Autor Tópico: foco em retrato com duas pessoas  (Lida 7050 vezes)

Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Online: 27 de Dezembro de 2012, 10:31:46
pessoal..

tenho usado a minha 50mm 1.8 pra fazer retratos e tentando usar aberturas entre 2.5-2.8 focando sempre nos olhos

no caso de ter duas pessoas na foto, como fazer para as duas estarem focadas, conseguindo ainda obter o fundo desfocado?
que abertura usar? onde focar?
e se elas estão lado a lado ou uma atrás da outra, como vcs definem as configurações?

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 10:32:51 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2012, 10:41:12
Se estão lado a lado, a distância focal é praticamente a mesma. Pode focar em uma ou outra.

Se estão atrás uma da outra é complicado pois o plano focal muda e, com certeza, uma delas ficará mais desfocada a não ser que utilize aberturas mais fechadas.

Eu tenho utilizado minha 50tinha sempre entre f/1.8 e f/4. Depende do que eu quero.

Fica de você fazer experiências e ver o que te agrada.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2012, 11:06:25
Faça sempore o cálculode DOF para saber se as duas pessoas estarão em foco, se não tiver um gadget com iOS ou Android (iPhone, iPod touch, Samsung Galaxy e tablets), que podem ter calculadoras disso, use uma calculadora online e monte em papel uma tabelinha com as distâncias de profundidade de campo de cada abertura.
Se tiver um bom olho (embora com os visores de hoje isso seja mais difícil) você pode usar a previsão de DOF da câmera (se ela tiver), um botão que fecha o diafragma para você perceber se todo mundo estará em foco. Na antiga OM-10 do meu pai isso funcionava como mágica, era muito claro, na minha atual não dá pra ver direito, mas não custa tentar.
De qualquer forma a tabelinha é sempre bom ter.


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2012, 11:12:25
Uma calculadora online desenvolvida pelo Leo Terra, aqui do forum:

Calculadora de DOF

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2012, 11:19:25
Focar no olho de 2 pessoas, mesmo "lado-a-lado", simultaneamente, eh bem dificil em grandes aberturas. Na pratica, as pessoas nao ficam perfeitamente alinhadas. Tentaria uma foto em 2.8, pediria um tempinho e repetiria a mesma foto em f/4. A probrabilidade da foto em 2.8 sair com alguem desfocado eh relativamente grande, principalmente, se as pessoas estiverem bem proximas a camera.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2012, 11:19:45 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2012, 12:52:25
Até 6.3 dependendo de quantas pessoas estão na foto; foco no olho mais próximo da lente.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2012, 18:11:58
Foca na que estiver pagando o serviço!

Brincadeira, o pessoal já deu dicas muito boas!

Abraço.


hbrandao

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2012, 18:16:53
 :ponder:
Foca em quem ta pagando, ou em quem for mais bonito.
 :hysterical:

Henrique Brandão
Fotografe para tornar eternas as emoções que seriam efêmeras
>> http://www.flickr.com/photos/hbrandao


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2012, 19:29:35
Só observar que o DOF se propaga em uma razão de 1/3 para frente do ponto de foco e 2/3 para trás (+/-). O foco nesse caso específico não precisar estar em cima do olho de ninguém. Sabendo qual o DOF abarcará seus motivos (e uma calculadora, APP ou tabela é imprescindível nesse caso), basta colocar o foco em algum ponto entre os olhos e a nuca do 1º motivo (a depender da abertura setada a dica do Renato é precisa). Aí é um jogo de escolhas... Ou escolhe uma abertura menor e foco nos olhos de um deles ou escolhe uma abertura mais ampla e foco em uma pponto médio que te dará o DOF certo para englobar ambos motivos.

Tudo isso deve ser exaustivamente calculado antes, para quando chegar na cena não ter muito trabalho. E se for em evento, esqueça. melhor fechar o diafragma e focar em quem estiver na frente.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2012, 02:03:29
Só observar que o DOF se propaga em uma razão de 1/3 para frente do ponto de foco e 2/3 para trás (+/-). O foco nesse caso específico não precisar estar em cima do olho de ninguém. Sabendo qual o DOF abarcará seus motivos (e uma calculadora, APP ou tabela é imprescindível nesse caso), basta colocar o foco em algum ponto entre os olhos e a nuca do 1º motivo (a depender da abertura setada a dica do Renato é precisa). Aí é um jogo de escolhas... Ou escolhe uma abertura menor e foco nos olhos de um deles ou escolhe uma abertura mais ampla e foco em uma pponto médio que te dará o DOF certo para englobar ambos motivos.

Tudo isso deve ser exaustivamente calculado antes, para quando chegar na cena não ter muito trabalho. E se for em evento, esqueça. melhor fechar o diafragma e focar em quem estiver na frente.

Aí sabe.
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 28 de Dezembro de 2012, 02:27:33
Hyde eh o cara!!!! Sem puxa-saquismos...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2012, 10:17:45
Em tutoriais de curso basico, leia sobre profundidade de campo, isso e muito simples de realizar!!!
vai enfrente!!!!
abs.