmente a substituição, num futuro próximo do sistema padrão para fotografia.
Naqueles tempos de antanho tinha que tirar a foto, revelar o diapositivo, verificar com lupa e mesa de luz para escolher, prismar sobra a arte, mandar para o scaneamento em alta, colocar as orientações para o retoque e ajustes de cor, brilho etc, no overlay e...REZAR para tudo dar certo. Quando surgiu a possibilidade de tirar um infinito numero de fotos e descarregá-las diretamente no computador, fazer as correções e mandar para o fotolito... mesmo com grande perda na qualidade (no início) foi tudo que os arteiros pediram a Deus...
A diminuição de preço, tamanho e peso do MFT são os grandes diferenciais e que vão impulsionar o sistema para o topo rapidamente, a qualidade vai aparecer com o tempo...
OM-D E-M5, E-PL1, VF-3, FL-36R, kit 14-42mm, Oly 9mm f8, lumix 20mm 1.7, M.Zuiko 45mm 1.8, M.Zuiko 40-150mm, M.Zuiko 12-50mm, Zuiko 70-300mm + adaptador.
www.flickr.com/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #101 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 20:01:45
Daluco, nao duvido o q vc falou. Mas tirar espelho de DRSL pra economizar custos e peso eh algo q nao faz sentido.  Talvez as M4/3 e outras mirrorless tirem lentamente a linha reflex de entrada ( uma NEX F3 tem o mesmo sensor da D5100! ), mas matar as cameras de espelho! Discordo! Sao publicos bem diferentes!

Posso ir numa casa de campo e fazer um otimo book somente com uma mirrorless, mas na pratica, a nivel de Brasil, acho q isso vai demorar um bocado pra ocorrer.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #102 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 20:42:20
Eu uso porque só deveria ser permitido tirar foto olhando por buraquinho! Sou purista!

Rbpope,

Como moro aqui no "mato" (Blumenau) tenho pouco acesso a novos equipamentos para testar, então fica a dúvida :P

Anos atrás estive em SP e testei uma máquina (Esqueci a marca) que tinha um EVF. Achei ele meio lento, com um certo delay em relação ao OVF. Como está isso hoje, principalmente esse seu EVF ai? Isso melhorou ou ainda existe um "delay"?

abraços


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #103 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 21:16:04
Hoje o melhor EVF, pelo pouco que sei, são as Sony SLT e NEX. Mas, mesmo o da OMD, não tem esse delay a ponto de prejudicar, inclusive, uma focagem manual. Agora, se levarmos em consideração EVFs mais porcos como os da SZ, eu já não garantiria muito.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #104 Online: 04 de Fevereiro de 2013, 21:16:32
Vou pitaquear mais...já que todo mundo pitaqueou  :D :D

Reforço que acho que existe público pra todo tamanho de sensor (como já era na época dos vários formatos de filme) .....só acho que as M4/3 podem tomar bastante mercado das futuras sem espelho APS-C....mas creio que haverá espaço para todos sensores......o que realmente acho que "já Elvis"...em médio prazo... são os espelhos...e não é só por tamanho e peso, como normalmente apontam...cameras sem espelhos são e serão um novo patamar no avanço tecnológico...cameras sem espelhos não pararão de subir os fps  (já disse nem azeitando os mecanismos todo dia ...o espelho já tá no limite físico de  desenvolvimento)...idem a facilidade de fabricar cameras com estabilizadores no sensor em camera sem espelho (e em 5 eixos de direçao como a OM-D  :clap:)...idem o AF cada vez mais rápido...as cameras sem espelhos irão pulverizar a velocidade de AF atual das com espelho, idem para os frames e a já citada estabilização....só esses fatores já apontam para onde o barco ruma. Fora a questão de poder filmar melhor etc etc.  No corpo...processador e sensor...é isso que já define muito e definirá cada vez mais a qualidade de um corpo (fora do corpo sempre serão nossas estimadas lentes)  e nesse corpo cada vez mais moderno um "ritual dançante mecânico"  :assobi:...perderá totalmente o sentido, por ser um limitador da capacidade infinitamente crescente do sensor e do processador.

« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2013, 21:24:23 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8